quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Santa Jacinta de Fátima, sofrer para salvar os pecadores – 20 de fevereiro

Hoje comemoramos o centenário do nascimento para o Céu desta pequena grande santa. Vamos recordar alguns fatos sobre sua vida.

Um mistério para muitos
     "Por que eu deveria ler um artigo sobre Jacinta?", você pode perguntar. "O que eu posso tirar dele? Eu já sei tudo sobre Fátima: Nossa Senhora apareceu em Portugal para três pequenos pastores em 1917, disse-lhes para rezar o Rosário, e Jacinta era uma menina muito sortuda, mesmo tendo morrido muito jovem... ela agora é outro anjinho entre os anjos! Como isto diz respeito à minha vida? Como posso me relacionar com uma garotinha que viveu há 100 anos? Vou achar interessante?
     Ao ler este artigo você descobrirá o que ainda é um mistério para muitos, ou seja, por que, durante a aparição de 13 de julho de 1917, a Virgem Ssma. mostrou o Inferno às três crianças: Lúcia, 10, Francisco, 9, e Jacinta, 7.
     Sim, a Virgem Ssma. mostrou o Inferno a uma menina de sete anos, com demônios na forma de monstros horríveis, e as almas dos condenados queimando em um enorme fogo! Por que Ela faria uma coisa dessas?
     Aquela visão transformou a vida de Jacinta: a partir daí, ela aceitou sofrer para que os pecadores pudessem se converter e, portanto, evitar perder suas almas para sempre. Ao ler essas poucas páginas, verá como o amor ao próximo, incluindo os pecadores, pode levar uma criança a uma aceitação heroica do sofrimento.
     E como ela sofreu! Pequena, ignorante, pobre e doente, através do sofrimento Jacinta é transformada em uma gigante de virtude, um modelo universal de sabedoria, riqueza interior e força.
     Estou convencido de que Jacinta tem algo muito especial para transmitir a você. Leia sua história, olhe nos olhos dela e descubra por si mesmo o que seu olhar de questionamento sugere.
"Como eu tenho pena de almas que vão para o inferno!"
     O conceito de eternidade foi uma das coisas que mais impressionou Jacinta na visão do Inferno. Às vezes, ela parava no meio de um jogo e perguntava a prima: "Mas olha! Então, depois de muitos, muitos anos, o Inferno não vai acabar? E nunca vai se sair de lá?” "Não". "Mesmo depois de muitos, muitos anos?". “Não. O inferno nunca acaba. Nem o Céu. Quem for para o Céu nunca sai. E aqueles que vão para o Inferno também não. Você não vê que eles são eternos, que eles nunca acabam?"
     Também: "E essas pessoas que estão queimando lá não morrem? Elas não se transformam em cinzas? Se rezarmos muito pelos pecadores, Nosso Senhor os liberta de lá? E com sacrifícios também? Pobres! Rezaremos e faremos muitos sacrifícios por eles... Como essa Senhora realmente é boa! Ela já prometeu nos levar ao céu!"
     A visão do Inferno causou a Jacinta tanto horror que todas as penitências e mortificações que ela poderia fazer pareciam pouco para evitar que algumas almas caíssem nele.
     Como Jacinta, tão pequena, pode entender e aceitar tal espírito de mortificação e penitência? Lúcia explica: "Parece-me que foi primeiro por uma graça especial que Deus desejava conceder através da intercessão do Coração Imaculado de Maria; segundo, vendo o Inferno e o estado terrível das almas que caem nele".
     "Há pessoas, mesmo piedosas, que não querem falar sobre o Inferno com as crianças para não assustá-las. Mas Deus não hesitou em mostrá-lo a uma criança de sete anos, sabendo que ela ficaria horrorizada, eu quase me arriscaria a dizer, a ponto de morrer de terror".
     Muitas vezes, Jacinta se sentaria em uma pedra, e mergulhada em seus pensamentos, dizia: "Inferno! Inferno! Que pena eu tenho das almas que vão para o inferno! E as pessoas queimando vivas lá, como madeira em uma fogueira!" Então, estremecendo, ela se ajoelhava, juntava as mãos e recitava em voz alta a oração que a Virgem lhes havia ensinado: "Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai todas as almas para o Céu, especialmente aquelas que mais precisarem". "Há tantos que vão lá!"
As crianças após a visão do Inferno
     Jacinta permanecia de joelhos por muito tempo, repetindo a mesma oração. De vez em quando, ela parava para falar com seus companheiros: "Francisco, Francisco, você está rezando comigo? Precisamos rezar muito para livrar almas do Inferno. Tantos vão para lá! Tantos!"
     Um dia Lúcia foi ver sua prima e a encontrou sentada na cama, pensativa. "Jacinta, o que você está pensando?" "Sobre a guerra que está por vir. Tantas pessoas morrerão! E quase todos irão para o Inferno! Muitas casas serão arrasadas e muitos padres mortos. Olha, eu vou para o Céu. E assim que você ver aquela luz noturna que a Senhora disse que virá antes [da guerra], assegure-se de fugir para lá também!"
     "Você não vê que não se pode fugir para o Céu?" "É verdade! Você não pode fazer isso. Mas não tenha medo! No Céu vou rezar muito por você, pelo Santo Padre, por Portugal para que a guerra não venha aqui, e por todos os padres".
     Em outras ocasiões, ela perguntava: "Por que Nossa Senhora não mostra o Inferno aos pecadores? Se eles só vissem, não pecariam mais para evitar ir lá! Você deve dizer à Senhora para mostrar o inferno a todas essas pessoas [presentes na Cova da Iria na hora da aparição]. Você vai ver como eles vão se converter".
     Então, um pouco insatisfeita, ela perguntava para a Lúcia: "Por que você não disse a Nossa Senhora para mostrar o Inferno para essas pessoas?" "Eu esqueci", ela respondeu.
"Eu também não me lembrei!", disse Jacinta tristemente.
     Em outras ocasiões, ela também perguntava: "Que pecados essas pessoas cometeram para ir para o Inferno?" "Eu não sei. Talvez o pecado de não ir à Missa no domingo, roubar, dizer palavras feias, xingar, blasfemar". "E eles vão para o Inferno só por causa de uma única palavra?" "Claro! É um pecado!" "O que custaria a eles se manter em silêncio e ir à Missa? Que pena que tenho dos pecadores! Se ao menos eu pudesse mostrar-lhes o Inferno!"
     E então ela pegava Lúcia pelo braço e insistia: "Eu estou indo para o Céu, mas você que vai ficar aqui, se Nossa Senhora deixar, diga a todos como é o Inferno para que eles não pequem mais e não vão para lá". Outras vezes, depois de um período de reflexão, ela dizia: "Tantas pessoas caindo no Inferno, tantas pessoas no Inferno!"
     Para tranquilizá-la, Lúcia a lembrava: "Não tenha medo; você vai para o Céu". "Eu sei", ela dizia tranquilamente, "mas eu queria que todas essas pessoas fossem para lá também".
Sofrimento para salvar pecadores
     Jacinta não perdia nenhuma oportunidade de fazer sacrifícios para obter a conversão dos pecadores. Quando Jacinta não comia para se mortificar, Lúcia lhe dizia: "Jacinta! Vamos lá agora comer!" "Não, eu ofereço este sacrifício para os pecadores que comem demais". E quando, já muito afetada pela doença, ela ia à Missa durante a semana, Lúcia tentou impedi-la: "Jacinta, não venha, você não pode. Hoje não é domingo!" "Não importa. Eu estou indo pelos pecadores que nem vão no domingo".
     E se ela ouvisse palavras insanas proferidas por algumas pessoas, ela escondia o rosto com as mãos e dizia: "Ó meu Deus! Essas pessoas não sabem que dizendo essas coisas podem ir para o Inferno? Perdoe-os, meu Jesus, e converta-os. Certamente eles não sabem que, com isso, ofendem a Deus. Que pena, meu Jesus! Eu rezo por eles”.
     Os três pastores conheciam filhos de duas famílias pobres que imploravam por esmolas de porta em porta. Vendo-os um dia ao liderar seu rebanho, Jacinta perguntou a Lúcia e ao Francisco: "Devemos dar nosso almoço a essas pessoas pobres para a conversão de pecadores?" E ela correu levar o almoço para eles.
     Claro, à tarde, os três pastores ficavam com fome. Para remediar isto, Francisco subiu numa nogueira e encheu seus bolsos com nozes longas e doces. Mas Jacinta sugeriu que eles poderiam, em vez disso, comer bolotas de grandes carvalhos para fazer o sacrifício de mastigar algo muito amargo. Isto se tornou um de seus sacrifícios habituais. Ela também pegava azeitonas antes do banho de salmoura que cortava sua amargura. As bolotas e as azeitonas eram tão amargas, que um dia Lúcia lhe disse: "Jacinta, não coma isto, é muito amargo!" "É por isto que eu como, para converter pecadores".
     Jacinta parecia insaciável em oferecer sacrifícios. Em sua generosidade como uma pequena vítima, tudo o que ela pensava era sofrer para salvar pecadores. Para isso, ela frequentemente aceitava as duras condições da vida como se apresentava.
[...]
Pequena vítima expiatória
     Pouco antes de sua morte, alguém perguntou se ela queria ver sua mãe. Jacinta respondeu: "Minha família vai durar pouco tempo e logo nos encontraremos novamente no Céu. Nossa Senhora aparecerá outra hora, mas não para mim, pois sem dúvida eu vou morrer como Ela me disse".
     O dia marcado para sua partida para o Céu, 20 de fevereiro de 1920, uma sexta-feira, finalmente chegou. Por volta das seis horas da noite, sentindo-se mal, ela pediu para receber os últimos sacramentos. Um padre veio da paróquia próxima e ouviu sua confissão. Ela insistiu que ela deveria receber comunhão, mas o padre disse a ela que ele iria trazê-la no dia seguinte. Assim que ele saiu, Jacinta insistiu novamente para receber a comunhão, dizendo que ela ia morrer.
     Jacinta morreu muito silenciosamente, mas sem comunhão. Apenas uma jovem enfermeira, a quem ela carinhosamente chamava de "minha pequena Aurora", ficou ao seu lado e cuidou de seus restos mortais pelo resto da noite.
     Jacinta tinha dito a Lúcia o que ela faria uma vez no Céu: "Eu vou amar muito Jesus, o Coração Imaculado de Maria, rezar muito por você, pelos pecadores, pelo Santo Padre, pelos meus pais e irmãos, e por todos aqueles que me pediram para orar por eles".
     A história de Jacinta Marto não é para o católico inclinado ao sentimentalismo. É uma história de uma garotinha que viu com seus próprios olhos a Mãe de Deus, mas também o Inferno. Como consequência desses fatos e de sua correspondência às graças recebidas, Jacinta passou de uma simples menina pastora nos campos de Portugal para uma grande Santa.
     Ela entendeu o que realmente importa nesta vida, bem como a imensa importância e realidade da eternidade. Ela foi chamada para ser o que a Igreja chama de "vítima expiatória" e ela aceitou este chamado com grande amor e generosidade. Sua vida e exemplo estão em forte contraste com o século 21 e é precisamente por isso que sua história é tão relevante para nós hoje.
     São Jacinta, reze por nós!

Um comentário:

  1. Merci Zeni. Regarder Jacinthe à partir de sa vision de l'enfer est terriblement nécessaire

    ResponderExcluir