quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Beata Celina Chludzinska Borzecka, Viúva e Fundadora - 26 de outubro

    
     Celina Chludzinska Borzecka nasceu no dia 29 de outubro de 1833, em Antowil, então território polonês, atualmente Bielo-Rússia, a mais nova de dois irmãos, filhos do casal Ignacio e Petronella Chludzinska, cujas famílias eram abastadas. Celina teve uma infância feliz, que qualificou como “anos de ouro”, rodeada de afeto. A vida espiritual de Celina desenvolveu-se cedo e durante as orações sempre dirigia a Deus a pergunta: "O que queres que eu faça com a minha vida?"
     Após um retiro em Vilnius, em 1853, exprimiu o desejo de tornar-se religiosa, mas encontrou a oposição dos pais. Obedecendo à vontade deles e ao conselho do seu confessor, aos 20 anos casou-se com José Borzecki. De qualquer maneira, dentro dela permaneceu a convicção de que "a sua vida não deveria terminar de modo comum".
     O casal se instalou em Obremszczyzna. Profundamente amada pelo marido, também ela foi uma esposa amorosa e exemplar que partilhava a responsabilidade do lar e demonstrava a sua atenção aos pobres. Seus afazeres domésticos não a afastavam da oração; sua ascese estava impregnada também com o sacrifício. Além disto, enfrentou a dor que mais afeta uma mãe: a morte de seus filhos. O primeiro, Casimiro, nascido em 1855, morreu no mesmo ano. Após um período de alegria com a chegada de sua filha Celina, em 1858, novamente passou pelo duro transe em 1861, quando teve que enterrar sua filha Maria, que não sobreviveu. Finalmente, em 1863 nasceu Jadwiga (Edvige), que iria percorrer com ela a via religiosa que sempre aspirou.
     No ano em que a pequena Edvige nasceu Celina se envolveu na luta para resgatar os prisioneiros que iam ser executados em meio aos conflitos bélicos desatados em uma Polônia dividida pela invasão russa. As autoridades russas a detiveram e foi colocada na prisão, levando com ela a pequena recém-nascida.
     Em 1869, quando o marido teve um derrame cerebral que o deixou paralisado, Celina transferiu-se com a família para Viena a fim de obter melhores cuidados médicos para ele. Durante o seu sofrimento, que durou cinco anos, ela foi sua fonte de apoio espiritual e moral, além de dedicada e sensível enfermeira. Ao mesmo tempo, continuou a prodigalizar-se pela educação das duas filhas.
     Em 1875, após a morte do marido, Celina transferiu-se para Roma com as filhas, a fim de alargar os horizontes espirituais e culturais, e procurar indicações a respeito da vontade de Deus para si e para as suas filhas. 
     Em 1879 a jovem Celina casou-se com um rapaz polonês; a beata e Edvige se dispunham a fundar um convento de inspiração carmelita. Na igreja de São Cláudio Celina encontrou-se com o cofundador da Congregação da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, Pe. Pedro Semenenko, que há muitos anos desejava fundar o ramo feminino da Congregação. As conversas com o Pe. Semenenko as fizeram mudar de plano.
     Em 1882 mãe e filha começaram a ser parte do sonho do fundador, preparando-se junto com outras cinco aspirantes para entrar na vida religiosa. Iniciou-se assim a vida em comunidade, em Roma, sob a direção espiritual do Pe. Semenenko. Em 1884, se instalaram em uma casa em que três anos depois abririam uma escola para meninas sem recursos.
     Em 1886, após a repentina morte do Sacerdote, Celina teve que enfrentar muitas intrigas de pessoas contrárias à nova fundação. De maneira cada vez mais forte, Celina sentia a chamada a fundar uma comunidade de mulheres dedicadas ao Mistério da Ressurreição.
     De sua primeira escola vespertina para moças foi capelão e catequista o Mons. Giacomo Della Chiesa, futuro Papa Bento XV, cujos pais residiam no apartamento ao lado da escola. O futuro pontífice deu muito apoio aos trabalhos da nova congregação.
     Depois de anos de provações e sofrimentos, Celina e sua filha Edvige, cofundadora, com outras três religiosas, fizeram a profissão dos votos religiosos a 6 de janeiro de 1891, dando início oficialmente à nova Congregação, cujo objetivo era proporcionar educação às meninas pobres, e que posteriormente se estendeu ao cuidado dos doentes. Edvige foi sua primeira superiora geral.
     Logo foram abrindo casas nos países do Leste europeu. Na Polônia, tiveram que usar de muita prudência. Resquícios da ocupação russa levaram-nas a trabalhar clandestinamente, estabelecendo a fundação em Czestochowa, perto de Jasna Góra, e em Varsóvia. Foram momentos de grandes recordações para Celina, que havia vivido de cheio o início da invasão.
     Depois, em 1900, chegaram à América, onde abriram uma casa e uma escola em Chicago. Em 1905 a fundação recebeu o decretum laudis.     
     Conforme Madre Celina avançava em idade, era consenso geral que Madre Edvige a sucederia. Mas Madre Edvige morreu inesperadamente em 27 de setembro de 1906, na idade de 43, em Kety, Polônia. Sua mãe teve que suportar mais este sofrimento e heroicamente o fez, e disse às Irmãs que “uma alma é capaz de suportar qualquer coisa por amor a Jesus”.
     Madre Celina continuou a governar a Congregação e em 1911 convocou o 1º. Capítulo Geral. Ela foi eleita Superiora Geral ad vitam. Nos últimos anos de vida ela manteve intensa correspondência e visitas às suas Irmãs, formando-as na espiritualidade do instituto.
     A Beata expressou o dinamismo da sua vida, antes de morrer, quando escreveu num pedaço de papel, pois já não podia falar: "Em Deus reside a felicidade em eterno". Madre Celina faleceu a 26 de outubro de 1913 em Cracóvia.
     A Beata Celina pertence a um raro grupo de mulheres que experimentaram diversos estados de vida: esposa, mãe, viúva, religiosa e fundadora. Com simplicidade e humildade, escreveu, dando assim uma característica à sua vida espiritual: "Deus não me chamou para fazer coisas extraordinárias... talvez porque não queria que me tornasse orgulhosa. A minha vocação é cumprir a vontade de Deus fielmente e com amor". Ela deixou escritos como “Memórias para minhas filhas” e “Cartas desde a Bulgária”, publicadas na revista Gloria resurrectionis.
     Madre Celina foi beatificada em 27 de outubro de 2007 na Basílica de São João de Latrão, Roma.
 
A Venerável Madre Edvige, cofundadora com sua mãe

Nenhum comentário:

Postar um comentário