quarta-feira, 18 de março de 2020

São José, Modelo do Pai de Família - 19 de março


     

       Hoje celebramos a festa de São José, esposo da Virgem Maria e pai adotivo de Jesus.
     Seu culto se espalhou para o Ocidente já no século XI, mas foi só no século XV que o Papa Sisto IV introduziu oficialmente sua festa em 19 de março.
     José era um descendente distante de Abraão e do Rei Davi. Apesar dessas origens reais, sabe-se que ele era um artesão; encontramos o termo "carpinteiro", mas seria para ser tomado no sentido mais amplo, ou seja, o trabalho de diferentes metais, pedra, madeira, até mesmo obras de alvenaria e arquitetura.
     O termo usado nos textos é 'tekton', também abrangeria a noção de habilidade e sabedoria, com profundo conhecimento técnico. Na época, a excelência no artesanato era rara.
     Os Evangelhos dão muito pouca informação sobre José.
     “Era um justo” de acordo com o Evangelho de São Mateus (Capítulo 1, versículo 19). Na Bíblia, justiça é sinônimo de santidade. Ele é retratado como um homem gentil e fiel, dedicado e cheio de bondade, silencioso (em nenhum momento sua palavra é mencionada nos textos), simples e modesto, trabalhador e corajoso.
     Ele foi avisado por um anjo sobre a missão que Deus lhe confiava: a de ser o esposo da Virgem Maria e o protetor da Sagrada Família, o pai e formador de Jesus. Deus confiou a ele suas posses mais preciosas, seu Filho e a Mãe virginal deste.
     A cada aparição do Anjo em seus sonhos, era informado sobre a vinda de Maria; recebia a ordem para fugir para o Egito ou para voltar para a Palestina; José sempre respondeu com fé e obediência, sem procrastinar. Ele estava pronto para fazer todos os sacrifícios para cumprir a vontade de Deus e proteger a Sagrada Família.
     Todos os dias ele realizava seus deveres com grande amor e simplicidade.
     São José é um grande protetor para quem o invoca.
     Santa Teresa de Ávila tinha uma grande devoção a São José; segundo ela ele favorece singularmente o progresso espiritual das almas que a ele se recomendam, e ela dirigiu a ele muitas orações.
     “Deus, que conduzis todas as coisas sabiamente por caminhos que não são os nossos, Vós pedistes a José, o carpinteiro de Nazaré, para se casar com a mãe de vosso Filho. Fazei com que nos colocando aqui na terra sob sua proteção, tenhamos a ele como um intercessor no céu. Por Jesus Cristo, vosso Filho, nosso Senhor. Amém”.
     São José é um modelo para todos os pais, sejam eles biológicos ou espirituais.
     “Para a multidão e para seus discípulos, Jesus declara: Vós só tendes um Pai. Há, de fato, apenas a paternidade de Deus, o Pai, o único Criador do mundo visível e invisível. No entanto, ao homem, criado à imagem de Deus, foi dado participar da paternidade única de Deus. São José ilustra isto de forma marcante, já que é pai sem ter exercido a paternidade carnal. Ele não é o pai biológico de Jesus, de quem só Deus é o Pai, e ainda assim exercerá a paternidade plena. Ser pai é acima de tudo ser um servo da vida e do crescimento. São José demonstrou grande dedicação nesse sentido. Por Cristo, ele experimentou perseguição, exílio e a pobreza resultante...”.
     Assim, embora José não fosse o pai carnal de Jesus, exerceu plenamente nEle sua missão como educador: ele “tinha a alta tarefa de criar, ou seja, alimentar Jesus, vesti-Lo e ensinar-Lhe a Lei e um ofício, de acordo com os deveres de pai”.
     Maria também o chamou de "pai".
     São José é um exemplo para todos. Ele aceitou tudo: a paternidade e o mistério. Enfrentou silenciosamente, com devoção e humildade, as provações da vida e a pesada missão que lhe foi confiada, a despeito das dificuldades, das incompreensões, dos sacrifícios.
     Que São José nos guie e dê a força e a sabedoria em todas as fases de nossa vida.


Oração a São José pelos Pais da Família

     São José, Deus Pai encheu vosso coração de uma sabedoria e de um afeto paterno incomparáveis. Pois era para torná-lo capaz de cumprir o encargo de um verdadeiro pai para o Filho de Deus.
- procurou o primeiro refúgio para ele.
- construiu uma casa para ele.
- O salvou da mão de Herodes,
- O levou para o Egito,
- O trouxe de volta para Israel,
- trabalhou para Ele,
- O protegeu, guiou, introduziu no vosso trabalho de carpinteiro.
     Quem descreverá vossa paternidade? Tenha misericórdia de todos os pais do mundo, para que eles possam ver o grande significado da paternidade e aprender a honrar e amar o próprio Jesus em seus filhos.
     Assim seja.


Nenhum comentário:

Postar um comentário