quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Santa Keyne de Gales, Virgem e Eremita – 8 de outubro

     
  Pensamos em santos como personagens etéreos que fizeram coisas inacreditáveis em terras distantes e em tempos desconhecidos. E vamos concordar que alguns deles fazem jus a essa reputação. Mas não devemos nos esquecer que eles também eram pessoas reais.
     Numerosas menções a Santa Keyne existem em áreas tão diversas como Gales do Sul, Anglesey, Somerset, Hertfordshire e Cornualha. A única fonte literária sobre a vida de Santa Keyne é a Vita Sanctae Keynae, que foi editada por João de Tynemouth e incluída em seu Angliae Walliae Scotiae et Hiberniae no século XIV. Infelizmente, esta referência provavelmente não é confiável, pois foi registrada quase 800 anos após sua morte. Nenhuma outra fonte contemporânea sobre ela ou sua vida sobreviveu.
     Keyne foi uma das 12 filhas do rei galês Brychan de Brycheinioq, região que é hoje Gales do Sul, e de sua esposa, Gwlady. E além de ser real esta não foi uma família comum do século V. Brychan teve impressionantes 24 filhos com 3 esposas diferentes. De Situ Brecheniauc, diz que ele realmente teve 24 filhos, vários santos.
     Embora fosse de grande beleza e recebesse muitas ofertas de casamento, Keyne fez um voto de virgindade e seguiu uma vida religiosa (daí seu nome galês, Cain Wyry, ou Keyne the Maiden). Sua vita relata que ela viajou muito, e fundou vários oratórios, incluindo Llangeinor, Glamorgan, Llangunnor e Llangain em Dyfed, e Rockfield (Llangennon) em Runston, Gwent.
     Também é dito que ela teria atravessado o Severn em Cornualha, onde ela residiu com uns eremitas por muitos anos. A vila de Santa Keyne, na Cornualha, tem seu nome e é o local de uma igreja e de um poço sagrado que também leva seu nome.
     Por volta de 490, ela visitou seu sobrinho São Cadoc no Monte São Miguel; São Cadoc a convenceu a voltar ao País de Gales, e um poço sagrado marcou o local onde ela se estabeleceu e acabou morrendo. Ela morreu virgem em 8 de outubro em 490 ou 505.
     A festa de Santa Keyne é celebrada em 8 de outubro, embora também seja registrada em 30 de setembro. Ela é a santa padroeira original do que é agora St Martin-by-Looe (Penndrumm) e está ligada com o Rio Kenwyn em Truro. No entanto, seu legado mais duradouro e romantizado está ligado ao poço sagrado que leva seu nome, localizado na Cornualha.
     Algumas fontes dizem ser ela a santa padroeira de Keynsham em Somerset, onde, diz-se, ela residiu às margens do Avon, região que estava repleta de serpentes e inabitável. Depois que Santa Keyne fez uma oração fervorosa, as serpentes foram transformadas em pedra, e a área tornou-se habitável. (Hoje, estes são considerados os restos fossilizados dos amonitas).
     G. H. Doble achou difícil aceitar que uma mulher pudesse ter viajado tão longe ou fundado tantos oratórios, e, portanto, "pode muito bem ter sido um homem". Ele acreditava que as viagens eram realizadas por santos homens naquele período, um sentimento que foi compartilhado pelo estudioso Alban Butler, que acreditava que um número de santas tinha realmente sido homens. Esta visão tem sido contestada por estudiosos como Jane Cartwright, que afirma que isso é um indicativo de uma escola de pensamento em que santos homens são muito mais propensos a serem figuras históricas reais do que as santas, e que a masculinidade por si só é maior evidência de historicidade do que a feminilidade.
     Santa Keyne era uma mulher com uma missão. Ela queria ver um pouco do mundo e espalhar o Cristianismo pelo caminho. Santa Keyne teve uma família muito santa, nada menos que 14 de seus irmãos foram canonizados. Muitos deles também têm conexões com Cornualha – Morwenna, Clether, Nectan, Ive, Maybn para citar apenas alguns.
O Poço de Santa Keyne

     Depois de uma longa vida espalhando a palavra do Senhor, Santa Keyne decidiu se estabelecer na Cornualha e fez sua morada em um vale não muito longe de Looe. Neste vale havia uma linda fonte de água corrente fresca e ela amava tanto o local que plantou árvores lá para adicionar um pouco de sombra – um carvalho, um freixo, um junco e um olmo. Em seu leito de morte, ela pediu para ser deitada ao lado da fonte para que ela pudesse ouvir o seu balbucio reconfortante.
     Foi esta fonte que Santa Keyne abençoou com seu último suspiro e lhe concedeu um poder especial que todas as mulheres do condado logo ouviram falar. Pela primeira vez um poço não deveria curar raquitismo, infertilidade ou lumbago! Este poço foi feito para dar direitos iguais aos esposos! Tradicionalmente o marido ou a esposa que primeiro beber das águas do poço "obtém o domínio".
     Um poema fala de um noivo que deixou sua noiva na entrada da igreja para ser o primeiro no poço. A esposa o enganou levando uma garrafa de água para a igreja e a bebendo enquanto ele estava a caminho. Há também uma balada chamada The Well of St Keyne escrita por Robert Southey definida como uma adaptação da Helston Furry Dance.     
     O poço sagrado de Santa Keyne está localizado a cerca de 0,8 km a sudeste da Igreja de Sta. Keyne, na Cornualha, e agora está protegido por uma pequena casa feita de granito. A habitação original foi construída no século XVI, foi reconstruída em 1936 depois que a pista adjacente foi ampliada. A placa ao lado do poço descreve o encanto que a legenda diz que Santa Keyne lançou sobre a água do poço.
     Antes de sua morte, Santa Keyne disse a São Cadoc que o lugar cairia nas mãos de uma raça pecaminosa, de quem ela arrancaria e levaria a outros homens, que encontrariam seu túmulo esquecido, e neste lugar o nome do Senhor seria abençoado para sempre.                                                                
Igreja de Santa Keyne

Nenhum comentário:

Postar um comentário