quinta-feira, 19 de junho de 2014

Corpus Christi, a festa para honrar e adorar o Santíssimo Sacramento

     "Eu Te adoro com efeito, Deus oculto, que Te escondes nestas aparências. A Ti sujeita-se o meu coração por inteiro e desfalece ao Te contemplar".
     "A vista, o tato e o gosto não Te alcançam, mas só com o ouvir-Te firmemente creio. Creio em tudo o que disse o Filho de Deus, nada mais verdadeiro do que esta Palavra de Verdade".
                                                                                          Adoro te devote, de Santo Tomás de Aquino
 
Orvieto, a "Cidade do Corpus Christi"
     Na belíssima Catedral se encontra o famoso Corporal que protagonizou o “Milagre de Bolsena”, em que a Santa Hóstia verteu sangue (ano de 1263), durante a Consagração na Missa rezada pelo Padre Peter de Praga, que passava por uma crise de fé na Presença Real.
     O Papa Urbano IV mandou trazer à sua presença aquele corporal e ordenou uma apuração meticulosa, que resultou na comprovação inequívoca do milagre.
     Com a bula Transiturus de hoc mundo, de 11 de agosto de 1264, Urbano IV estendeu a todo o Orbe católico a Festa de Corpus Christi, a ser celebrada publicamente de modo solene pelas ruas e praças. A data da comemoração foi fixada para a quinta-feira após o dia da Santíssima Trindade.
     A partir desta determinação de Urbano IV, uma soleníssima procissão se realiza todos os anos pelas encantadoras ruas de Orvieto. O Corporal milagroso é solenemente transportado naquela procissão.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário