quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Beata Antônia Maria Verna, Fundadora - 25 de dezembro

    
     Antônia Maria Verna nasceu no dia 12 de junho de 1773 em Pasquaro, pequena localidade da fértil e delicada planície do Piemonte italiano, terra regada pelo rio Orco, a poucos quilômetros de Rivarolo (Turim). Seus pais eram Guilherme Verna e Domingas Maria Vacheri, pobres camponeses; ela era sua segunda filha e a batizaram no mesmo dia de seu nascimento.
     Um único cômodo servia de lar para todos os membros da família, fortemente unida e ancorada na fé e seus princípios. Mamãe Domingas foi sua primeira catequista. Pequenina frequentava a igreja paroquial, seguindo com atenção as homilias e participava das aulas de catecismo; assim que voltava para casa, ensinava o aprendido às crianças que se reuniam em torno dela. Aprendeu a amar o Menino Jesus, a Virgem Imaculada (a quem se consagraria e que teria grande influência na fundação de seu instituto) e a São José, a quem elegeu como seu especial patrono. Três devoções que a acompanharão durante toda sua vida.
     Aos 15 anos estava desejosa de compreender o que Deus queria para ela. Os pais querem encontrar-lhe um bom marido, mas Antônia Maria tem uma ideia completamente diferente. Esta divergência de opções causou muito sofrimento a ela. Naqueles tempos de "combate espiritual" encontrou a força e a coragem na oração, e depois de longo estudo com seu confessor, tomou a decisão de se consagrar a Deus com o voto de virgindade perpétua. Não sabemos exatamente onde e quando ela fez o voto, talvez na igreja de sua terra natal, ou em uma capela dedicada a Nossa Senhora da Providência.
     Devido a insistência reiterada para o casamento (de fato não faltavam os pretendentes), Antônia Maria se vê obrigada a deixar Pasquaro por um certo período de tempo.
     Entrementes, as comoções causadas pela ideologia da Revolução Francesa de 1789 debilitavam também na Itália o sentimento religioso, reduzindo o senso ético da sociedade. A lava revolucionária ia invadindo e cobrindo de naturalismo e de racionalismo todos os campos, para proclamar com violência os “direitos humanos”, direitos que nada têm que ver com a dimensão sobrenatural, dimensão que era expulsa com agressão e ódio.
     O protestantismo, o iluminismo, a filosofia laicista, a maçonaria penetraram no tecido da civilização europeia. Antônia Maria, inteligente e com visão do futuro, dá conta de que chegara o momento de enfrentar o mal, apesar de ter somente 17-18 anos de idade.
     Seu primeiro biógrafo, Francisco Vallosio, escreveu: “Ela intuiu a causa do mal de seu tempo: ‘a falta de instrução e de uma educação cristã básica’. E assim surgiu nela o pensamento generoso de opor-se àquele rio, para deter o vício desenfreado, dissipar as trevas da ignorância, formar os jovens na virtude e levá-los a Deus”.
     Depois do voto de virgindade, emitido aos 15 anos, decidiu retornar humildemente aos bancos escolares, percorrendo a pé 8 quilômetros diariamente para por em prática o que tinha em mente e que sentia que fora ditado por Nosso Senhor. A oração e a penitência são as armas de sua impetuosa chamada: assim começou o apostolado em Pasquaro, com simplicidade, porém com grande eficácia, cuidando maternalmente das crianças e dos jovens.
     Vallosio escreve: “Com amor de mãe reprova, reza e evitava que aqueles rechaçassem as práticas cristãs: toda zelo e paciência para instruir os ignorantes, reconfortar os débeis, consolar os aflitos, e com doçura inefável compartilha o pão do intelecto com as crianças, instruindo-as nos princípios básicos da religião”.
     Ela sente que os confins de Pasquaro são demasiado estreitos para sua missão e se muda, entre 1796 e 1800, para Rivarolo Canavese. Eram tempos duros e difíceis: primeiro os ventos da Revolução Francesa chegaram ao Piemonte, depois chegaram as campanhas militares de Napoleão; as pessoas estão cada vez mais pobres, a delinquência se expande.
     A nova casa de Antônia Maria era constituída de um único quarto que serve de “templo, sala de aula e claustro”. Neste local inicia aulas que incluem o ensino do catecismo e a alfabetização. Sua caridade também se estende a assistência aos doentes em suas casas. Mas, está sozinha, as tarefas são muitas e não dá conta de todas, por isto, entre 1800 e 1802, reúne várias companheiras (não se tem os dados precisos), e a primeira comunidade foi constituída. Assim surgiu as Irmãs da Caridade da Imaculada Conceição.
     Para conseguir a ereção canônica da Congregação, Madre Verna teve que enfrentar muitos obstáculos. Em 7 de março de 1828 obteve a Patente Real de aprovação do Instituto; nesse mesmo ano, em 10 de junho, e com o apoio do Bispo de Ivrea, as fundadoras da Congregação puderam tomar o hábito e realizar sua profissão religiosa. Em 27 de novembro de 1835 recebeu a aprovação eclesiástica definitiva.
     Madre Verna faleceu no dia de Natal de 1838, deixando a suas filhas uma atividade fecunda, capaz de oferecer gratuitamente (“grátis”, como a fundadora costumava dizer), sem reservas, e por amor de Deus, “o aceso completo ao trabalho da salvação, à exemplo de Maria Imaculada”, como é indicado na Regra da Congregação.
     Data de sua beatificação: 2 de outubro de 2011, durante o pontificado de S.S. Bento XVI.
Fonte: www.santiebeati.it

Nenhum comentário:

Postar um comentário