terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Santa Elisabete Chong Chong-hye, Virgem e mártir - 29 de dezembro

    
Mártires Coreanas
     Elizabeth Chong Chong-hye (ou Jeong Jeong-hye) nasceu em 1797, em Majae, Coréia do Sul; era filha de Agostinho Jeong Yak-jong e de sua segunda esposa, Cecilia Yu So-sa. Ela tinha um irmão de sangue, Paulo Jeong Ha-sang (ou Chong Hasang), e um meio-irmão, Carlos Jeong Cheol-sang. Todos os filhos foram educados na fé católica pelo pai.
     Quando Elizabeth tinha cinco anos, Agostinho foi preso e posteriormente decapitado. Cecilia e os filhos também foram colocados na prisão: privados, por ordem do governo, de todos os seus bens, foram liberados mais tarde e foram morar com um parente que permanecera na religião de seus antepassados. Carlos, no entanto, sofreu o mesmo destino de seu pai.
     Para sustentar a mãe e o irmão, a jovem ganhava a vida fiando e tecendo, e fez um voto a Deus oferecendo-lhe sua virgindade. Ela era tão reservada, que nunca olhava o rosto dos homens. Seus parentes, que inicialmente a desprezavam, começaram a amá-la por causa de seu caráter suave.
     Quando Elisabeth estava com trinta anos, sofreu fortes tentações por um período de cerca de cinco anos, mas conseguiu superá-los através da oração, jejum e até mesmo flagelação. Seu maior desejo, que os missionários viessem à Coréia, foi realizado quando, graças ao seu irmão, chegaram o bispo Laurent Imbert e dois padres, Jacques Chastan e Pierre Maubant, das Missões Exteriores de Paris.
     Foi grande sua alegria ao hospedá-los em sua casa e em cuidar deles. Não cuidava só dos missionários, mas também das pessoas pobres que vinham vê-los, aos quais ensinava o catecismo e dava esmolas. Mons. Imbert ficou tão impressionado com sua atitude que disse: "Elizabeth é mesmo uma catequista".
     Quando a perseguição contra os cristãos recomeçou, o bispo fugiu de Seul para refugiar-se na zona rural, enquanto Elizabeth, Paulo e sua mãe fizeram o melhor para confortar os irmãos na fé, e fornecer alimentos e roupas para aqueles entre eles que eram pobres ou estavam na prisão. Enquanto isso, eles preparavam-se para o martírio.
     Os três foram presos em 19 de julho de 1839. Elizabeth foi submetida a interrogatórios, mas, porque recusou renunciar à sua fé, foi espancada 230 vezes em sete ocasiões distintas, mas nunca se rendeu. Ela estava determinada a suportar tudo por amor a Deus e a Nossa Senhora.
     Enquanto estava na prisão, ela nunca deixou de rezar e encorajar seus companheiros. Os espancamentos repetidos, ela dizia, faziam com que ela entendesse muito bem os sofrimentos de Nosso Senhor. Ela ainda obtinha alimentos e roupas para os prisioneiros.
     Em 29 de dezembro de 1839 foi decapitada junto com outros seis companheiros (Bárbara Cho Chung-i, Madalena Han Yong-I, Pedro Ch'oe Ch'ang-hub, Benta Hyong Kyong-Nyon, Bárbara Ko Sun-i e Madalena Yi Yong -dok), perto da Pequena Porta Ocidental de Seul. Ela tinha 43 anos. Paulo Jeong Ha-sang e Cecilia Yu So-sa também sofreram o martírio.
     Elizabeth e seus companheiros, junto com seu irmão e sua mãe, foram incluídos no grupo de 102 mártires coreanos canonizados pelo Papa João Paulo II em 6 de maio de 1984, como parte da sua viagem apostólica à Coréia, Papua Nova Guiné, Ilhas Salomão e Tailândia. Seu pai Agostinho Jeong Yak-jong e o filho do primeiro casamento, Carlos Jeong Cheol-sang, foram beatificado pelo Papa Francisco em 16 de agosto de 2014, durante a visita apostólica à Coreia do Sul.
+ + +
    No mesmo dia, comemoração de Santa Benta Hyon Kyong-nyon e seis companheiros mártires.
Martirologio Romano: Em Seul, na Coréia, Santa Benta Hyŏn Kyŏng-nyŏn, viúva e catequista, e seis companheiros, mártires, que, depois de terem sofrido muitos suplícios em nome de Cristo, morreram finalmente decapitados.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário