sábado, 28 de dezembro de 2019

Venerável Leonor de Santa Maria OCampo, OP – 28 de dezembro

    
     Nasceu no dia da Assunção da Virgem de 1841. Seu nome batismal era Isora.  Ela viveu no final do século XIX, de nacionalidade argentina, e deu sua vida no Mosteiro Dominicano de Santa Catarina de Siena, Córdoba (Argentina).
     Uma história surpreendente, fora do comum já desde sua infância: visões, sonhos significativos, perseguições... toda uma série de eventos muito dolorosos que foram esculpindo sua história de fidelidade, pois o fio condutor de todos esses fenômenos extraordinários resultou numa resposta fiel, generosa e corajosa a tudo quanto ela pensava ser a vontade de Deus.
     De acordo com seus biógrafos, havia dois mundos nela: o mundo externo, com suas contínuas noites tempestuosas; seu mundo interior: união com Deus, oração intensa e contínua e firme perseverança naquilo que Deus lhe pedia.
     Ela mesma descreve os benefícios do Senhor, contando: "Ele me demostrava com diferentes sinais e provações que Ele me queria para Ele..." E acrescenta que "acima de todas as graças recebidas era a presença contínua de Deus... Mesmo que meu corpo estivesse em outro lugar, minha vontade e mente estavam em Deu".
     Isora viveu uma busca constante, com uma tensão em relação ao seu futuro: a vida religiosa. Ela alcançou seu desejo e após as etapas do tempo de formação da época, ela pode fazer sua profissão solene em julho de 1870.
     Também na vida religiosa ela encontrou dificuldades, provações, humilhações, bem como graças místicas que ela manifestava ao seu confessor com grande simplicidade. Com uma linguagem simples e acessível, oferece-nos princípios de discernimento espiritual, que aprofunda como se tivesse conhecimento de Teologia, como atestado por seus biógrafos.
     Suas experiências místicas se alternavam com provações da alma, noites muito escuras, tentações. Ela era uma especialista em humildade, ao ponto tão difícil como é se alegrar com o desprezo. E heroicamente praticava virtudes como mansidão, obediência, sacrifício. E tudo isso com a alegria do Espírito que encorajava sua vida.
     Cheia de problemas de saúde, tentou seguir a comunidade até o fim. Ela morreu em 28 de dezembro de 1900.

Fonte: Sua biografia: "Soror Leonor de Santa Maria O Campo: Todo Deus" encoraja-nos a louvar ao Senhor pelas maravilhas que Ele pode fazer em seus santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário