quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Santa Sira de Châlons-sur-Marne, Abadessa – 23 de outubro

    Santa Sira (Cyre ou Syre) foi uma abadessa do mosteiro de Châlons-sur-Marne, que viveu entre o final do século VI e meados do século VII.
     Ela é tradicionalmente considerada irmã de São Fiacre, um eremita na região de Brie.
    Inicialmente Santa Sira havia entrado na Abadia de Faremountiers, na diocese de Meaux, fundada por Santa Fara, um mosteiro duplo, ou seja, composto por dois conventos separados, um masculino e um feminino, governados por uma abadessa.
     Somente após o pedido de Reginaldo, bispo de Châlons-sur-Marne, Santa Sira foi fundar um mosteiro nas proximidades de sua cidade episcopal, do qual ela se tornou a primeira abadessa.
     Acredita-se que Santa Sira tenha morrido por volta do ano 650. Desde os tempos antigos ela era venerada no mosteiro de Faremountiers, onde parte de suas relíquias são preservadas, e na diocese de Châlons-sur-Marne
     A festa para Santa Sira em Faremountiers e Châlons-sur-Marne está marcada para 23 de outubro.
 
http://www.santiebeati.it/dettaglio/98568
 
DIOCESE DE CHÂLONS-SUR-MARNE (CATALAUNENSIS)

Abadia de São Vitor c.1655
 
     A Diocese compreende o departamento de Marne. Unida em 1802 com a Diocese de Meaux e em 1821 com a de Reims, a Diocese de Châlons foi restabelecida em 1822, e é sufragã para Reims. 
     Lendas locais afirmam que a evangelização de Châlons por São Memmius, enviada para lá por São Pedro e assistido por sua irmã Poma, também por Santos Donaciano e Domita, ocorreu no primeiro século, mas na lista revisada dos santos diocesanos no Breviário essas lendas foram suprimidas.
     O Abbé Duchesne atribui a fundação da Sé de Châlons ao século IV, Amandinus, que participou do Conselho de Tours em 461, sendo seu nono bispo. São Lumier (Leudomerus), Bispo de Châlons por volta de 580, era conhecido por seu poder milagroso sobre os animais. Os bispos desta diocese desempenharam um papel importante no início da história francesa, e na coroação dos reis capetianos o Bispo de Châlons sempre carregava o anel real. A catedral foi consagrada em 1147 por Eugenio III, auxiliado por São Bernardo e dezoito cardeais. 
     Entre suas célebres abadias a diocese contava as de São Memmius, fundada no século V por Alpinus; Toussaints, fundada no século XI; Montier-en-Der, fundada no século VII por São Bereharius, um monge de Luxeuil; Saint-Pierre au Mont, fundada durante o mesmo período. Notre-Dame de l'Epine, perto de Châlons, foi um lugar de peregrinação já no início do século XV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário