domingo, 22 de setembro de 2013

Santa Ifigênia, Virgem etíope - 22 de setembro

Martírio de S Mateus e Sta Ifigênia, séc.XIV
     Ifigênia ou Efigênia [do grego Iphigenes: "nascida (genes) com poder (iphi)”], foi uma das responsáveis pela propagação do Cristianismo na Etiópia. Por ter sido uma grande colaboradora do Apóstolo São Mateus, é festejada no dia 22 de setembro, um dia após a festa daquele Santo.
     De acordo com o livro de Tiago de Voragine, A Legenda Áurea, Ifigênia era filha do rei etíope Egipo. Ela foi catequisada, batizada e consagrada a Deus por São Mateus, o Evangelista, que difundiu o Evangelho na região.
     Quando Hirtaco sucedeu o pai da santa no trono, prometeu que daria metade de seu reino ao Apóstolo caso persuadisse a filha do falecido monarca a se casar com ele. São Mateus, então, convidou o rei a acompanhar a missa de domingo. Aproveitando que ele ali se encontrava, explicou-lhe que não poderia permitir que a jovem virgem se casasse com ele, pois ela fora consagrada ao Senhor. Enfurecido, Hirtaco então mandou seus homens matarem São Mateus aos pés do altar, o que o tornou mártir da fé católica.
     Após a morte de São Mateus, o rei tentou destruir a casa de Ifigênia, que vivia com duzentas companheiras, como ela dedicadas à oração e à penitência, incendiando-a. Entretanto, o apóstolo apareceu e expulsou as chamas do lugar, voltando-as em direção ao palácio real. Completando o castigo divino, o filho de Hirtaco ficou possesso pelo demônio e o próprio rei contraiu a lepra.
     O povo aclamou o irmão da santa como seu rei. Este contava com os sábios conselhos da veneranda irmã e reinou por setenta anos; foi sucedido por seu filho, que por sua vez mandou construir muitas igrejas católicas pela Etiópia.
     Ifigênia morreu bem idosa, vendo o Evangelho espalhar-se pelos reinos vizinhos. Perto havia um reino, Abissínia, cujo rei, Elesbão, também se converteu a fé cristã, e é venerado como santo pela Igreja Católica.
     Os Carmelitas dizem-se descendentes dos Israelitas que viviam em comunidade no Monte Carmelo desde o tempo do Profeta Elias. Quando aceitaram o Evangelho acompanhavam os Apóstolos incentivando os primeiros cristãos a viver como eles. Eis porque Santa Ifigênia veste hábito carmelita em suas representações.
     O triunfo sobre a voracidade das chamas fez de Santa Ifigênia a advogada contra incêndios e protetora da moradia.
     Esta devoção começou entre os Carmelitas de Cádiz, na Andaluzia. Dessa região espanhola passou a Portugal e de lá ao Brasil. Por ser africana, Santa Ifigênia logo despertou a atenção e o amor do sofrido povo negro, que começou a receber abundantes graças por sua poderosa intercessão. 

Um comentário: