domingo, 1 de outubro de 2017

Beata Maria Antonina Kratochwil, virgem e mártir - 2 de outubro

Martirológio Romano: Na cidade de Stanislawòw, então da Polônia, Beata Maria Antonina Kratochwil, virgem da Congregação das Irmãs das Escolas de Nossa Senhora, e mártir, que na época da 2ª. Guerra Mundial foi encarcerada por sua fé e morreu por causa das torturas suportadas por Cristo.

     Maria Ana Kratochwil nasceu em Ostrava-Vitcovice (Moravia), hoje República Checa, em 1881. Como seu pai morreu muito prematuramente, a menina foi internada no orfanato de Bielsko, dirigido pelas Irmãs Escolásticas de Nossa Senhora. Maria Ana fez os estudos de magistério e em 1906 pode colocar-se como professora na escola de Karwin.
     Três anos mais tarde ingressava na mencionada Congregação, pronunciando os votos em 27 de setembro de 1910 com o nome de Irmã Maria Antonina. Foi professora nos colégios de Karwin, Lvov e Tlumacz, e em Lvov exerceu a função de mestra das candidatas a religiosas de sua Congregação.
     Quando a 2ª. Guerra Mundial se desencadeou, ficou na zona submetida à Rússia, suportando as restrições impostas aos colégios católicos; pouco tempo depois foi nomeada superiora da casa de Mikuliczyn e naquele mesmo ano as religiosas foram privadas de sua casa.
     Em junho de 1941 as tropas de Hitler ocuparam a região, as Irmãs puderam voltar para sua casa de Mikuliczyn, mas em condições sumamente difíceis. Em 9 de julho de 1942 Irmã Maria Antonina e as demais Irmãs foram presas pela Gestapo por causa de uma delação falsa apresentada contra elas.
     Irmã Maria Antonina foi levada para a prisão de Stanislawòw, onde os maus-tratos ferozes de que foi objeto por parte dos guardas, as duras condições da prisão e o tifo que contraiu levaram-na a um estado lamentável. Deram-lhe liberdade e teve que ser internada no hospital daquela cidade, onde veio a falecer uma semana depois, no dia 2 de outubro de 1942.
     Todos tinham ficado admirados com sua profunda piedade, sua entrega plena à sua tarefa como religiosa e sua paciência e ânimo na tribulação.
     Foi beatificada pelo papa João Paulo II em 13 de junho de 1999.
A Beata em trajes civis durante a proibição do uso do
hábito religioso pelo governo de Hitler.
É notório o sofrimento estampado em seu rosto.

Fonte: «Año Cristiano» - AAVV, BAC, 2003
http://www.eltestigofiel.orgindex.php?idu=sn_3603

Nenhum comentário:

Postar um comentário