sábado, 17 de outubro de 2020

Santa Gwen de Talgarth, princesa e religiosa

     Santa Gwen, Wenna, Genuissa, Branca ou Cândida, (as variantes citadas do seu nome são todas traduções literárias) se presume tenha nascido em 463 no seio de uma família nobre.
     Decidiu se tornar religiosa. Fundou uma igreja em Talgarth, no reino de seu pai, antes de unir-se aos seus irmãos, entre os quais São Nectan, na evangelização de Cerniw setentrional. Naquela região fundou uma igreja em uma comunidade perto de Bodmin, que tomou o seu nome, e próxima das capelas em São Kew e em Cheristow.
     Foi assassinada no dia 18 de outubro, de um ano desconhecido do século VI, por alguns saxões pagãos quando retornava de uma visita a Talgarth.
     Algumas fontes afirmam que ela era viúva, mas não citam o nome do marido.
     Santa Wenna é comemorada no dia de sua morte.
https://catholicsaints.info/saint-gwen-of-tagarth/
 
* * *
 
Santa Gwenn, rainha
 

     Santa Gwenn (Santa Branca em francês) ou Gwen, ou Guen, ou Gwendoline é apelidada em bretão Teir Bronn ("três seios") porque dela nasceu pelo menos três Santos. Ela é a esposa de São Fragan; eles viveram no século VI.
     Santa Gwen era uma rainha britânica nascida em 472. Era uma das três filhas de Cynyr Ceinfarfog, rei de Dyfed, que se estabelecera em Caer Goch nas vizinhanças de Mynyw; era irmã de Santa Non e tia de São David, patrono de Gales.
     Santa Gwen casou-se com Salom del Cerniw, recordado como o chefe supremo dos britânicos, que era o filho mais novo do rei Erbin da Dumnonia.
     Deste matrimônio não sabemos quantos filhos nasceram, com segurança temos os nomes dos Santos Guethenoc e Jacut eram gêmeos e São Cadfan.
     Sabe-se muito pouco a seu respeito. Se recorda somente que ela fundou a igreja de Morval, próximo de Duloe, em Cerniw na Cornualha e que morreu provavelmente no ano de 544.
     Não devemos confundir Santa Gwen rainha com a sua homônima e contemporânea Santa Gwen de Talgarth, ambas festejadas no mesmo dia, 18 de outubro.
História e tradição
     O casal e seus dois primeiros filhos nasceram no Gales, seu país de origem. O terceiro filho teria nascido logo após a família desembarcar na foz do rio Brahec, em Brieuc. Segundo a legenda, Deus lhe deu um terceiro seio para amamentar seus trigêmeos, daí seu apelido bretão "santez Gwenn Teir Bronn", literalmente "a santa com três seios". Segundo Joseph Chardonnet, esta é uma interpretação equivocada da expressão latina trimammis que significa "três vezes mãe" (epíteto composto por duas palavras bretãs, tipo "três" e mamm "mãe") porque a tradição relata que apenas Guethenoc e Jacut eram gêmeos.
     Gwenn é mãe de uma grande família sagrada. Além de seus três filhos santos já mencionados, ela também tem uma filha, Santa Clervie. 
     Santa Gwenn é protetora das crianças e é invocada por mães sem leite; é também a santa padroeira das babás.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário