terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Nossa Senhora do Divino Pranto

     
     Na comunidade das Irmãs Marcelinas, em Cernusco, na Itália, berço da Congregação, o médico Dr. Bino, no dia 6 de janeiro de 1924, apresenta seu diagnóstico a respeito de uma jovem religiosa enferma, Irmã Elizabeth: “Nada mais posso fazer por ela. A medicina já não tem recursos neste caso”.
     Muito querida por todos, a irmã está cega, debilitada, prostrada por tremendas dores. Muitas vezes, fica durante horas e horas inconsciente. Imersa em dores, o sorriso permanece em seus lábios.
     Às dez e trinta da noite todas dormem na casa religiosa. Na enfermaria, Irmã Elizabeth respira com muita dificuldade. De repente, a religiosa começa a falar. As irmãs presentes escutam atônitas o que ela diz: “Oh! Como a Senhora é boa! Mas eu tenho uma dor tão grande que nem sei oferecer direito a Deus… Reze a Senhora que é tão boa!”.
     As religiosas estão atentas, mas não podem ouvir a resposta da ‘Senhora’ que, no entanto, fala: “Reza! Confia! Espera! Voltarei de 22 para 23 de fevereiro″.
     Em meio ao seu sofrimento, a enferma pensa na dor das outras irmãs enfermas: “Vá falar com Irmã Teresa, Irmã Amália e com Irmã Elisa Antoniani, que há tantos anos está doente!”. A boa ‘Senhora’ sorri e desaparece.
     Na manhã seguinte, as companheiras de quarto comentam: “Ontem, à noite, Irmã Elizabeth não parava de falar, sonhando”. Prontamente ela respondeu: “Não sonhei, falei com aquela ‘Senhora’”. As religiosas sorriem penalizadas. A enfermeira, bondosa e enérgica, repreende a Irmã Elizabeth, dizendo: “Que pode ter visto você, que está cega há um ano? Você sonhou e não invente tolices!”
     A Superiora, Irmã Ermínia Bussola, também tenta convencê-la: “Quero-lhe muito bem e não a engano. Repito que aqui em casa não veio ninguém de fora. Você sonhou”.
     A pobre Superiora por toda a sua vida teve que lamentar-se de sua incredulidade. Foi, ao invés, no plano de Deus, uma das tantas provas que autenticaram a aparição.
     Irmã Elizabeth prossegue tranquila carregando sua cruz.
De 22 para 23…
     Chega fevereiro trazendo neve e frio intenso. A enferma aguarda um novo encontro com a ‘Senhora’ para o dia 2. Não dorme, ouvindo as batidas do relógio e conta as horas. A noite passa sem nenhuma novidade. Vem a manhã do dia 3 e Irmã Elizabeth mal disfarça o choro. A Superiora pergunta-lhe a razão da tristeza. A enferma responde: “Ela não veio… tinha dito de 2 para 3...”. A Superiora fica preocupada com as faculdades mentais de Irmã Elizabeth que piora a cada dia.
     Novamente o médico é chamado. Sua opinião: “Desta vez é o fim. Não há nada mais a fazer. A Irmã tem poucas horas de vida”.
     No dia 22 de fevereiro, na enfermaria, Irmã Gariboldi vela pela agonizante acompanhada de outra religiosa. São vinte e três horas e quarenta e cinco minutos. As duas Irmãs rezam em voz baixa. Pedem misericórdia para a coirmã que sofre tanto. Neste momento, Irmã Elizabeth tem um sobressalto. As Irmãs acodem, pensando que chegou o momento final. Mas, aquela que há quinze dias não fala, grita, agora: “Oh! a ‘senhora’! A ‘senhora’”!
     Trêmula, a Irmã Gariboldi convida a outra Irmã a ajoelhar-se e murmura: “Se for a Senhora, levá-la-á consigo!” Sem nada entender, as duas espectadoras ouvem atentamente: “Oh! a ‘senhora’! De 22 para 23? Pois eu havia entendido de 2 para 3. E era de 22 para 23!…”
     De repente, a Irmã Elizabeth se ergue um pouco mais e sua atitude é de espanto quando diz: “Mas, ‘senhora’… é Nossa Senhora! É Nossa Senhora!” Ela vê que a Virgem traz o Menino Jesus nos braços e Ele está chorando. “Chora por meus pecados? Chora porque não o amei bastante?…”
     As religiosas presentes nada ouvem, mas pressentem que algo extraordinário está ocorrendo. A Senhora responde: “…O Menino chora porque não é bastante amado, procurado, desejado também pelas pessoas que Lhe são consagradas… Tu deves dizer isto!”
A Missão
     Irmã Elizabeth ainda não havia percebido a missão que a Senhora lhe confiava. Ela julga que a Virgem viera levá-la ao Paraíso, no que se equivoca: Maria SSma. quer dar-lhe uma missão.   A Irmã sente que não é capaz de espalhar a mensagem. Acha que ninguém acreditará nela. Por isso, pede que Nossa Senhora lhe dê um sinal. Então, Nossa Senhora com um carinhoso sorriso se inclina levemente e diz: “Devolvo-te a saúde!”, desaparecendo com o Menino Jesus logo em seguida. 
     Alguém se lembra de chamar a Superiora que se levanta, achando que vai encontrar a enferma dando seu último suspiro. Ao invés disso, vê a doente luminosa, de olhos radiantes.
     Irmã Elizabeth corre a abraçar a Superiora, exclamando: “Nossa Senhora curou-me e mandou-me dizer que Jesus chora porque não é bastante amado, procurado, desejado também pelas pessoas que lhe são consagradas!”
     O médico que a acompanhou sempre afirmou: “A cura de Irmã Elizabeth não pode ser explicada pela ciência”. Antes, ateu, converteu-se e tornou-se um cristão fervoroso.
     Mais tarde, conseguida a aprovação da Igreja para este culto de Nossa Senhora, foi modelada uma imagem de acordo com a descrição feita por Irmã Elizabeth.
     Ainda hoje, em Cernusco e em vários países, as Irmãs Marcelinas espalham esta devoção à Virgem Santíssima. A afluência de peregrinações ao local da aparição é grande. A capela já não é suficiente para conter todos aqueles que, cheios de fé, diante da Virgem do Divino Pranto, rezam, confiam e esperam.

Jaculatória: Querido Menino Jesus, amar-Vos-ei muito para enxugar as lágrimas que Vos faz derramar a ingratidão dos homens.

Fontes: Virgem Imaculada; www.adf.org.br/

Um comentário: