segunda-feira, 11 de abril de 2016

Santa Vissia de Fermo, Virgem e mártir - 12 de abril

Martirológio Romano: Em Fermo, nas Marcas, Santa Vissia, Virgem e Mártir.
     Uma coisa é certa, com seu texto oficial, o Martirológio Romano, a Igreja celebra no dia 12 de abril as santas virgens e mártires Vissia e Sofia de Fermo, no Piaceno, Itália. Dito isto, de certo não se sabe mais nada, nem de suas vidas nem porque são comemoradas juntas.
     De resto, temos algumas notícias esparsas: o historiador Ughelli em sua obra Itália Sagrada, no volume II, falando da Diocese de Fermo (Ascoli, Piceno), atesta que o corpo de Santa Vissia repousa na catedral, e na verdade na igreja metropolitana da cidade existem vários relicários, entre eles, em uma urna de ébano com enfeites de metal dourado de estilo barroco, é preservada a cabeça da santa mártir Vissia; estranhamente em outra urna está bem preservada a cabeça de Santa Sofia mártir.
     Esta coincidência de dois crânios sugere que elas foram martirizadas ao mesmo tempo, senão em conjunto, e provavelmente decapitadas.
     De acordo com as tradições locais, Sofia e Vissia foram martirizadas em torno de 250, sob o imperador Décio (249-251), durante a sétima perseguição que ele desencadeou. Na catedral há uma lápide que descreve que Santa Vissia enobrece a cidade natal com o seu martírio.
     Seus nomes fizeram parte de uma lista de santos venerados em Fermo, transmitida em 5 de agosto de 1581 por um padre local a um padre Oratoriano e amigo de Cesar Barônio, que como sabemos compilou o primeiro "Martirológio Romano", e inseriu as duas virgens e santas mártires juntas no mesmo dia 12 de abril. Segundo alguns documentos locais, Santa Sofia também era comemorada em 30 de abril
     A tudo isto é preciso acrescentar que alguns estudiosos mantêm reserva a Santa Sofia de Fermo, como a outras Sofias, como, por exemplo, a viúva Sabedoria (Sofia) mártir que é venerada no Ocidente no dia 30 de setembro, juntamente com as filhas Fé, Esperança, Caridade, e cujo culto se espalhou no Oriente com os nomes de Sofia, Pistis, Elpis, Ágape e são celebradas no culto grego em 1º de agosto. 
Fonte: www.santiebeati/it, Antonio Borrelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário