quarta-feira, 17 de abril de 2019

Princesa Adele Amalie Gallitzin – 17 de abril


     A Princesa Adele Amalie Gallitzin nasceu em Berlim, em 28 de agosto de 1748; faleceu em Angelmodde, perto de Münster, Westphalia, a 17 de abril de 1806. Ela era filha do general prussiano Conde von Schmettau e foi educada na fé católica, embora logo se tenha afastado de sua religião. Em 1768, ela se casou com o príncipe russo Dimitry Alexejewitsch Gallitzin, que estava sob as ordens do embaixador de Catarina II em Paris, Turim e Haia. Em cada uma dessas capitais, a princesa, graças à sua beleza e suas qualidades eminentes de mente e coração, desempenhou um papel brilhante.
      Com a idade de vinte e quatro anos, ela abandonou a sociedade de repente e se dedicou à educação de seus filhos. Ela aplicou-se assiduamente ao estudo da matemática, da filologia clássica e da filosofia sob o notável filósofo Franz Hemsterhuis, que acendeu seu entusiasmo pelo idealismo socrático-platônico, e mais tarde sob o nome de “Diokles” dedicou-lhe o “Diotima”, famoso “Lettres sur l'atheisme”.
     A reforma educacional introduzida por Franz v. Furstenberg, Vigário Geral de Münster, induziu-a a morar na capital da Vestefália. Ali ela logo se tornou o centro de um grupo de intelectuais liderados por Furstenberg. Este círculo também incluía os professores de ginásio (que ela incitou ao estudo mais profundo de Platão), Overberg, o reformador da educação escolar popular, Clemens Augustus von Droste-Vischering, o Conde Leopold von Stolberg, o profundo filósofo Hamann, que foi enterrado em seu jardim. O poeta Cláudio do "Bote das Varinhas" também era um visitante familiar, e Goethe mencionava que eram as horas que ele passava nesse círculo as suas mais agradáveis ​​recordações. A leitura da Sagrada Escritura, necessária para a educação religiosa de seus filhos, e seu constante intercâmbio com nobres almas católicas, levou-a a retornar às convicções religiosas.
A Princesa em 1800 recebendo um casal recém convertido
      Em 28 de agosto de 1786, por insistência de Overberg, ela se aproximou do tribunal de penitência pela primeira vez em muitos anos. Logo depois ela fez deste padre zeloso seu capelão. Sob sua influência, ela sofreu uma mudança completa que afetou todo o seu relacionamento. Sua vida religiosa adquiriu um crescimento maior e produziu o fruto mais admirável. Ela se tornou o centro da atividade católica em Münster. Naqueles tempos revolucionários e sem Deus, ela previa a disseminação de escritos religiosos, dava apoio à fé religiosa de muitos de seus amigos e induzia outros, entre eles o Conde Stolberg, a fazer as pazes com a Igreja.
     Sua gentil caridade amenizou a angústia de muitos, e pronta e generosamente auxiliou padres pobres e destituídos. Para círculos extensos, ela era um modelo de vida religiosa, e sua atividade social era, para muitos, uma bênção providencial. Partes de sua correspondência e diário foram publicadas por Scheuter (Münster, 1874-76) em três partes. Esta senhora admirável foi a mãe do conhecido missionário americano Príncipe Demetrius Gallitzin (*).
 
Túmulo da Princesa
PATRICIUS SCHLAGER (Catholic Encyclopedia)

(*)     O príncipe Demetrius Augustine Gallitzin era um emigrado aristocrata russo e sacerdote católico conhecido como O Apóstolo dos Alleghenies. Desde 2005, existe a possibilidade de sua canonização pela Igreja Católica. 

    Tendo crescido como um ateu, após a conversão de sua mãe, o Príncipe Demetrius estudou sistemas religiosos para ver se algum lhe convinha. Como resultado, ele concluiu que o Catolicismo Romano era o único caminho para a salvação e se tornou católico.
     Ele viajou então para o recém-formado EUA para estudar engenharia, e para sua alegria encontrou vários católicos. Determinado a construir a Igreja, ainda que contra os desejos de seus parentes ortodoxos, ele ingressou no seminário e foi ordenado em 1795.
     Em 1799 ele se tornou pároco de uma freguesia de uma dezena de membros em Pennsylvania. Ele trabalhou incansavelmente para trazer o Catolicismo para os pioneiros do Centro Sul da Pennsylvania. Herdeiro de uma das maiores fortunas da Europa, ele comprou terras para católicos e financiou muitas novas e crescentes paróquias.
     Conhecido como “O Apóstolo dos Alleghenies”, sua responsabilidade cresceu para 10 mil membros numa área que incluía as dioceses de Altoona/Johnstown.
     Quarenta e um anos após iniciar seu trabalho na América, ele faleceu num Domingo de Páscoa, dia 6 de maio de 1840. Em todos esses anos ele jamais tomou um centavo de seu salário, embora a Rússia tenha confiscado muito da sua fortuna porque ele se converteu ao Catolicismo.
     As dioceses de Altoona/Johnstown esperam e rezam para que um dia seu Príncipe Demetrius seja canonizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário