quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Santa Vivina (Wivine), Abadessa beneditina - 17 de dezembro

Martirológio Romano: Vizinho de Bruxelas, no Brabante, na moderna Bélgica, Santa Vivina, primeira abadessa do mosteiro de Grand-Bigard.
     Há mais história para contar sobre ela após sua morte, do que dados sobre sua vida; o pouco que se sabe contém muitas incertezas.
     Desde sempre Vivina é considerada a fundadora e a primeira superiora da abadia beneditina de Grand-Bigard, na província do Brabante, na Bélgica. Nasceu em 1103, naquela província, fundou um eremo em 1126, adotando posteriormente, em 1129, para ela e para as discípulas que a ela se reuniram, a Regra de São Bento.
     De qualquer forma, o seu nome somente aparece em um documento de Godofredo I de Brabante, datado de 1133, no qual não lhe é dado nenhum título. Além disso, existe um documento de doação para a abadia, da parte de Burcardo, Bispo de Cambrai, que deixa entender a existência de sua presença naquele local entre 1114 e 1130, portanto anterior a 1126, como relatado pela tradição.
     Enfim, não existe documentação que a qualifique como superiora ou priora. A data de sua morte, citada também no moderno Martirológio Romano, é 17 de dezembro de 1170.
     A sua Vita beatae Wivinae é uma biografia datada dos primeiros anos do século XIII, escrita de um modo edificante, mas não atenta a datas históricas, detendo-se mais em milagres ocorridos junto a seu túmulo, do que nas circunstâncias da sua vida. Esta biografia sofreu várias ampliações nos séculos XVI e XVII.
     Uma transladação de suas relíquias aconteceu em 25 de setembro de 1177, aos cuidados de Alardo, Bispo de Cambrai. Em 1625, o Papa Urbano VIII aprovou uma Confraria dedicada a Santa Vivina.
     Em 1764, uma epidemia destruía o gado da região e um fiel do local, de volta de uma peregrinação a Grand-Bigard, fez a promessa de mandar celebrar uma Missa em Orbais (Brabante) para rogar a intervenção da Santa. A epidemia cessou, e em agradecimento ele mandou esculpir uma imagem de Santa Vivina, que foi colocada na igreja de Orbais, em 1766, onde se encontra ainda hoje.
     A abadia beneditina de Grand-Bigard foi supressa em 1796, e as relíquias da fundadora foram transladadas para a igreja de Nossa Senhora das Vitórias, do Sablon, em Bruxelas. No mesmo tempo, o culto da Santa, muito difundido na região, deu ensejo a uma periódica e famosa peregrinação a Orbais.
     No dia 29 de junho de 1812, houve uma solene transladação de uma parte de suas relíquias do Sablon para a igreja de Orbais, onde, em 1820, fora erigida uma nova Confraria dedicada a Santa.
     Santa Wivine ou Vivina é invocada contra a peste, a pleurite, a febre e o mal da garganta, tanto para os homens como para os animais. Ela é festejada em datas diversas nos vários locais em que é venerada: 25 de setembro, 19 de dezembro e 17 de dezembro, data esta, como foi dito, citada no texto oficial da Igreja.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário