sexta-feira, 6 de junho de 2014

Stos. Cândida e Artêmis, pais de Santa Paulina - 6 de junho




Stos Paulina, Artêmis e Cândida, afresco do séc. XIV, Regio Emilia, Itália
 
     Este casal de mártires é comemorado em 6 de junho no Martirologio Romano, baseando-se na ‘Passio ss. Petri et Marcellini’ que conta: Artêmis era o carcereiro da prisão romana onde os dois cristãos, Pedro e Marcelino, depois martirizados, e posteriormente considerados santos, estavam aprisionados.
     Artêmis tinha uma filha possuída pelo demônio, Paulina. Pedro prometeu-lhe libertar a filha do demônio se se convertesse ao Cristianismo. Artêmis recusou, considerando o santo mártir como um louco. Mas, em seguida ao milagre acreditou e se converteu junto com a esposa, Cândida, e a filha Paulina, que fora curada, e todos foram batizados.
     Denunciado como cristão no tribunal do juiz Sereno, Artêmis foi condenado à morte com sua esposa e filha. Conduzidos à Via Aurélia, as duas mulheres, Cândida e Paulina, foram lançadas num fosso e em seguida sepultadas sob uma grande quantidade de pedras. Quanto a Artêmis, este foi morto pela espada.
     Os corpos da família foram recuperados pelos cristãos: Artêmis e Paulina foram sepultados perto da Basílica de São Pancrácio na Via Aurélia; quanto a Santa Cândida, seus despojos foram sepultados em uma Basílica da Via Portuense.
     O Diário Romano indica que posteriormente as relíquias de Santa Paulina e de São Artêmis foram trasladadas para a Igreja dos Santos Silvestre e Martino, em Roma, onde são citados em uma lápide do ano 849. Em 1960, o hagiógrafo P. Lugano disse que atualmente somente o corpo de Santa Paulina se encontra naquela igreja.
     A existência histórica de Santa Paulina mártir é fora de dúvida, pois ela é citada em muitas fontes hagiográficas antigas, juntamente com seus pais, Artêmis e Cândida.
 
Etimologia: Cândido (a) do latim Candidus = cândido, alvo, puro, branco.
                    Artêmis derivado do grego artemés = são, sadio, saudável.                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário