quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Santa Mildgita (Mildgyth ou Mildgyð), Princesa e Abadessa – 17 de janeiro

    
     Mildgita era uma princesa e abadessa que viveu no século VII. Era a filha mais nova de Merewald, o rei dos Magonsete, que governava um sub-reino do reino anglo-saxão de Mércia e de Santa Ermenburga (também chamada Domne Eafe).
     Santa Mildgita e suas irmãs Santa Mildburga e Santa Mildred, que pertenciam à dinastia do rei São Etelberto de Kent, são mencionadas na coleção medieval de textos, chamada "Kentish Royal Legend" e conhecida como "Royal Legend of Kent".
     No texto, as três irmãs foram associadas às três virtudes teológicas: Mildgita à esperança, Mildburga à fé e Mildred à caridade.
     Sabemos que Mildgita, pouco mais que uma adolescente, tornou-se freira beneditina recebendo o véu de sua mãe em Minster, na ilha de Thanet, e depois se tornou abadessa em um convento do Reino da Nortúmbria, no norte da Inglaterra, onde morreu muito jovem. E, precisamente por causa de sua morte prematura em 676, sabemos muito pouco sobre sua vida no mosteiro.
     A tradição declarou que Mildgita era uma monja cujos "poderes milagrosos frequentemente se manifestavam em seu túmulo" no Reino da Nortúmbria.
     Santa Mildgita é comemorada no dia 17 de janeiro

* * *
      
     Uma cópia da 'The Translation of St Mildgyth' faz parte de um manuscrito que foi usado para leitura durante as orações diárias (ofício divino) dos monges em Santo Agostinho, Cantuária. Santa Mildgyth, que morreu em 676, era importante na Cantuária, porque em 1085 o Arcebispo Lanfranc transladou suas relíquias para o hospital de São Gregório. Embora os detalhes de sua vida sejam nebulosos, ela era filha de Ermenburga de Kent e de Merewald, e tornou-se a abadessa de um mosteiro, frequentemente considerado o Mosteiro de Eastry, Ilha de Thanet. Suas irmãs eram Milburga e Mildred.
     No século IX, quando da invasão dos dinamarqueses, suas relíquias foram transferidas para Lyming, onde permaneceram até 1085. As relíquias de santos anglo-saxões como Mildgytha ofereceram a oportunidade de os bispos e arcebispos normandos de se conectarem com a história da igreja inglesa.
     Ler em voz alta a sua história teria sido um elemento importante na comemoração do mosteiro. A primeira página fornece o título em pequenas letras vermelhas na parte superior da primeira coluna. Depois de uma bênção para o mosteiro, a história segue, dividida em seções curtas, cada uma começando com uma grande letra colorida. As seções são numeradas consecutivamente, presumivelmente para dividir a história para leitura diária.

Etimologia: Mildgita deriva do nome do alto alemão antigo “Mildgyth”, composto de dois elementos: do protogermânico “mildijaz” (suave, suave, terno, gentil, gentil, misericordioso, generoso, manso) e do germânico antigo “guntho/gunþiz" (batalha, luta, ato de matar, golpe, golpe).

https://it.wikipedia.org/wiki/Mildgita

Nenhum comentário:

Postar um comentário