sábado, 6 de agosto de 2016

Festa da Transfiguração de Nosso Senhor Jesus Cristo - 6 de agosto

    
     A Festa da Transfiguração do Senhor remonta ao século V. Ela nos convida a olhar para a Sagrada Face do Filho de Deus, como o fizeram os Apóstolos Pedro, Tiago e João, que viram a Sua transfiguração no alto do Monte Tabor.
     O fato é narrado pelos evangelistas São Mateus, São Marcos e São Lucas. A seguir a narração segundo São Mateus:
     "Jesus tomou consigo a Pedro, Tiago e João, e conduziu-os a sós a um alto monte. E transfigurou-se diante deles. Suas vestes tornaram-se resplandecentes e de uma brancura tal, que nenhum lavadeiro sobre a terra as poderia fazer assim tão brancas. Apareceram-lhes Elias e Moisés, e falavam com Jesus. Pedro tomou a palavra: ‘Mestre, é bom para nós estarmos aqui; faremos três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias’. Com efeito, não sabia o que falava, porque estavam sobremaneira atemorizados. Formou-se então uma nuvem que os encobriu com a sua sombra; e da nuvem veio uma voz: ‘Este é o meu Filho muito amado; ouvi-O’. E olhando eles logo em derredor, já não viram ninguém, senão só a Jesus com eles. Ao descerem do monte, proibiu-lhes Jesus que contassem a quem quer que fosse o que tinham visto, até que o Filho do homem houvesse ressurgido dos mortos. E guardaram esta recomendação consigo, perguntando entre si o que significaria: Ser ressuscitado dentre os mortos". (Mt 9,2-10)
     Desta forma Nosso Senhor Jesus Cristo queria fortalecer a Fé dos três privilegiados Apóstolos, que iriam presenciar os dias terríveis de Sua Paixão. Contemplando antecipadamente num instante seu esplendor e sua glória, eles podiam avaliar o que os aguardava na eternidade: contemplar a Face adorável de Deus... São Pedro recorda com emoção aquilo que presenciou, afirmando: "Fomos testemunhas oculares da Sua majestade" (2 Pd 1, 16).
     Em 1457 esta celebração se estendeu a toda Cristandade por determinação do Papa Calisto III, para celebrar a vitória das tropas cristãs, ocorrida no ano anterior, sobre os turcos muçulmanos que ameaçavam a liberdade na Europa cristã.
Basílica da Transfiguração, Monte Tabor
     Nos dias atuais, mais do que nunca esta festa nos é necessária, pois assim como Ele ao se transfigurar para os Apóstolos procurava fortalece-los, nós precisamos de Sua proteção para permanecermos firmes na Fé num mundo cada vez mais afastado de Deus e de sua Santa Igreja.
Monte Tabor


Nenhum comentário:

Postar um comentário