segunda-feira, 4 de março de 2013

Beata Maria Luísa (Madre Saint-Louis) Fundadora - 4 de março

     Luísa Elizabete de Lamoignon nasceu em Paris, França, no dia 3 de outubro de 1763. O Padre Placido Levé, jesuíta, que foi seu primeiro biografo, escrevia em 1857: “Muito jovem, aos prazeres brilhantes que atraiam suas irmãs, ela preferia uma vida retirada e estudiosa. A oração era o principal atrativo e o mais caro alimento de sua alma. O estudo era sua maior ocupação. Seu espírito vivo e penetrante se abria sem dificuldade a todo o conhecimento. Ela cultivava as artes com o mesmo sucesso e o mesmo gosto. Aluna de Rameau, este a admirava e ia à sua casa não, dizia ele, para aperfeiçoá-la na arte do cravo, mas para ouvi-la tocar e se exercitar com ela”.
     O Cardeal Amato se recorda da vocação especial desta nova Beata: “A Beata Madre Saint-Louis fez frutificar os seus dotes naturais e da graça, falando a língua da caridade evangélica, que convida concretamente a dar de comer aos famintos, de beber aos sedentos, a servir e a ajudar os pobres, instruir os ignorantes, educar os pequenos nas vias da virtude”. 
     Terna e sensível, mas ao mesmo tempo uma natureza “forte, generosa, capaz dos mais duros e dos maiores empreendimentos” era dotada de um julgamento sólido e pleno de “sabedoria e bondade”.
     Segundo o costume da época, casou-se muito jovem com o Conde Molé de Champlâtreux, Francisco Eduardo Molé de Champlatreux. "Meus pais me uniram ao homem o mais virtuoso como também o melhor”, escreveu ela. Assumindo as obrigações de sua posição – a fortuna dos esposos Molé era imensa – ela fez, de acordo com seu marido, a escolha de uma simplicidade de vida e do serviço dos pobres.
     O casal teve cinco filhos, tendo três falecido em tenra idade.
Mme Molé jovem

     Ela teve que suportar ainda uma das maiores dores: o esposo foi guilhotinado injustamente durante o Terror, o período mais terrível da Revolução Francesa. Após o choque brutal causado pela morte de Francisco Eduardo, a chaga de seu coração cicatrizou docemente, sem que Luísa Elisabeth, que se tornou Madre Saint-Louis, se esquecesse um dia sequer de seu esposo diante de Deus. “Todos os dias eu renovo a Deus o sacrifício inicial”, assegurava ela a seu filho, lhe indicando o retrato de seu pai. No testamento que ela escreveu em 1810, ela diz: “Ao me separar de vocês, meus queridos filhos, para me revestir de um retiro profundo, eu fiz a Deus o maior sacrifício”.
     Ficando sozinha, seu coração foi consolado pelo Senhor, que havia sacrificado o Seu Filho dileto, e perdoou os assassinos do marido. Foi assim que se aproximou ainda mais da Cruz, de quem se sentia filha, e a exemplo de Nosso Senhor Jesus Cristo, a amar “os seus que estavam no mundo, até o fim”. Isto ela pedia às suas Irmãs das Filhas da Caridade, congregação por ela fundada: formar-se segundo o modelo de Maria aos pés da Cruz.
     Em1802, o Bispo de Vannes, condoído com a situação das meninas, convidou a Sra. Molé para dirigir uma obra de caridade e de educação. Foi o início de sua fundação.
     Madre Saint-Louis convidava suas Irmãs à "considerar Maria como o modelo no qual nos devemos formar", não A separando jamais de seu Filho, nem de sua missão. Sua piedade marial ia o mais das vezes a Nossa Senhora das Dores que, "malgrado a ternura de seu coração, consentiu no sacrifício e na morte de seu Filho”, Nossa Senhora da Compaixão, próxima de todos os calvários do mundo, “cheia de zelo pelos interesses de Deus e pela salvação dos homens”.
     No dia 3 de novembro de 1824, a Sra. Molé de Champlatreux, fundadora das Irmãs da Caridade de São Luís, adquiriu a Abadia de Rhuys, onde as Irmãs se instalaram em maio de 1825.
     Estreitando ao peito o crucifixo do qual não se separava jamais, Madre Saint-Louis morreu em Vannes, no dia 4 de março de 1825, lâmpada luminosa de caridade e bondade, capaz de indicar a todos o caminho a seguir, como só os Santos o sabem.
     Madre Saint-Louis foi beatificada em Vannes pelo delegado do Papa Bento XVI, no dia 27 de maio de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário