quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Santa Eulália de Barcelona – 12 de fevereiro

    
     O Martirológio Romano traz a seguinte informação neste dia: “Em Barcelona, na Espanha, Santa Eulália, virgem, que sob o imperador Diocleciano suportou cavalete, garras de ferro e queimaduras de fogo. Depois foi pregada numa cruz, onde recebeu o glorioso laurel do martírio”.
     Mártir espanhola na perseguição a Diocleciano (12 de fevereiro de 304), é padroeira da catedral e da cidade de Barcelona, e ​​também dos marinheiros. As Atas de sua vida e martírio foram copiadas já no século XII com elegante concisão pelo renomado erudito eclesiástico Renallus Gramaticus (Bol. Acad. Hist., Madri, 1902, XLI, 253-55).
     Sua principal fonte histórica é um hino latino de meados do século VII criado por Quiricus, bispo de Barcelona, ​​amigo e correspondente de Santo Ildefonso de Toledo e de Tejo, bispo de Zaragoza. Este hino, idêntico ao de Prudentius (Peristephanon, III) para a festa de Santa Eulália de Mérida (10 de dezembro de 304), foi preservado na Igreja Visigótica e chegou até nós através da Liturgia Moçárabe.
     Não há razão para duvidar da existência de duas santas distintas com este nome, apesar das dúvidas excessivamente apressadas e hipercríticas de alguns. O mencionado Quiricus de Barcelona e Oroncius de Mérida estavam presentes no décimo Concílio de Toledo (656). Este último já havia fundado (651) um convento de freiras perto da basílica da célebre mártir de sua cidade episcopal, havia redigido uma regra para sua orientação e dado a nobre dama Eugênia o cargo de abadessa. Quiricus fazia o mesmo pela basílica e sepulcro da mártir de Barcelona, ​​perto de quem ele queria ser enterrado, como lemos nas últimas linhas do hino.   
     As inscrições em muitos altares visigóticos mostram que continham relíquias de Santa Eulália; exceto no contexto, no entanto, eles não distinguem entre a mártir de Barcelona e a de Mérida. Num altar da aldeia de Morera, província de Badajoz, encontramos enumerados consecutivamente os Santos Frutuoso e Augúrio (Tarragona), Santa Eulália (Barcelona), São Baudílio (Nimes) e São Paulo (Narbonne). A arqueologia visigótica do leste da Espanha tem sido até agora pobre em relatos hagiológicos; no entanto, uma inscrição trans-pirenaica encontrada em Montady, perto de Beziers, menciona uma basílica dedicada aos mártires Santos Vicente, Inês e Eulália (de Barcelona).
     Até 23 de novembro de 874, o corpo da mártir de Barcelona repousava fora dos muros da cidade na igreja de Santa Maria del March. Naquela data, o corpo e a tumba foram transferidos para a catedral pelo bispo Frodoino. Em memória desse ato, ele mandou fazer uma inscrição ainda preservada no Museu Provincial de Barcelona (nº 864 - ver também o volume XX de Florez, "España Sagrada", para uma reprodução da mesma).
     Pouco tempo depois, o mártir São Eulógio, tendo ocasião de defender os mártires de Córdoba por sua confissão espontânea da fé cristã perante os magistrados muçulmanos, citou o exemplo de Santa Eulália de Barcelona e se referiu às antigas Atas de seu martírio. Sua vida também é confirmada pela existência de uma antiga igreja e mosteiro em Córdoba que leva o nome de mártir de Barcelona; essa importante evidência é confirmada pelos calendários moçárabes examinados pelo erudito Dom Ferotin.
     Segundo as Atas, Eulália pertencia a uma família genuinamente cristã, era inimiga da vaidade e dos divertimentos, e procurava agradar só a Deus.
Túmulo de Santa Eulália na Catedral de Barcelona
    No ano 304, Maximiano, que compartilhava com Diocleciano o título de Imperador, começou crudelíssima perseguição aos cristãos na parte do império que lhe cabia. Assim, quando seu decreto de perseguição chegou à Espanha, foi violentamente posto em prática em Barcelona, com implacável perseguição aos cristãos.
     Ora, Eulália, então com 14 anos, ardia em desejo de oferecer a Jesus Cristo o sacrifício de sua vida. Mas seus pais, para não a expor ao perigo, a esconderam numa propriedade longe da cidade. Isto foi inútil, pois Eulália conseguiu fugir e chegar à cidade. Apresentou-se então no palácio do juiz, onde pediu para ver o executor das ordens imperiais. Diante dele, invectivou-o energicamente por causa de sua idolatria e da sua crueldade. Este, pasmo de ver tanta coragem em tão pouca idade tentou, pela simpatia, conquistar a adolescente para a religião oficial. Para isso, deu-lhe um turíbulo para incensar as imagens das divindades pagãs, e sair livre. A virgem atirou para longe o turíbulo, negando-se a esse ato de idolatria. O que foi suficiente para ela ser entregue à tortura, como está descrito no Martirológio Romano. A sua oração durante os sofrimentos era esta: "Agora, ó Jesus, vejo no meu corpo os traços da vossa sagrada Paixão". 
     Santa Eulália morreu no ano de 304, e o poeta Prudêncio, que narra seu martírio, diz que no momento da morte da donzela o próprio algoz viu sua alma subir ao céu em forma de pomba.
     Seus restos mortais foram sepultados na igreja de Santa Maria de las Arenas, em Barcelona. No ano 713, durante a invasão dos mouros, ele foi escondido, e só recuperado em 878. Em 1339, foram recolocados num escrínio de alabastro na cripta da recém construída Catedral de Santa Eulália.
     São Gregório de Tours (538-594) conta que no adro dessa igreja existiam três árvores que no dia da festa de Santa Eulália cobriam-se de flores aromáticas. E que estas, aplicadas aos doentes, os curavam das enfermidades.
Catedral de Barcelona
Etimologia: Eulália = tem origem no grego eúlalos, composto pelos elementos eu que quer dizer "bom, bem", e laleo que significa "para falar". Assim, Eulária significa "aquela que fala bem", "eloquente".

Fontes:
F. FITA (Catholic Encyclopedia) - www.nobility.org/

Um comentário:

  1. A vida pode ser complicada e acredite em mim, a vida jogou muitos truques em mim, nunca acredito em vodu ou feitiço, embora tenha lido alguns livros sobre eles. Um homem especial chamado Dr. Ajayi prova para mim que o lançamento de vodu / feitiço é real e existe. Meu nome é Sarah e tenho 45 anos, com três filhos e um homem amoroso como marido. por 8 bons meses eu estava em uma condição deprimida porque meu marido acordou certa manhã e saiu de casa com algumas de suas roupas sem nenhuma explicação; esperei que ele voltasse para casa naquele dia, mas ele não estava onde encontrá-lo. ligou e disse que ele não estava mais interessado em nosso casamento novamente ou nos filhos, isso me arrepiou e fiquei em choque porque não consigo me lembrar de ter nenhum problema, depois descobri que ele estava com outra mulher, todas as conversas e o esforço para fazê-lo voltar para casa foi um fracasso, ele se comporta como se nunca tivesse me conhecido antes. Eu estava lendo um artigo em um site quando vi o testemunho de uma mulher que afirma que o Dr. Ajayi a ajudou a resolver os problemas de sua família e ela abandonou o contato dele. Peguei o contato e enviei uma mensagem ao lançador de feitiços Dr. Ajayi, expalerei meus problemas para ele, ele disse que não deveria me preocupar que tudo vai ficar bem. Tenho dúvidas, mas decidi tentar. Foi-me dito algumas coisas para fazer, o que eu fiz, você sabe que 3 dias após o lançamento do feitiço em uma manhã, ouvi uma batida na porta, era meu marido do lado de fora, ele disse que não sabia o que estava fazendo e nem me lembro há quanto tempo está fora de casa, estou muito feliz em receber meu marido de volta e tudo graças, Dr. Ajayi, o lançador de feitiços, desde que o contatei, minha vida está indo bem e quero pessoas por aí passando por minha condição anterior para obter uma ajuda rápida, é por isso que estou compartilhando meu testemunho. Portanto, se você estiver passando por algum tipo de dificuldade na vida, entre em contato com o Dr. Ajayi por e-mail: drajayi1990@gmail.com ou Whatsapp: +2347084887094 e ficará feliz por ter conseguido.

    ResponderExcluir