sábado, 7 de junho de 2014

Beata Madalena da Conceição, Virgem mercedária - 8 de junho


     A Beata Madalena da Conceição, cognominada de ‘a Menor’, era monja do Mosteiro Mercedário da Assunção de Sevilha, no sudoeste da Espanha.
     A vida toda manifestou grande caridade e devoção pelas almas do Purgatório com uma admirável constância na oração.
     Na hora da sua morte foi alegrada pela visita de Nossa Senhora e, com tantos méritos, atingiu a felicidade eterna.
     A Ordem a festeja no dia 8 de junho.
*
    
     A Ordem da Mercê foi fundada, por assim dizer, em pleno campo de batalha contra os mouros, e contou mais cavaleiros do que clérigos em sua origem.
     Estando os cristãos escravizados pelos mouros na Espanha, parece que Deus compadeceu-se daqueles infelizes, expostos a perder a fé e a inocência e sujeitos a toda espécie de maus tratos.
     Em 1218, São Pedro Nolasco, São Raimundo de Peñaforte e Jaime I, rei de Aragão, verificaram que cada um tinha tido a mesma visão: Nossa Senhora apareceu a um rei, a um pensador, como era São Raimundo de Peñaforte, e a um guerreiro como São Pedro Nolasco, e aos três recomendou a mesma coisa, que fundassem uma ordem para libertar os cativos. A Ordem, portanto, nasceu de um sorriso de Nossa Senhora.
     Eles fundaram a Ordem a que dão o nome de Ordem Real, Militar e Religiosa de Nossa Senhora da Mercê para a redenção dos cativos. Seus clérigos se entregavam mais especialmente ao ofício do coro nos conventos; os cavaleiros vigiavam as costas e se desempenhavam da missão perigosa do resgate dos prisioneiros cristãos.
     Mas havia grupos de senhoras que sustentavam com orações e ofertas as suas obras e as custosas expedições à África. Em 25 de março de 1265, liderados por Santa Maria de Cervellò, os grupos femininos se transformaram canonicamente em Ordem Terceira Mercedária, com estatuto, hábito religioso e uma priora.
     São Pedro Nolasco, foi o primeiro comendador geral ou Grão Mestre da Ordem; por ocasião do encontro de seus preciosos restos, ele estava na sepultura armado de couraça e de espada. 
     A Igreja instituiu a festa de Nossa Senhora das Mercês por causa desta Ordem religiosa fundada a conselho de Nossa Senhora para resgate dos cativos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário