sábado, 9 de março de 2019

Nossa Senhora da Piedade de Sielenbach – 9 de março

  


     Nossa Senhora da Piedade, entalhada em 1600, foi colocada em uma capela. No ano de 1632, durante a guerra dos 30 anos, soldados suecos protestantes queimaram a capela e jogaram a imagem no pântano.
     Um pastor do vilarejo de Sielenbach (Alemanha) a encontrou parcialmente queimada e deteriorada. Ele a colocou na parte oca de uma pereira. A peregrinação mariana teve início após duas curas milagrosas em 1659 e 1660, ocorridas diante da Pietà colocada no oco da pereira. Muitos ex votos fornecem informações sobre graças recebidas ali desde então. Ainda hoje uma parte do tronco da pereira pode ser vista no altar-mor.

Igreja e Mosteiro de Maria Birnbaum
     Para dar a esta imagem milagrosa um cenário digno, Philipp Jakob von Kaltenthal, comandante da Ordem Teutônica no vizinho distrito de Blumenthal, ergueu, entre 1661 e 1668, o antigo edifício barroco em torno da pereira, que lembra uma igreja russa, projetado por Constantin Pader. A igreja foi dedicada às Sete Dores de Maria Santíssima. A imagem está localizada no altar-mor.
     A igreja de peregrinação de “Nossa Senhora na pereira" (Maria Birnbaum) é a primeira igreja no norte dos Alpes com cúpula lembrando edifícios bizantinos, mas a influência italiana na construção do santuário e do mosteiro teve um papel importante.
     Inicialmente, a igreja era cuidada pelos pastores de Sielenbach e Klingen. De 1670 até a sua secularização a Ordem Teutônica assumiu o cuidado pastoral.
     No século 18 começou um declínio na peregrinação. A fim de proteger a igreja da demolição, em 1803 os agricultores da região pagaram os custos de manutenção até a comunidade de Sielenbach comprar a igreja. De 1867 a 1984, um ramo dos capuchinhos supervisionou a peregrinação no mosteiro de Maria Birnbaum.
     Após 14 anos sob administração da paróquia, em 1998 a Ordem Teutônica retornou a Maria Birnbaum. O edifício do convento foi restaurado e construiu-se um restaurante para os peregrinos e uma loja do mosteiro para reavivar novamente a peregrinação. Em 2001 o noviciado da província dos irmãos alemães foi transferido para Maria Birnbaum.
Parte do tronco da pereira que abrigou a imagem

Altar mor


Nenhum comentário:

Postar um comentário