sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Santa Eutrópia de Alexandria, Mártir – 30 de outubro


Tochas acesas vão diante da noiva Eutrópia, quando ela entra na casa de seu noivo espiritual

      De acordo com as narrativas do Sinassário Oriental, nem sempre acurado nos detalhes, Eutropia foi julgada e martirizada sob o prefeito de Alexandria, Apeliano. O nome deste magistrado romano é conhecido apenas através da Ata do mártir Santo Epímaco que tendo ido para Alexandria na época da perseguição de Décio (249-51), foi julgado por Apeliano.
     Sobre a validade histórica desta data não temos certeza. No entanto, tomando as Atas de Epímaco como base, pode-se estabelecer que Eutrópia pereceu na perseguição deciana.
     Santa Eutrópia era uma piedosa mulher cristã de Alexandria que viveu durante uma época em que os cristãos eram perseguidos e mortos por sua fé, provavelmente em meados do século III. Ela costumava visitar os santos mártires presos e atender às suas necessidades.
     Um dia, Eutrópia foi acusada de ser uma cristã, foi presa e levada diante de Apeliano. Depois de confessar sem medo sua fé em Cristo, ela foi entregue à tortura.
     Primeiro, eles a penduraram e rasgaram sua carne com garras de ferro, depois queimaram-na com tochas acesas. No entanto, a chama parecia-lhe um orvalho refrescante, como ela confessou, e aqueles que testemunharam isto, entre os quais estavam soldados, afirmaram que viram ao seu lado um homem admirável que a refrescava. Submetida à tortura de arranhões e fogo, ela se voltava para o prefeito exclamando: "Seu fogo é muito frio!"
     Depois de enfrentar ainda mais tormentos, ela foi jogada na prisão. No dia seguinte, ela foi novamente levada perante Apeliano e corajosamente zombou de seus ídolos. Ele então mandou cortar a língua de Eutrópia e ordenou que sua cabeça sagrada fosse cortada. Assim, a bem-aventurada entregou sua alma nas mãos de Deus e recebeu dEle a coroa do martírio.
 

Martirológio romano: Em Alexandria, no Egito, Santa Eutrópia, mártir, que entregou seu espírito em meio a torturas cruéis por se recusar a negar a Cristo.
 
Etimologia: Eutrópia = nome feminino de origem grega que significa “versátil”.
 
Fonte: http://www.santiebeati.it/dettaglio/75620

Nenhum comentário:

Postar um comentário