quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Nossa Senhora de La Salette - 19 de setembro

 

Nas pastagens da montanha
     No sábado, 19 de setembro de 1846, bem cedo, duas crianças - Maximino Giraud e Melânia Calvat - sobem as ladeiras do Monte Planeau. O sol resplandecia sobre as pastagens. Ao meio dia, no fundo do vale, o sino da Igreja da aldeia toca a hora do Ângelus. Junto à fonte, eles comem pão e um pedaço de queijo.
Uma estranha claridade
     Contrariamente a seu costume, eles se estendem sobre a relva e adormecem. Melânia acorda e não vê o rebanho que pastoreavam. Ela sacode Maximino e ambos sobem a ladeira à procura dos animais. Voltando-se, têm diante de si toda a pradaria: as vacas lá estão ruminando calmamente. Os dois pastores se tranquilizam. Melânia começa a descer, mas ela se detém imóvel e de susto deixa cair o cajado. Junto à pequena fonte, sobre um dos assentos de pedra, ela vê um globo de fogo: "É como se o sol tivesse caído lá", aponta. No entanto, o sol continua brilhando num céu sem nuvens. Então, uma mulher aparece, sentada, a cabeça entre as mãos, os cotovelos sobre os joelhos, numa atitude de profunda tristeza.
A "Bela Dama"
     Maximino Giraud e Melânia Calvat haviam recebido apenas uma muito limitada educação. As crianças relataram que a "Belle Dame" estava triste e chorando, com seu rosto descansando em suas mãos. A Bela Senhora pôs-se de pé e disse:
     "Vinde, meus filhos, não tenhais medo, aqui estou para vos contar uma grande novidade! Se meu povo não se quer submeter, sou forçada a deixar cair o braço de meu Filho. É tão forte e tão pesado que não o posso mais. Há quanto tempo sofro por vós. Dei-vos seis dias para trabalhar, reservei-me o sétimo, e não o querem me conceder! É isso que torna tão pesado o braço de meu Filho. E também os carroceiros não sabem jurar sem usar o nome de meu Filho. São essas as duas coisas que tornam tão pesado o Seu braço. Se a colheita for perdida a culpa é vossa (...) Orai bem, fazei o bem. Se a colheita se estraga, e só por vossa causa, Eu vo-lo mostrei no ano passado com as batatinhas: e vós nem fizestes caso! Ao contrário, quando encontráveis batatinhas estragadas, blasfemáveis usando o nome de meu Filho. Elas continuarão assim e, neste ano, para o Natal, não haverá mais".
     Então, as crianças vão até a Bela Senhora. Ela não parava de chorar. Segundo os relatos das crianças, a Senhora era alta e toda de luz; vestia-se como as mulheres da região: vestido longo, um grande avental, lenço cruzado e amarrado às costas, touca de camponesa. Rosas coroavam sua cabeça, ladeavam o lenço e ornavam seu calçado. Em sua fronte a luz brilhava como um diadema. Sobre os ombros carregava uma pesada corrente. Uma corrente mais leve prendia sobre o peito um crucifixo resplandecente, com um martelo de um lado e de outro uma torquês. Assim a Bela Senhora falou em segredo a Maximino e depois a Melânia.
     E novamente os dois em conjunto ouvem as seguintes palavras: "Se se converterem, as pedras e rochedos se transformarão em montões de trigo, e as batatinhas serão semeadas nos roçados". E a Bela Senhora conclui, não mais em patois, mas em francês: "Pois bem, meus filhos, transmitireis isso a todo o meu povo".
     Terminou assim a aparição. Segundo as crianças ela andava, mas as plantas de seus pés não esmagavam a relva, quase não dobravam os talos. Melânia correu e a contemplou de novo lá no alto. E depois, segundo ela, viu o rosto e a figura da Senhora desaparecendo à medida que a luminosidade aumentava.
As Profecias da Virgem
     O tema central das mensagens da Virgem para a Humanidade foi que deveriam livrar-se do pecado mortal e fazer penitência, ou sofreriam terríveis sofrimentos.
     A Virgem Maria predisse eventos futuros da sociedade e da Igreja. O cumprimento destas previsões foi também visto como uma das indicações da veracidade da aparição nas investigações que se seguiram à aparição.
     No que diz respeito à sociedade, a Virgem Maria previu que a colheita seria completamente fracassada. Em dezembro de 1846, a maior parte das camadas populares foi atingida por doenças e, em 1847, uma fome assolou a Europa, resultando na perda de cerca de um milhão de vidas, sendo cem mil só na França. A cólera se tornou prevalente em várias partes da França e custou a vida de muitas crianças. O desaparecimento da Segunda República Francesa, com a Guerra franco-prussiana (1870-1871) e a revolta da Comuna de Paris de 1871, foram igualmente previstos.
     No que diz respeito à Igreja, Ela previu que a fé católica na França e no mundo, mesmo na hierarquia católica, iria diminuir bastante por causa dos muitos pecados dos leigos e do clero. Guerras iriam ocorrer se os homens não se arrependessem, Paris e Marselha seriam destruídas.
     A Humanidade foi alertada para a vinda do Anticristo e do fim dos tempos. Para Maximino, Ela previra a conversão da Inglaterra na fase final do Apocalipse.
Alerta para os erros e a diminuição da Fé
     Nas suas profecias a Virgem alerta com bastante rigor:
     "No ano de 1864, Lúcifer, com um grande número de demônios serão soltos do inferno. Eles abolirão a fé pouco a pouco, mesmo nas pessoas consagradas a Deus. Os cegará duma tal maneira que, a não ser por uma graça especial, essas pessoas tomarão o espírito desses anjos maus. Muitas casas religiosas perderão inteiramente a fé e perderão muitas almas".
     "Os maus livros se multiplicarão sobre a terra, e os espíritos das trevas espalharão por toda a parte um relaxamento universal por tudo o que respeita ao serviço de Deus; eles terão um poder muito grande sobre a natureza. Haverá igrejas para servir a esses espíritos. Pessoas serão transportadas dum lugar para outro por esses espíritos malignos e mesmo sacerdotes, porque estes não serão conduzidos pelo bom espírito do Evangelho que é um espírito de humildade, de caridade e de zelo pela glória de Deus. 'Far-se-á ressuscitar mortos e justos' (isto é, esses mortos tomarão a forma das almas justas que tinham vivido na terra, a fim de seduzir melhor os homens: esses autodenominados mortos ressuscitados, que não serão outra coisa que o demônio debaixo dessas figuras, pregarão um outro evangelho contrário ao do verdadeiro Jesus Cristo, negando a existência do céu e mesmo a das almas dos condenados. Todas essas almas parecerão como unidas a seus corpos). Haverá em todos os lugares prodígios extraordinários, porque a verdadeira fé se extinguiu e a luz falsa ilumina o mundo. Desgraçados dos Príncipes da Igreja que não se ocuparão senão com amontoar riquezas sobre riquezas, salvaguardar a sua autoridade e dominar com orgulho!"
     Seu alerta, embora parecesse confuso à época, aparentemente previra o lançamento, em 1864, do livro "O Evangelho Segundo o Espiritismo" de Allan Kardec, versão dos ensinamentos de Jesus pregando ideias na forma contestada em La Salette, e relatando os mesmos "prodígios" alertados dezenas de anos antes por Maria SSma.
     Não se pode esquecer, contudo, que no século XIX surgiram inúmeras seitas e filosofias ditas de cunho religioso, oriundas de diferentes nações, idiomas e raízes filosóficas ou mesmo pretensamente teológicas, nem sempre afinadas com os tradicionais ensinamentos da Santa Igreja Católica.
Crise Moral dos Sacerdotes
     Outro clamor atual da Virgem é quanto à crise moral e até mesmo litúrgica da vida sacerdotal; podemos até citar as desonras e a vergonha da Igreja com a falta de muitos dos seus membros pelos escândalos de pedofilia, sincretismo, apostasia e outras abominações:
     "Os sacerdotes, ministros de meu Filho, por sua má vida, por suas irreverências e sua impiedade em celebrar os santos mistérios, por amor do dinheiro, das honras e dos prazeres, os sacerdotes tornaram-se cloacas de impureza. Sim, os padres pedem vingança, e esta está suspensa sobre as suas cabeças. Desgraçados dos padres e das pessoas consagradas a Deus, as quais, por suas infidelidades e sua má vida crucificam novamente o meu Filho! Os pecados das pessoas consagradas a Deus clamam ao Céu e chamam a vingança e ela está às suas portas, pois não se encontra ninguém para implorar misericórdia, e perdão para o povo; não há mais almas generosas não há mais ninguém digno de oferecer a Vítima sem mancha ao Pai Eterno em favor do mundo".
     Que vosso zelo vos faça como que famintos da glória e honra de Jesus Cristo. Combatei, filhos da luz, pequeno número que isto vedes, pois aí está o tempo dos tempos, o fim dos fins”.
 
O Santuário
     Em 1º de maio de 1852 D. Felisberto de Bruillard anunciou a construção de um santuário em La Salette e a criação de um grupo de missionários diocesanos a quem dá o nome de "Missionários de Na. Sra. de La Salette". E acrescentou: - "A Santa Virgem apareceu em La Salette para o mundo inteiro, quem disso pode duvidar?". O santuário se encontra nos Alpes franceses, no coração da montanha, a 1800 metros de altitude. Os missionários e as irmãs de Na. Sra. de La Salette asseguram seu funcionamento: missa, ofício, vigília, procissão, terço, Via Sacra, hospedagem, além da possibilidade da oração no silêncio das montanhas. 
Fontes:
Santuário de La Salette - São Paulo-SP; Michel Corteville – René Laurentin, “Découverte du Secret de La Salette — Au-delà des polémiques, la vérité sur l'apparition et ses voyants”,Fayard, Paris, 2002 ; http://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_da_Salete

Nenhum comentário:

Postar um comentário