sábado, 1 de fevereiro de 2014

Apresentação do Menino Jesus no Templo e Purificação de Nossa Senhora - 2 de fevereiro

 

     O Evangelho de São Lucas narra que depois do nascimento de Nosso Senhor, e decorrido o prazo que a Lei mosaica estabelecia para a purificação das mulheres que davam à luz, Nossa Senhora e São José levaram o Menino Jesus ao Templo para O apresentarem a Deus, conforme também prescrito na Lei. Na ocasião, Maria Santíssima ofereceu ao Senhor o sacrifício ritual de dois pombinhos, estabelecido para a purificação de mulheres pobres. Jesus e Maria não estavam sujeitos à Lei, mas quiseram observá-la por amor à humildade e para nos dar o exemplo.
     A festa da Purificação é também chamada das Candeias, comemorando o dia em que Maria Santíssima, em obediência à Antiga Lei, apresentou seu Divino Filho no Templo 40 dias após seu nascimento.
     Ela foi saudada pelo velho Simeão que lhe predisse as Sete Dores que haveria de sofrer e que o Menino seria um sinal de contradição. 
Evangelho de São Lucas capítulo 2. versículos 25 a35
            25. Ora, havia em Jerusalém um homem chamado Simeão. Este homem, justo e piedoso, esperava a consolação de Israel, e o Espírito Santo estava nele.
            26. Fora-lhe revelado pelo Espírito Santo que não morreria sem primeiro ver o Cristo do Senhor.
            27. Impelido pelo Espírito Santo, foi ao templo. E tendo os pais apresentado o menino Jesus, para cumprirem a respeito dele os preceitos da lei,
            28. tomou-o em seus braços e louvou a Deus nestes termos:
            29. Agora, Senhor, deixai o vosso servo ir em paz, segundo a vossa palavra.
            30. Porque os meus olhos viram a vossa salvação
            31. que preparastes diante de todos os povos,
            32. como luz para iluminar as nações, e para a glória de vosso povo de Israel.
            33. Seu pai e sua mãe estavam admirados das coisas que dele se diziam.
            34. Simeão abençoou-os e disse a Maria, sua mãe: Eis que este menino está destinado a ser uma causa de queda e de soerguimento para muitos homens em Israel, e a ser um sinal que provocará contradições,
            35. a fim de serem revelados os pensamentos de muitos corações. E uma espada transpassará a tua alma. 
     O encontro do Senhor com Simeão e Ana no Templo enfatiza o aspecto sacrificial da celebração e da comunhão de Maria com o sacrifício de Cristo, pois quarenta dias depois de sua maternidade divina a profecia de Simeão a faz ter um vislumbre das perspectivas de seu sofrimento: "Uma espada traspassará a tua alma".
     Maria, graças à sua íntima união com a pessoa de Cristo, é associada ao sacrifício do Filho. Não é de admirar, então, que à festa de hoje tenha sido dada tanta proeminência que induziu o Imperador Justiniano decretar feriado o dia 2 de fevereiro em todo o Império do Oriente.
     Roma adotou a festividade em meados do século VII. O Papa Sérgio I (687-701) estabeleceu a mais antiga das procissões penitenciais romanas, que começava na Igreja de Santo Adriano e terminava em Santa Maria Maggiore.
     O rito da bênção das velas, do qual há evidência já no século X, é inspirado nas palavras de Simeão: "Meus olhos viram a vossa salvação, que preparastes diante de todos os povos, como luz para iluminar as nações". A partir deste simbólico rito se originou o nome popular de festa das Candeias, ou a "Candelária". 
 
"Cada dia tem seu santo”, Revista Catolicismo, Bíblia Ave Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário