terça-feira, 18 de outubro de 2016

Beata Sancha de Aragão, Virgem mercedária - 19 de outubro

     
     Filha do Beato Jaime 1°, Rei de Aragão e cofundador da Ordem dos Mercedários, Sancha nasceu em Barcelona por volta do ano 1242.
     A jovem princesa teve uma educação muito católica, que bem cedo a inspirou a abandonar o palácio real e as delícias deste mundo para o bem da Ordem das Mercês.
     Desejou ir à Terra Santa para visitar os lugares onde vivera Nosso Senhor, e percorrendo aquelas estradas de cidade em cidade, chegou a Jerusalém. Ali, levada por uma fé profunda, se colocou ao serviço do Hospital socorrendo os peregrinos pobres e necessitados.
     Modelo de várias virtudes e famosa por milagres que propiciou, faleceu no dia 19 de outubro de 1262, na jovem idade de 20 anos.
     Foi sepultada em Jerusalém próximo da Basílica do Santo Sepulcro. A Ordem a festeja no dia 19 de outubro.

Sobre a Ordem dos Mercedários
     “A diferença da Ordem da Santíssima Trindade (Trinitários), que a precedeu de vinte anos, a Ordem da Mercê fundada, por assim dizer, em pleno campo de batalha contra os mouros, contou com mais cavaleiros do que clérigos em sua origem”.
     “Ela foi nomeada Ordem Real, Militar e Religiosa de Nossa Senhora da Mercê para a redenção dos cativos. Seus clérigos se entregavam mais especialmente ao ofício do coro nos conventos; os cavaleiros vigiavam as costas e se desempenhavam da missão perigosa do resgate dos prisioneiros cristãos”.
     “São Pedro Nolasco, que foi o primeiro comendador geral ou Grão-Mestre da Ordem, por ocasião do encontro de seus preciosos restos, foi ainda encontrado na sepultura armado de couraça e de espada”.
     “A Igreja instituiu a festa de Nossa Senhora das Mercês por causa da Ordem religiosa fundada a conselho de Nossa Senhora para resgate dos cativos. Estando os cristãos escravizados pelos mouros na Espanha, parece que Deus se compadeceu daqueles infelizes, expostos a perder a fé e a inocência, e sujeitos a toda espécie de maus tratos”.
     “Depois de São Pedro Nolasco, São Raimundo de Penaforte e Jaime 1º, Rei de Aragão, verificarem que cada um tinha tido a mesma visão, então não duvidaram mais e resolveram fundar a Ordem a que dão o nome de Ordem de Nossa Senhora das Mercês para resgate dos cativos”.


Nota: Conforme texto em "As Ordens resgatadoras" de Dom Guéranger.
Beato Jaime I, Rei de Aragão, pai da Beata Sancha


Nenhum comentário:

Postar um comentário