segunda-feira, 25 de março de 2019

Beata Michela Ranzi de Vercelli, Agostiniana – 26 de fevereiro


    

     A Beata Michela Ranzi de Vercelli é uma agostiniana que viveu no século XV. Sabemos que pertencia à família Ranzi, uma família que tinha dado à luz os Beatos Cândido e Demóstenes João, Franciscanos, e as Beatas Isabel e Ângela Bartolomea, também agostinianas.
    Sobre a Beata Michela só sabemos que em 1485 foi eleita priora do mosteiro de Santa Maria das Graças ou da Visitação de Vercelli. O mosteiro, que já existia na segunda metade do século XV, abrigara uma comunidade de Clarissas antes de se tornar um cenáculo agostiniano, que manteve sua fisionomia até 1641.
     Em alguns textos, esta beata era lembrada da seguinte maneira: "famosa pela pureza de costume e pela discrição de espírito, amada em sua pátria, admirada por suas coirmãs, elogiada pelos escritores. Seus restos permanecem terra preciosa".
     Aconselhado pela Beata, o Beato Cândido Ranzi (*) se retirava no Sagrado Monte de Varallo para dedicar-se periodicamente à oração e à solidão.
     No texto de Aldo Ponso: "Dois mil anos de santidade no Piemonte e no Vale d’Aosta", é relatado que ela morreu em 1493.
     A Beata Michela Ranzi de Vercelli é comemorada no dia 26 de fevereiro.

O Santuário do Sagrado Monte de Varallo

(*) Beato Candido Ranzi (1456-1515)

     Candido nasceu em Vercelli, era primo do Beato Demostenes Ranzi. Era doutor em direito. Em 1474, o Papa Sisto IV nomeou-o administrador da catedral, mas em 1476 ele renunciou à cátedra e ingressou no convento franciscano. Pregou na Córsega, na Lombardia, em Vercelli. Depois foi a San Giorgio Canavese para auxiliar na construção do convento local. Aconselhado pela Beata Michela, retirava-se frequentemente no Sagrado Monte de Varallo para dedicar-se à oração e à solidão. Faleceu em Valperga no ano 1515. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário