quinta-feira, 4 de junho de 2020

Santa Blandina e companheiros, Mártires de Lyon - 2 de junho

     

     O Martirológio Romano recorda no dia 2 de junho um grupo de 48 mártires mortos mais ou menos ao mesmo tempo em ódio à fé cristã, seja em Lyon ou em Vienne, mas que são chamados normalmente de Mártires de Lyon.
     Seu glorioso martírio é narrado por testemunhas da época, absolutamente confiáveis; a história completa está contida em uma carta que a Igreja da Gália enviou, logo após os eventos, à Igreja de Smyrna, aos cristãos da Ásia e da Frígia, e que o historiador Eusébio de Cesareia incluiu integralmente em sua "História Eclesiástica", que chegou assim até nós.
     O referido grupo é liderado por São Potino, Bispo nonagenário, e o segundo nome é o de Blandina, que era uma escrava cristã que foi presa juntamente com sua senhora. Blandina era originária da Ásia Menor, mais especificamente a região central da atual Turquia. Apesar dos temores que os outros cristãos alimentavam com relação à sua fidelidade na fé, ela mostrou uma firmeza bastante extraordinária ao enfrentar o martírio, em que não lhe foi poupada a crueldade.
     O povo na região de Gaul nunca tinha visto tal coragem. O povo acompanhou de perto o grito vitorioso da jovem escrava mesmo no meio de sua dor e sofrimento: “Eu sou uma cristã e não há nada que me faça voltar atrás”. Mesmo que a multidão detestasse os cristãos, tiveram que admitir que nunca uma mulher resistiu a tanto sofrimento e torturas terríveis.
     Era o ano 177 em Lyon, Gaul (França). O cristianismo tinha vindo primeiramente a Lyon há 25 anos pelo apostolado de São Policarpo de Smyrna (Turquia) que tinha enviado Potino como missionário a Gaul. Potino tinha estabelecido diligentemente a Igreja de Cristo em Lyon e em Vienne. Enquanto a Igreja cresceu, a resistência espiritual começou a se manifestar, e a perseguição aos cristãos começou.
     Os cristãos foram excluídos dos negócios e de suas casas. Passaram por todos os tipos do humilhações e de ferimentos. O povo tinha autorização para bater, apedrejar e roubar os cristãos. Quando os fiéis eram presos e examinados pelas autoridades da cidade, confessavam corajosamente sua aliança com Cristo.
     Ansiosos demais para esperar a chegada do juiz à região, alguns dos moradores da região planejaram toda sorte de falsas acusações aos cristãos tais como canibalismo, incesto, e outras práticas demoníacas.
     Era um feriado para comemorar o dia da grandiosidade de Roma e do imperador; o juiz esperou mostrar seu patriotismo patrocinando o lazer para a cidade inteira. Era caro empregar gladiadores, lutadores e arqueiros. Seria muito mais barato torturar estes cristãos como parte do lazer do feriado!
     Os cristãos foram confinados na parte mais escura e mais terrível da prisão; muitos deles morreram sufocados. Alguns foram e acorrentados em uma grade sobre carvões ardentes. Um exemplo deste instrumento de tortura pode ser visto ainda hoje no museu de arqueologia em Lyon.
     Parecia impossível que alguém pudesse viver sendo torturado tão cruelmente, contudo o ungido do Senhor, Potino exortava e incentivava a fé dos prisioneiros. São Potino, após completar 92 anos em Lyon, morreu na prisão dois dias após sua tortura.
Anfiteatro Trois Gaules
     Sanctus, um diácono de Vienne esteve firme em sua fé, mesmo depois que as placas quentes foram prensadas às partes mais macias de seu corpo. Era “um exemplo para os outros, mostrando que nada é temível onde está o amor do Pai, e nada é doloroso onde há a Glória de Cristo”.
     Após ter resistido à tortura, alguns dos cristãos foram levados a um campo onde as bestas selvagens os devoravam para “lazer” da multidão. Entre o grupo estava a jovem escrava Blandina, que já tinha resistido a torturas e crueldades inimagináveis.
     Ela foi conduzida inicialmente ao anfiteatro Trois Gaules, que ainda existe na cidade de Lyon, França, e foi pendurada em um poste em forma de cruz; ela rezou em voz alta e as feras não a atacaram. Quando a olharam lembraram de Cristo que havia sido crucificado por eles e todos os que sofressem para a glória de Cristo. Nenhuma das bestas havia tocado em Blandina. Os cristãos acreditavam que Deus a tinha preservado para outras lutas, para que sua vitória sobre as forças espirituais do mal fosse ainda maior.
     No último dia das competições, Blandina foi trazida outra vez com Pontico, um menino de aproximadamente 15 anos. Eles eram trazidos para testemunhar os sofrimentos de outros, para impressionados negar sua fé e jurar por ídolos. Pontico morreu primeiro não negando sua fé, e Blandina permaneceu firme. Ela foi muito inspirada por uma visão que o viu ir antes dela a Jesus. Agora estava pronta.
     Ficando sozinha, caiu sobre ela a ferocidade pagã: desnuda e coberta com uma rede foi exposta às vaias dos espectadores e à fúria de um touro, que a golpeou com os chifres, jogou-a para o ar várias vezes e, finalmente, foi morta pela espada. Os pagãos mesmos declararam que jamais uma mulher sofrera tantos e tão duros tormentos. Ela enfrentou sua morte regozijando como se sendo chamada a uma festa das bestas selvagens.
     Depois que os corpos das vítimas foram expostos por seis dias, foram queimados e as cinzas jogadas no rio de Rhone. Os corpos daqueles que tinham sido sufocados na prisão foram jogados para os cães, e guardas foram enviados para impedir que os cristãos restantes os enterrassem; o que os pagãos não conseguiram foi matar a esperança da ressurreição para os cristãos.
     Santa Blandina, escrava na vida, mas mártir heroica e gloriosa na morte, é representada na arte, ao longo dos séculos, com os atributos de seu suplício: a rede, o touro, a grelha e o leão. Blandina é a santa padroeira da cidade de Lyon. É também, com Santa Marta, padroeira das empregadas. Ela é comemorada dia 2 de junho junto com os outros mártires de Lyon.
* * *
     Essa jovem escrava foi dos primeiros mártires de nosso belo país - no anfiteatro de Trois Gaules, em 177. A história do Cristianismo na Gália é muito mais antiga, mas esse martírio é o primeiro que a história reteve.
     Costumo pensar na desproporção entre a fragilidade dessa pequena escrava e os frutos que ela produziu: acho que essa jovem "que não era nada", foi uma entre aqueles que derrubaram o todo-poderoso império pagão de Roma. Sobre as ruínas deste grande império, nasceu a França, que se tornaria, alguns séculos depois, a primeira nação batizada na fé do Concílio de Nicéia. Se falo de Santa Blandina, não é apenas por piedade filial, mas também porque o martírio dela é uma grande lição "política".
     Estamos tão gangrenados pela mitologia democrática que faz com que tudo dependa (até a própria verdade!) do número, e facilmente tendemos a acreditar que a pequena minoria de católicos praticantes, que somos agora na França, não pode fazer nada. Olhemos para Santa Blandina e veremos que isso é perfeitamente falso. Sim, somos muito fracos. Mas, se Cristo realmente reina sobre nós, podemos derrubar o Moloch pós-moderno, como a pequena Santa de Lyon derrubou o Moloch antigo.
Guillaume de Thieulloy, directeur du Salon beige
Nossa Senhora de Fourvière, Lyon
 
Bairro Croix Rousse, Lyon
Etimologia: Blandina, diminutivo de Blanda, do latim Blandus = branda, suave, meiga.

Fontes:
Bibliografia: Acta SS., junho, I, 161 sqq.; ALLARD, Histoire des persécutions 
(Paris, 1892), I, 397 ss.
Fontes: Kirsch, Johann Peter. "St. Blandina". A Enciclopédia Católica. Vol. 2. Nova Iorque: Robert Appleton Company, 1907. 22 de dezembro. 2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário