Na América, o aparecimento e
desenvolvimento do Carmelo Descalço feminino deu-se, em certa medida, de forma
semelhante ao caso francês e belga. Sem poder contar com a iniciativa direta da
Ordem, muitos colonos que alimentavam o desejo de que se fundassem conventos
carmelitas em suas terras, tiveram que constituí-los por conta própria,
recebendo quando muito um apoio indireto por parte da Ordem. Foi o que ocorreu
no caso do Brasil. Aqui, o primeiro Convento de Carmelitas Descalças surgiu do
empenho pessoal de uma leiga, Jacinta Pereira Ayres, filha de importante
família de Colônia, que com o apoio do Bispo do Rio de Janeiro, Dom Frei João
da Cruz, Carmelita Descalço, e do Governador da Província, Gomes Freire de
Andrade, Conde de Bobadela, o fundou em 1750, nas encostas do morro do
Desterro, nas imediações do atual Bairro da Lapa.
Madre Jacinta – como ficou
conhecida por todos, apesar de nunca haver professado canonicamente – nasceu no
Rio de Janeiro, a 15 de outubro de 1715, festa de Santa Teresa de Jesus, de
pais profundamente cristãos. Crescendo nesse ambiente de profunda
religiosidade, desde pequena foi favorecida de graças extraordinárias e
tornou-se admirável por suas virtudes e pela vida perfeita que levava na casa
paterna. Jacinta sentiu-se naturalmente inclinada a abraçar a vida religiosa.
Revelou o seu desejo à sua irmã Francisca, e ambas resolveram entrar num
Convento. Não havendo, porém, convento de religiosas, naquele tempo, no Rio de
Janeiro, o padrasto - pois seu pai já havia morrido - requereu a licença de Sua
Majestade D. João V, Rei de Portugal, que benignamente deferiu, a fim de que
Jacinta e sua irmã Francisca fossem para Lisboa e aí escolhessem o Convento e a
Ordem que mais lhes agradasse.
É interessante a observação
da historiadora Leila Mezan Algranti: "Numa colônia de população tão
rala, não havia espaço para a vida contemplativa feminina. Embora a
presença de religiosos homens tenha marcado a colonização desde o início, o
estabelecimento de congregações de mulheres é bem posterior. Mesmo quando a
colonização já ia avançada, nos séculos XVII e XVIII, a Coroa procurou
manter-se fiel à política de incentivo ao casamento, proibindo, sempre que
possível, o surgimento de mosteiros para mulheres, principalmente nas zonas
menos povoadas e pouco desenvolvidas”.
Faltando, contudo, pouco
tempo para seu embarque a Lisboa, um acidente impediu Jacinta de deixar o Rio
de Janeiro. Presa à cama com o quadril fraturado, sem poder andar ou ficar de
pé, Jacinta se viu obrigada então a abandonar seu projeto.
Mais tarde, já se
convalescendo da fratura, Jacinta "um dia, ao descer a ladeira do
Desterro, depois de assistir à Missa que ali era celebrada, teve a FELIZ
INSPIRAÇÃO de escolher naqueles arredores um lugar solitário para aí, com sua
irmã e outras piedosas donzelas, que a quisessem acompanhar, viver debaixo de
uma Regra". Encontrando uma chácara abandonada, conhecida como chácara da
Bica, Jacinta, com o apoio de um tio, conseguiu adquiri-la por preço moderado
e, no dia 27 de março de 1742, acompanhada por seu irmão por
parte de pai, que era sacerdote, e uma criada, deixou a casa paterna e,
"depois de se ter confessado e comungado, ouvido Missa na ermida do
Desterro, foi encerrar-se naquela chácara isolada, com a firme intenção de
nunca mais sair dali". No dia seguinte, Francisca juntava-se a Jacinta. As
duas, com a ajuda do irmão José, improvisaram então, em meio às ruínas da
chácara, um insólito convento, estabelecendo inclusive clausura. Construíram
uma capelinha em honra ao Menino Deus, que ainda hoje existe na Rua Riachuelo,
restaurada pela Sociedade de São Vicente de Paula.
Logo a notícia do
aparecimento da nova casa se difundiu por toda a cidade, causando ótima
impressão na opinião pública, e no poder civil e eclesiástico da Colônia.
Assim, a partir de 1748, outras jovens foram se agregando a elas e, desde
então, Madre Jacinta passou a contar com o apoio e a admiração do governador, o
Conde de Bobadela, Gomes Freire de Andrade, e do Bispo, Dom Frei João da Cruz.
Aconselhada pelo confessor do bispo, Frei Manoel de Jesus, também Carmelita
Descalço, Madre Jacinta resolveu adotar, para regular a vida de sua nascente
comunidade, as Constituições da reforma teresiana, ainda que oficialmente as
donzelas da Chácara da Bica continuassem a ser leigas.
Desejosa de transformar o
recolhimento em Convento Carmelita Descalço, Jacinta pede a autorização e o
apoio do bispo D. Frei João da Cruz que, entusiasmado com a idéia, iniciou os
procedimentos para obter as licenças que deveriam ser dadas por Roma e pela
Coroa portuguesa. Entrementes, permitiu que se recebesse oficialmente
postulantes em seu recolhimento, autorizando que vestissem o hábito carmelitano
depois de cumprido o tempo regular da profissão religiosa. Ao mesmo tempo,
Madre Jacinta, providenciava com o Governador o projeto do edifício que
abrigaria a primeira comunidade carmelitana do Brasil, cuja pedra seria
assentada pelo Bispo, às 15:00 hs do dia 24 de junho de 1750.
O Governador, Gomes Freire
de Andrade, atraído pela fama das virtudes de Madre Jacinta e suas filhas, foi
visitá-las com o Bispo D. Antônio do Desterro e adquiriu-lhes tão grande
estima, que tendo alcançado do Bispo a doação da antiga ermida do Desterro (não
se pode precisar o ano de sua fundação; sabe-se que sua construção data de
1629, no dia 15 de agosto.), que há mais de um século se elevava no outeiro do
mesmo nome (o atual Morro de Santa Teresa), um pouco acima da Chácara, onde
muitas vezes ela tinha ido rezar, edificou ao lado o Convento de Santa Teresa,
à sua custa, segundo o projeto do Brigadeiro José Fernandes Alpoim, indo muitas
vezes inspecionar o andamento da construção.
Antes, porém, que pudesse
encaminhar os pedidos de oficialização do Convento, D. João da Cruz viu-se
obrigado a deixar a Diocese, passando o governo a D. Frei Antônio do Desterro,
franciscano, que orientado por Madre Jacinta e pelo Conde de Bobadela, deu
prosseguimento às gestões de seu antecessor. No momento de pedir autorização
para a fundação de um Convento Carmelita, o fez para um de Clarissas. Ao
saberem disso, quando chegou o Breve Pontifício, em janeiro de 1751, Madre
Jacinta e suas companheiras não o aceitaram, recusando-se a professarem numa
Regra que não condizia com as suas reivindicações.
Sentindo-se traídas, pediram
a intervenção do Conde de Bobadela para que convencesse o Bispo a mudar de
idéia e lhes permitissem professar na Regra que haviam escolhido. Como ele se
mantinha inflexível, Madre Jacinta decidiu resolver pessoalmente a questão,
indo a Lisboa em busca de um novo breve e da licença real.
"Uma teia de intrigas
desencadeou-se a partir da viagem de Madre Jacinta..." Mas depois de
examinar os documentos referentes ao caso e investigar pessoalmente a Madre, o
Padre Col manifestou-se favorável ao seu pedido, julgando-a capaz e bem
intencionada. Entretanto, buscando testar a humildade e obediência da
brasileira, sugeriu ao monarca, em seu parecer, “que lhe fosse vedada a
condição de Fundadora e Priora e que, para o estabelecimento do convento,
fossem enviadas de Portugal carmelitas experientes”. Assim instruído e tendo
entrevistado pessoalmente Madre Jacinta, o rei, D. José I, não apenas expediu o
alvará favorável, como ainda providenciou para que seu representante em Roma,
Antônio Freire de Andrade Encerrabodes, obtivesse a fundação de um convento
segundo a Regra e as Constituições da Reforma Carmelitana de Santa Teresa. Este
foi expedido no dia 22 de dezembro de 1755.
Munida das devidas licenças,
Madre Jacinta retornou ao Brasil, aportando no Rio de Janeiro a 17 de abril de
1756.
Apesar das autorizações, o
Bispo D. Antônio não quis professar canonicamente Madre Jacinta e suas filhas,
indo de encontro às disposições oficiais de Roma e Portugal. Porém, em vista
desta divergência irreconciliável, o Conde de Bobadela achou prudente não
insistir mais, esperando que com o tempo, havia afinal de desaparecer todos os
embaraços. Madre Jacinta, que podia apelar à Corte e à Sé apostólica, resolveu
aceitar o conselho do conde e não insistiu mais no assunto.
Em 1757, concluídas as obras
do edifício do convento, Madre Jacinta e suas filhas ali se recolheram
definitivamente, “vivendo em observância religiosa, seguindo em tudo a Regra e
Constituições da reforma carmelitana...” Em 1767, o Recolhimento de Santa
Teresa contava já com 21 mulheres, número máximo definido pelas Constituições.
Madre Jacinta, findou seus
dias na prática constante das virtudes e no dia 2 de outubro de 1768
morre, aos 52 anos de idade, sem ter podido receber a profissão canônica. Seus
restos mortais são conservados no Convento de Santa Teresa, assim como os do
fundador, Gomes Freire de Andrade, falecido em 1º de janeiro de 1763.
As filhas de Madre Jacinta
continuaram recolhidas em seu Convento, imitando os exemplos de sua admirável
Fundadora, até que após a morte de D. Frei Antônio do Desterro, ocorrida em
1773, o seu sucessor, D. Joaquim Justiniano Mascarenhas Castelo Branco, em
1780, reconheceu oficialmente a clausura e vestiu canonicamente as recolhidas
com o hábito carmelitano. Em seguida, no dia 23 de janeiro de 1781,
finalmente, as filhas de Madre Jacinta professaram os votos religiosos solenes.
Quantos anos de
perseverança! Vinte e cinco anos desde a expedição do Breve Pontifício! O
Convento de Santa Teresa teve a alegria de celebrar os seus 250 anos de
Fundação, no ano Jubilar 2000 do nascimento de Jesus Cristo (1750 - 2000).
1o. Convento Carmelita do Brasil - Rio de Janeiro |
Dona Zeni,mãos uma vez, obrigado. Deus lhe pague.
ResponderExcluirDona Zeni,mãos uma vez, obrigado. Deus lhe pague.
ResponderExcluir* mais (perdoe-me o erro de digitação)
ResponderExcluir* mais (perdoe-me o erro de digitação)
ResponderExcluirO primeiro convento de Carmelitas Descalças foi na Bahia, fundado em 1665.
ResponderExcluirÉ o primeiro convento feminino fundado no Brasil. O convento na Bahia era de Carmelitas Descalços (homens).
ResponderExcluir