sábado, 10 de novembro de 2012

Santa Marina de Omura, Virgem e Mártir - 11 de novembro

     Marina era originária de Omura, nas proximidades de Nagasaki, Japão. Em 1626 Marina, ainda muito jovem, ingressou na Ordem Terceira Dominicana, emitindo os votos religiosos de forma privada, sendo de grande ajuda para os missionários.
     Os dados sobre o nascimento, batismo e família desta insigne mártir do Japão são muito escassos. Seus biógrafos nos dizem dela que «era exemplo para todos os cristãos de Omura». Dizem também que sua caridade era tal, que sua casa era o refúgio tanto dos missionários como dos cristãos persegui­dos. Ali acudiam quantos se encontrassem nos transes da prova para recobrar o ânimo e as forças perdidas.
     A sua amada pátria sofreu repetidas perseguições ferozes contra os cristãos e ela também foi acusada de colaborar com os missionários ocidentais dominicanos que hospedava.
     Em 1634 foi aprisionada e encarcerada; foi depois ultrajada publicamente e violado o seu pudor e finalmente queimada viva em fogo lento na colina santa de Nagasaki no dia 11 de novembro do mesmo ano.
     Para proceder à sua elevação às honras do altar, Marina foi agregada a um grupo de dezesseis mártires dominicanos de várias nacionalidades, todos mortos em terras japonesas, dirigidos por Lorenzo Ruiz, primeiro Santo de origem filipina. O grupo foi beatificado pelo papa João Paulo II em 18 de fevereiro de 1981 em Manila, Filipinas, e canonizado em Roma pelo mesmo pontífice em 18 de outubro de 1987.
     A comemoração isolada de Santa Marina de Omura consta do Martirologio Romano no dia de seu martírio; a festa coletiva do grupo de mártires foi fixada no calendário litúrgico no dia 28 de setembro.

Um comentário:

  1. Bom dia. Tenho trabalhado a questão da feminilidade na santidade através do cinema. Identifico-me muito com o seu trabalho de divulgação da vida interior destas mulheres. Conheça os meus trabalhos sobre santa lucrécia e santa catarina em
    vrcosteiracinema.wordpress.com

    ResponderExcluir