terça-feira, 30 de abril de 2019

30 de abril - Instituição da Festa da Divina Misericórdia e canonização de Santa Faustina

    


     Em 30 de abril do ano 2000, há 19 anos, João Paulo II celebrava a canonização da Beata Maria Faustina Kowalska. Durante a celebração, olhando para o futuro da Igreja e da humanidade, o Papa João Paulo II afirmou: “a luz da misericórdia divina, que o Senhor quis como que entregar de novo ao mundo através da Irmã Faustina, iluminará o caminho dos homens do terceiro milênio”.
     Naquela mesma data ele instituiu a Festa da Divina Misericórdia, um momento muito aguardado por toda a Igreja e pelos devotos da Divina Misericórdia. A expectativa crescia na medida em que os fiéis em todo o mundo tomavam consciência do quanto o mundo tem necessidade da Misericórdia Divina.
     Em 1980 o Papa João Paulo II publicou a encíclica Dives in Misericordia (Deus, Rico em Misericórdia) dedicada exclusivamente à Divina Misericórdia. Nela, ele incentiva: “Em nenhum momento e em nenhum período da história – especialmente numa época tão crítica como a nossa – a Igreja pode esquecer a oração, que é o grito de apelo à Misericórdia de Deus perante as múltiplas formas de mal que pesam sobre a humanidade e a ameaçam…Quanto mais a consciência humana, sucumbindo à secularização, perder o sentido do significado próprio da palavra ‘misericórdia’ e quanto mais, afastando-se de Deus, se afastar do mistério da misericórdia, tanto mais a Igreja terá o direito e o dever de fazer apelo ao Deus da Misericórdia com grande clamor“ (DM 15).



Diário de Santa Faustina – 205

     Ressurreição. Hoje, durante a Missa da Ressurreição, vi a Nosso Senhor numa grande claridade; Ele se aproximou de mim e disse: “A paz esteja convosco, Minhas filhas”, e ergueu a mão num gesto de bênção. As Chagas das mãos e dos pés e do lado eram visíveis e brilhavam. Então olhou para mim com tanta clemência e amor que a minha alma mergulhou toda Nele - e disse-me: “Participastes muito da Minha Paixão, por isso faço com que tenhas também uma grande participação na Minha glória e alegria”. Toda a Missa da Ressurreição não me pareceu mais que um só minuto. Um extraordinário recolhimento me envolveu e durou a Páscoa toda. A bondade de Jesus é tão grande, que não é possível expressá-la em palavras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário