domingo, 24 de novembro de 2019

Santa Gioconda Virgem, venerada em Reggio Emilia – 25 de novembro

    
Fachada da Igreja de São Próspero

     Na diocese de Reggio Emilia, lembramos a virgem Santa Gioconda, que viveu no século V. Na tradição local, acredita-se que a santa foi discípula do bispo Próspero, que no século V governou o destino da diocese por mais de 22 anos.
     Não temos documentação histórica sobre esta santa, mesmo que a tradição nos diga que ela cresceu na escola do bispo patrono da diocese e que ele próprio a teria consagrado ao Senhor.
     O culto de Santa Gioconda se estendeu a toda a cidade de Reggio e a toda a diocese por volta do ano 1030, embora em alguns textos seja mencionado que suas relíquias foram encontradas juntamente com as de São Venerio e de São Próspero no ano 1144.
     Segundo a tradição, argumenta-se que a origem espanhola do bispo pode ser atribuída à mesma Gioconda.
     Na última revisão diocesana, que remonta a 1989, é proposta na memória da santa uma meditação de uma passagem da Exortação Apostólica sobre a alegria cristã de autoria de Paulo VI.
     Em 1989, o corpo da santa, que é preservado e venerado na igreja da cidade dos santos Pedro, apóstolo, e Próspero, bispo, foi submetido a uma investigação científica para verificar sua autenticidade. De fato, as antigas urnas que continham os restos mortais da virgem Santa Gioconda, do eremita São Venerio e do bispo Beato Tomas, anteriormente enterradas sob o altar da igreja de São Pedro, estavam sem lacre no palácio do bispo.
     Uma estátua representando Santa Gioconda é encontrada na fachada da Igreja de São Próspero e no transepto no final da nave da Igreja de São Pedro, podemos admirar Nossa Senhora do Lírio, tendo aos seus pés os olhares e os gestos dos personagens no primeiro planos que, São Pedro e Santa Gioconda, que se voltam para a Virgem, com anjos em voo que cercam e parecem sustentar o quadro com Nossa Senhora e o Menino.
     Finalmente, no santuário de Ghiara, há uma imagem de Santa Gioconda no tambor da cúpula central.
     A festa de Santa Gioconda, na própria diocese, foi fixada para 25 de novembro.

Fonte: www.santiebeati.it/


Gioconda é um nome feminino de origem italiana, derivado da palavra gioconda, que significa literalmente “sorridente”, na tradução para o português. Os etimologistas acreditam que este nome tenha se originado a partir do latim jucundus, que quer dizer “agradável” ou “encantador”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário