quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Beatas Maria do Monte Carmelo, Rosa e Madalena Fradera Ferragutcasas, Virgens e mártires - 27 de setembro

     Estas 3 religiosas da Congregação das Missionárias do Coração de Maria de Mataró eram também irmãs de sangue. Que o exemplo de imolação e sacrifício destas três religiosas católicas nunca se apague da memória dos cristãos!


Irmã Carmem Fradera Ferragutcasas
     Nasceu a 25 de outubro de 1895. Foi batizada a 27 de outubro de 1895 na igreja paroquial de S. Martinho de Riudarenes (Girona, Espanha). Ingressou na Congregação em julho de 1921 em Barcelona.

Irmã Rosa Fradera Ferragutcasas

     Nasceu a 20 de novembro de 1900. Foi batizada a 21 de novembro de 1900 na igreja paroquial de S. Martinho de Riudarenes (Girona, Espanha). Ingressou na Congregação em dezembro de 1922 em Barcelona.


Irmã Madalena Fradera Ferragutcasas
     Nasceu a 12 de dezembro de 1902. Foi batizada a 16 de dezembro de 1902 na igreja paroquial de S. Martinho de Riudarenes (Girona, Espanha). Ingressou na Congregação em dezembro de 1922 em Barcelona.

     As três foram brutalmente torturadas e assassinadas por vários milicianos comunistas, somente pelo fato de serem religiosas católicas, na madrugada do dia 27 de setembro de 1936 em Lloret de Mar. 
*
     Como medida de segurança e de prevenção diante da situação caótica vivida em Espanha desde os acontecimentos de julho de 1936, a Congregação destas 3 irmãs ordenou que abandonassem o Colégio onde as três trabalhavam e fossem para a casa de seus pais vestidas em traje secular.
    As Irmãs Carmem, Rosa e Madalena Fradera Ferragutcasas chegaram então a Riudarenes, à casa de seus pais, que as recebem de braços abertos e com grande emoção. Ali têm todo o carinho familiar e podem continuar a manter as suas práticas religiosas de oração do Ofício Divino, leitura e meditação espiritual, enquanto também colaboram nas tarefas diárias e agrícolas da casa.
     A 25 de setembro de 1936 vários milicianos comunistas armados dirigiram-se à casa paterna em Riudarenes para “registrar” os habitantes, tendo aproveitado para roubarem 4.000 pesetas e exigirem mais 500, como “contribuição de guerra”. Em relação às 3 irmãs religiosas, interrogaram-nas e ameaçaram-nas.
     Na madrugada de 27 de setembro, ainda de noite, vários milicianos marxistas, todos armados, dirigiram-se à casa procurando pelas três irmãs, alegando que necessitavam delas para “interrogatório” no Comité Local de Gerona.
     Apesar da grande resistência e oposição da família, as três irmãs são levadas, tendo estas declarado que “se vêm por causa de nós, nós estamos dispostas a morrer por Cristo”. A mais nova, Madalena (de 33 anos) ainda disse: “Não nos enganam, vamos felizes por dar o nosso sangue a nosso Deus. Adeus querido pai, irmão e cunhada; vamos morrer, mas vamos tranquilas”.
     Os comunistas não tiveram qualquer consideração pela docilidade das irmãs. Foi aos encontrões e empurrões que foram conduzidas até o automóvel que as conduziria à morte. Nem sequer esperaram que estivessem bem sentadas para fechar a porta do carro, fecharam-na com tanta força, com o pé da Madalena ainda de fora, que o fraturaram. Rosa, rasgou então um pedaço do seu vestido, com que enrolou o pé de sua irmã.
     O automóvel arrancou (era um Ford) e seguiu pela estrada de Vidreras até Lloret de Mar, até um bosque num local chamado Els Hostalet – atualmente é a urbanização Lloret Blau, perto de Cabanys, a 4 km de Lloret. Ali, antes de nascer o dia, as três irmãs entregaram a sua vida num martírio terrível e horrendo.
     Levadas a pé até junto de uma grande árvore, perto da estrada, ali tentaram violá-las uma e outra vez, mas encontraram sempre uma forte resistência por parte das irmãs, que defenderam com grande tenacidade a sua virgindade com todas as forças. Prova da luta que mantiveram contra os seus agressores foram os diversos dentes partidos de Carmen e de Madalena, que já tinha um pé partido.
     Como não conseguiam vencer a sua oposição, torturaram-nas sadicamente, depois dispararam tiros nas suas partes intimas, como forma de total desprezo pela virgindade consagrada. Como se tudo isto não fosse suficiente, regaram-lhe as pernas com gasolina e deitaram-lhes fogo para arderem lentamente.
     Por fim, cansando-se daquele espetáculo macabro, já moribundas foram assassinadas com tiros de pistola na cabeça. Todos os detalhes deste martírio tão horrendo foram conhecidos pela boca dos seus próprios assassinos, que relataram a quem os quisesse ouvir, tanto nos bares da aldeia, como no Comité Local, orgulhosos das suas façanhas.
     Os corpos das três religiosas foram enterrados no cemitério de Riudarenes, depois da sua recuperação, identificação e registro. Atualmente (2012), os restos das três mártires repousam na capela da Casa-mãe da Congregação, em Olot (Girona, Espanha). A transladação solene das relíquias das três mártires ocorreu em 1961, acompanhada por milhares de fiéis.
     Entregaram-se de forma tão doce e mansamente às mãos dos seus torturadores, porque amavam tanto Jesus Cristo quanto os agressores O odiavam. Só mesmo o ódio à Fé, o Odium Fidei mais extremo e fanático pode levar a tão cruel sadismo e brutalidade.
     A 28 de outubro de 2007 as três foram beatificadas, para alegria de toda a Santa Igreja, pelo Papa Bento XVI. Que a doação de suas vidas, seja semente de novas vocações religiosas em jovens cristãs!

http://martiresdeespanha.blogspot.com.br/2012/

Nenhum comentário:

Postar um comentário