quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Beata Colomba Gabriel, Abadessa e Fundadora - 24 de setembro


     Martirologio Romano: Em Roma, Beata Colomba (Joana) Gabriel, abadessa do mosteiro de Lviv, na Ucrânia, que, injustamente caluniada, viajou para Roma onde, vivendo pobre e alegre, fundou a Congregação das Irmãs Beneditinas da Caridade, além da obra social chamada Casa da Família para jovens operárias pobres ou afastadas de sua família.
     Joana Matilde Gabriel nasceu no dia 3 de maio de 1858, em Stanislawow (Polônia), no seio de uma família de nobre linhagem. Teve uma formação cultural sólida primeiro na família, depois nas escolas de sua cidade natal e em Lviv. Tendo se formado professora, ensinou nas escolas públicas e depois nas escolas das Irmãs Beneditinas de Lviv, onde, em 20 de agosto de 1882, fez sua profissão religiosa solene. Tomou o nome de Colomba e mais tarde chegou a ser abadessa.
     Mas a Providência dispôs de outra forma. Como resultado de conflitos internos teve que deixar o cargo e, em 24 de janeiro de 1900, também o mosteiro. Foi para Roma, ingressou no mosteiro beneditino de Subiaco onde permaneceu até 1902. Voltou depois para Roma onde se dedicou ao cuidado das crianças da paróquia de Testaccio e Prati.
     Continuou o trabalho social com os necessitados e com a ajuda de um grupo de damas romanas presidido pela Princesa Barberini organizou uma “casa da família”, a fim de proteger as jovens trabalhadoras pobres.
     Aconselhada por seus superiores, reuniu em torno a si mulheres jovens que desejavam colaborar com a obra, unindo-se na vida religiosa. Assim nasceu, em 1908, o Instituto chamado das “Beneditinas da Caridade”, com o objetivo de dedicar-se às jovens abandonadas, que mais tarde se estenderia aos jovens em general e à paróquia.
     Madre Colomba Gabriel recebeu a ajuda da co-fundadora, Plácida Oldoini, que a sucedeu depois de sua morte, ocorrida no subúrbio romano de Centocelle, em 24 de setembro de 1926. Sua sucessora expandiu a fundação, que em 1970 já possuía 118 casas na Itália.
     A beatificação de Madre Colomba Gabriel foi celebrada pelo Papa João Paulo II em 16 de maio de 1993.
 
Fonte: www.santiebeati/it

Nenhum comentário:

Postar um comentário