segunda-feira, 23 de março de 2020

Beata Anunciada Cocchetti, Virgem e Fundadora – 23 de março

     

    Fundadora das Irmãs de Santa Doroteia de Cemmo, Anunciada Cocchetti nasceu em Rovato (Brescia) no dia 9 de maio de 1800; aos sete anos ficou órfã e foi a avó paterna quem cuidou dela, não deixando faltar-lhe amor e carinho, educando-a para altos ideais.
     Foram seus diretores e guia espirituais no crescimento humano e cristão os padres da paróquia e em particular o Pe. Luca Passi. Aos 17 anos Anunciada abriu uma escola para meninas pobres da cidade em sua casa. Aos 22 anos formou-se professora tornando-se a primeira professora de Rovato. Naquele tempo teve oportunidade de conhecer Santa Madalena de Canossa, com a intenção de realizar a ideia de abrir uma casa de sua congregação na área de Brescia. Madalena intuiu que a jovem Anunciada estava destinada a um caminho diferente e lhe predisse.
     Em 1824, quando Anunciada tinha 24 anos, sua avó morreu e o tio Carlos, tutor dos outros três irmãos órfãos, um homem de negócios e de política, quis que Anunciada também se juntasse a ele em Milão, onde permaneceu por seis anos, cultivando a ideia de um bom casamento para ela, procurando assim dissuadi-la de suas inclinações religiosas.
     Mas Anunciada, ganhando novas experiências, não renunciou à sua vocação que era cada vez mais evidente, uma vez que ela foi convidada por Santa Madalena de Canossa para ingressar entre suas filhas.
     Em 1831, ela deixou Milão e foi para Cemmo em Valcamonica, então pequena e desconhecida região, sempre seguindo a orientação do Pe. Luca Passi. Ali havia uma escola aberta pela nobre Ermínia Panzerini que, desde 1821, com algumas mulheres piedosas, dirigia no espírito da Obra de Santa Doroteia, mas a instituição não teve sucesso.
     Anunciada Cocchetti se dispôs a ajudar a Sra. Panzerini como professora, aumentando as iniciativas escolares e de assistência às jovens.
     Ela se tornou uma fiel colaboradora e durante 10 anos foi obediente e diligente junto a diretora da escola, que amou e estimou, apesar das profundas diferenças de temperamento e mentalidade; tornou-se mãe e mestra de todas as meninas do vale, desejosas de instrução e de educação.
      Em 1842, a Sra. Panzerini morreu e ela se sentiu livre para a vida religiosa; se mudou para Veneza vestindo o hábito religioso das Irmãs de Santa Doroteia, recém-fundado pelo Pe. Luca Passi; em outubro do mesmo ano ela voltou para Cemmo com outras duas religiosas praticamente fundando o Instituto, proferindo os votos religiosos em 1843.
     Por 40 anos, ela foi a apóstola de Valcamonica, uma mulher de grande espiritualidade prática e forte, de sublime espírito de oração, de piedade eucarística e zelo pela salvação da juventude.
     Todos os domingos, qualquer que fosse o tempo, Madre Anunciada visitava a pé as paróquias das regiões vizinhas: esperavam-na as animadoras da Obra de Santa Doroteia e, todas juntas, colaboravam ativamente no apostolado das paróquias.
     Embora trabalhando no espírito da Obra de Santa Doroteia, da qual foi convicta apóstola em todo o Vale, imprimiu em seu instituto uma fisionomia própria, instituindo, desde 1853, em Cemmo, um noviciado próprio, desenvolvendo-o de forma independente e difundindo-o até mesmo fora da Itália.
     Às suas filhas deixou o exemplo de uma vida cheia de fé viva, de oração, de zelo operoso, dizendo-lhes: “Amai-vos como boas irmãs... tornai-vos santas, trabalhando muito bem com as jovens a vos confiadas".
     Madre Anunciada faleceu aos 82 anos, no dia 23 de março de 1882; seu corpo descansa desde 1951 em Cemmo, na casa santificada pela sua presença.
     Ela foi beatificada pelo Papa João Paulo II, em 21 de abril de 1991.

Postado neste blog em 22 de março de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário