quarta-feira, 27 de março de 2019

Santa Augusta de Serravalle, virgem e mártir – 27 de março

    
     A Vita, ou as "atas" de Santa Augusta, isto é, as informações sobre sua vida e martírio, foram escritas no final do século XVI por Minuccio de Minucci di Serravalle, protonotário apostólico e secretário do Papa Clemente VIII (1592-1605).
     Estas "Atas" foram enviadas aos editores dos volumes "De probatis sanctorum historiis", um estudo hagiográfico feito no século XVI pelo acadêmico alemão Lourenço Surio (1522-1578) e foram incluídos no vol. VII da edição impressa em Colônia, Alemanha. O nome de Augusta está listado no catálogo de santos de Ferrarius, mas não aparece no Martirológio Romano.
     As informações certamente são legendárias, como de fato ocorria com muitos mártires dos primórdios do cristianismo, pois quando muito depois de sua morte as suas relíquias eram encontradas, muitas vezes sua vida era imaginada.
      De acordo com essas "Atas", Augusta era filha de Matruco, um líder pagão alamano que havia conquistado e subjugado os friuli, já cristianizados e que residiam em Serravalle (a atual aldeia antiga da cidade de Vittorio Veneto) e era um ávido inimigo da religião cristã.
     Augusta abraçou secretamente a nova fé. Seu pai enviou espiões para vigiá-la e um dia, quando ele a descobriu rezando, mandou prendê-la e arrancou-lhe todos os dentes. Não querendo de maneira alguma apostatar de sua fé, furioso com a teimosia da filha, Matruco a torturou e terminou decapitando-a em Serravalle, um distrito de Vittorio Veneto, por volta do ano 100. Há, contudo, fontes que colocam a morte de Augusta no século V.
     Seu corpo foi encontrado alguns anos depois enterrado em uma colina com vista para Serravalle, que tomou seu nome; no local, uma igreja dedicada a ela foi construída no século V e era muito frequentada pelos habitantes. O culto a Santa Augusta foi oficializado em 1754.
      A Santa também é conhecida como Augusta di Ceneda (segundo núcleo de Vittorio Veneto, uma cidade aos pés dos pré-Alpes de Belluno, na província de Treviso).
Relicário de Sta. Augusta
     Santa Augusta é representada com os símbolos de seu martírio: uma roda dentada para tortura, os dentes que lhe foram arrancados, a palma da mão. Na colina de Santa Augusta ainda existem os restos do castelo do seu cruel pai, Matruco, e da grande igreja dedicada a ela.
     Todo ano, em agosto, há uma tradição de fazer uma festa em homenagem à santa na cidade de Braço do Norte (em Santa Catarina), onde há uma pequena igreja com sua imagem.
     Em 22 de agosto na comunidade de Santa Augusta, município de Criciúma no Estado de Santa Catarina anualmente também celebra-se esta Santa com missa na capela que leva seu nome, pertencente a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe do bairro Boa Vista.
     O nome Augusto/a significa "consagrado/a"; foi dado a várias cidades para homenagear o imperador romano Augusto, tais como: Augusta Praetoria (Aosta), Augusta Taurinorum (Turim); Augusta Treverorum (Trier), etc. Além disso, temos Augusta na província de Siracusa, a capital do Maine nos EUA, Augusta na Geórgia, Augsburg, uma importante cidade alemã.

Guia de Peregrinação ao Santuário de Serravalle, Itália

11 comentários:

  1. Como faço para ter uma imagem da santa augusta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me chamo Augusta,e gostaria de pedir a Santa Augusta pra interceder pela minha família diante do Divino Pai Eterno ,Pela nossa saúde

      Excluir
  2. quero pedir a Santa Augusta que interceda junto ao pai nosso senhor Jesus Cristo pela saúde de minha mãe Augusta couto de souza ,para mim que tenho profunda depressão e saúde de minhas filhas Bárbara e Beatriz é meu esposo Mauro amem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus é Pai. Tu já recebeste a cura
      Acredite e tenha Fé com a intercessão da Virgem Maria

      Excluir
  3. Minha mãe quer muito uma imagem da Santa, como é onde tem para vender?

    ResponderExcluir
  4. Minha mãe gostaria muito de comprar uma imagem de Santa Augusta, como Fasso para comprar uma pra ela?

    ResponderExcluir
  5. Chamo-me Augusta, antes, procurava se exustia uma Santa que se chamasse Augusta, e quando encontrei finalmente que existe, o meu coração ficou cheia e louvo a Deus por isso, porque afinal tenho uma Santa do meu nome.Peço a Deus pela Sua intercessão para a minha vida....z🙏🙏♥️♥️

    ResponderExcluir
  6. Santa Augusta rogai por nós e pelos dentes de meu Neto que eu creio que pela intercessão de Santa Augusta não vai precisar de aparelho obrigada santa Augusta em nome de nosso senhor amém 🙌

    ResponderExcluir
  7. Moro em Erechim RS.Na minha comunidade a padroeira é Santa Augusta.E venerada desde 1965.Temos registros que comprovam. Sempre no fim de agosto celebramos sua festa.

    ResponderExcluir