sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

Santíssimo Nome de Jesus – 3 de janeiro


     Todos os meses, a Igreja Católica tem um tema devocional. Janeiro, por exemplo, é o mês do Santíssimo Nome de Jesus, um momento ideal para fortalecer nossa conexão com o belo nome de Nosso Senhor.
     A Invocação ao Nome de Jesus é antiquíssima, sua divulgação contou com a grande influência dos Padres do Deserto. Uma primeira forma de uma oração com este nome foi mencionada por São Diádoco de Foticeia, monge asceta da Grécia no início do século V. A mesma prece foi depois inserida na coletânea de textos espirituais conhecida como Filocalia (ou Philokalia), que veio a se tornar um livro básico da tradição cristã oriental.
     A devoção ao Santíssimo Nome de Jesus já existia na Igreja desde o seu início, contudo, ela teve uma maior propagação como uma comemoração litúrgica no século XIV. Nessa ocasião ela foi difundida sobretudo por São Bernardino de Sena, que ensinava: "Este é aquele santíssimo nome desejado pelos patriarcas, esperado com ansiedade, suplicado com gemidos, invocado com suspiros, requerido com lágrimas, dado ao chegar à plenitude da graça".
     A festa do Santíssimo Nome de Jesus começou a ser celebrada em Camaiore di Luca, na Itália, logo depois de aprovada para a Ordem dos Franciscanos (1530). Sob o pontificado de Inocêncio XIII (1721) a devoção foi estendida para toda a Igreja.
Devoção com profundas raízes bíblicas.
     O próprio Deus revelou o Nome JESUS a ser imposto ao Verbo Encarnado, para significar a sua missão de Salvador do gênero humano. Já na Anunciação Nossa Senhora ouviu do Anjo: "Não temas Maria, pois encontraste graça diante de DEUS. Eis que conceberás e darás a luz um filho, e lhe porás o nome de JESUS. Ele será grande e chamar-se-á FILHO DO ALTÍSSIMO, e o Senhor DEUS lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó e o seu reino não terá fim". (Lc 1, 30-34)
     São Paulo recomendava: “Ao Nome de JESUS todo joelho se dobre no céu, na terra e nos abismos; e toda língua proclame, para glória de DEUS PAI, que JESUS CRISTO é Senhor!” (Fl 2,10s) Ainda vemos nos Evangelhos: "Estes milagres acompanharão os que crerem: expulsarão os demônios em MEU NOME, falarão novas línguas, manusearão serpentes e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal; imporão as mãos aos enfermos e eles ficarão curados" (Mc 16,17-18). "O que pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo dará" (Jo 16,23). Em nome de Jesus, os Apóstolos deram força aos aleijados (At 3,6; 9,34) e vida aos mortos (At 9,40). A Igreja costuma terminar as suas orações com as palavras "Por Jesus Cristo, nosso Senhor", cumprindo assim o que escreveu São Paulo: "Para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho no céu, na terra e nos infernos" (Fl 2,10).
O nome JESUS
     O nome "Jesus" vem do latim "Iésus", procedente do grego "Iesous", que, por sua vez, se origina do hebraico "Jeshua" ou "Joshua", duas variantes da expressão "Jehoshua", que quer dizer "Deus é Salvação". O monograma grego IHS que traz três letras do nome Jesus tornou-se uma interpretação piedosa que não mais considerava IHS como sendo as três letras iniciais do Nome de Jesus, mas as entendia como sendo uma sigla latina assim interpretada: "I" como Iésus (Jesus); "H" como Hóminum (dos homens) e "S" como Salvátor (Salvador), ou seja, "Iésus Hóminum Salvátor", "Jesus Salvador dos Homens".
     Este monograma acabou sendo adotado por Santo Inácio de Loyola como emblema dos padres jesuítas por ele fundados.
Invocações
     Uma simples e riquíssima tradição, focada em Jesus e na Sua misericórdia mostra algumas das várias formas diferentes de invocar o Santo Nome de Jesus:
     Senhor Jesus Cristo, tende piedade de mim! Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tende piedade de mim, pecador! Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tende piedade de nós, pecadores! Jesus Cristo, Filho de Deus, Senhor, tende piedade de nós, pecadores! Senhor Jesus, misericórdia!
     O Santíssimo Nome de Jesus exprime da maneira mais sublime o que pôde encontrar a sabedoria e a misericórdia divinas para salvar a humanidade decaída. É um nome grande e eterno, poderoso e terrível, vitorioso e misericordioso, o único que nos pode salvar. É melodia para o ouvido, cântico para os lábios e alegria para o coração... "Ilumina, conforta e nutre; é luz, remédio e alimento" (S. Bernardo).
Terno amor por este nome
     Tenhamos o mais terno amor pelo Nome de Jesus. Tenhamos nele a mais total confiança, por ele o mais profundo respeito, para ele o canto mais sublime. Invoquemo-lo nas tentações, nas provas e nos perigos e pronunciemo-lo frequentemente durante o dia. Ao lado do Nome de Maria, seja a primeira palavra da manhã e a derradeira da tarde. (JSG)
     Vamos, portanto, dar grande honra a esse nome! Seguem formas de como podemos honrar o Santíssimo Nome de Jesus, em especial no mês de janeiro, mas que sempre nos devemos lembrar.

1 Nunca tomar o nome de Jesus em vão
     Jure nunca tomar o nome do Senhor em vão (soa como uma perfeita resolução de Ano Novo!) e corrija imediatamente se você acidentalmente o fizer ou se ouvir alguém fazer isso. Como você pode reparar? Uma maneira é saber de cor esta curta oração: “Admirável é o nome de Deus”. Essa oração de louvor pelo Santíssimo Nome de Deus também é uma oração de reparação por blasfêmia.
2 Curve a cabeça quando ouvir o nome Jesus
     As escrituras nos dizem: “para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho no céu, na terra e nos infernos” (Filipenses 2,10). O Concílio de Lyon, em 1274, declarou: “Cada um deve cumprir em si mesmo o que está escrito para todos, que ao Nome de Jesus todo joelho deve dobrar; sempre que esse nome glorioso é lembrado, especialmente durante os sagrados mistérios da Missa, todos devem dobrar os joelhos de seu coração, o que ele pode fazer mesmo com um arco de sua cabeça”.
3 Celebre a festa do Santíssimo Nome de Jesus
     Vá à Missa do dia 3 de janeiro e, ao rezar, tente prestar atenção especial a essas palavras do Pai Nosso, “santificado seja o Vosso Nome” e tenha o propósito de viver de acordo com esse ensinamento: ajudando a santificar o nome de Deus.
4 Adore o Menino Jesus como os Reis Magos
     Assim Jesus Menino foi adorado pelos três Reis Magos, vamos adorá-lo também. Para a Festa da Epifania, é tradição em alguns lugares abençoar sua casa, escrevendo as iniciais dos nomes dos Reis Magos com giz na porta de entrada. Quando a bênção da casa estiver concluída, por que não desfrutar de um Bolo Epifania, que também é uma tradição em vários países? Na internet, é possível pegar várias receitas.
5 Peça diariamente as bênçãos de Maria e José
     O nome de Jesus foi revelado a José em sonho e à Nossa Senhora na Anunciação. Peça que José e Maria aumentem seu amor por Jesus, juntamente com sua reverência pelo Seu Santíssimo Nome
6 Adicione preces especiais na rotina de oração
     Uma oração de quase 600 anos ao Santíssimo Nome de Jesus. A Ladainha ao Santíssimo Nome de Jesus foi composta por São João de Capistrano (1386-1456) e por São Bernardino de Sena (1380-1444) e aprovada para uso privado pelo Papa Sixto V em 1585. O Papa Leão XIII a aprovou para uso público na Igreja em 1866. Quem a recitar poderá receber indulgência parcial se cumprir o requisito básico para toda indulgência: estar em graça e com a disposição de abandonar todo tipo de pecado, inclusive o venial.


Fonte (excertos): Annabelle Moseley | Jan 02, 2020 - https://pt.aleteia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário