quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria no Templo – 21 de novembro

    
     Na festa da Apresentação da Virgem Maria celebramos o fato de que os pais de Nossa Senhora a levaram para o Templo aos três anos de idade e Ela iria morar lá por um longo período como virgem consagrada, onde Ela poderia contemplar exclusivamente a Deus.
     Há uma beleza especial nesta festa, uma vez que destaca o fato de que Nossa Senhora ter sido escolhida antes mesmo do novo tempo começar. Ela é chamada de Raiz de Jesse (Isaías, 11:1) da qual Nosso Senhor Jesus Cristo nasceria.
     Ela é apresentada à sinagoga, a instituição encarregada de manter essa promessa. Assim, a sinagoga recebe Nossa Senhora como um primeiro passo. Neste ato, as esperanças das idades logo seriam cumpridas.
     Nossa Senhora, uma alma supremamente santa, é recebida no Templo e entrou ao serviço de Deus. Apesar da corrupção da nação de Israel e da transformação do Templo em um antro dos fariseus, uma luz incomparável apareceu: a santidade de Nossa Senhora.
     Sem saber, Nossa Senhora começou a se preparar para se tornar a Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo. Em uma atmosfera de graça no Templo, ela foi separada de todos para servir a Deus.
     Ela aumentou seu amor por Deus até formar o desejo ardente pela iminente vinda do Messias e pedia a Deus para ter a honra de ser a serva de Sua Mãe. Ela não sabia que era a escolhida para esta honra. É por isso que Ela ficou perplexa quando o Arcanjo Gabriel cumprimentou-a para pedir sua permissão para a Encarnação.
     A magnífica preparação de Nossa Senhora para ser a Mãe de Jesus Cristo começou com sua Apresentação no Templo, uma festa que a Igreja celebra em 21 de novembro.
     É apropriado que peçamos a Nossa Senhora neste dia que Ela nos prepare com o melhor da doutrina católica para servir a Deus por meio dEla.
     Devemos apresentar-nos perante Nossa Senhora, pedindo-lhe que nos ajude a assumir a tarefa da nossa santificação, como o Espírito Santo fez com Ela no Templo de Jerusalém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário