quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Beata Lutgarda de Wittichen, Abadessa - 16 de outubro

    
  

     Lutgarda nasceu no ano 1291 em Schenkenzell na Kinzigtal (Floresta Negra) numa família de agricultores; aos dois anos foi atingida por uma deformação física.
     Lutgarda tinha ouvido falar da beleza dos Santos de Deus, e quando certo dia viu numa fonte que era feia e tinha o pescoço torto, começou a chorar, dizendo: "Ai, pobre de mim que não posso chegar a ser santa com esta cara tão disforme e este pescoço torto!” E sempre que passava perto de uma moça bela e bem vestida, se acreditava abandonada de Deu, porque não tinha roupas boas para usar. Um dia conseguiu colocar um avental novo e sentiu-se quase satisfeita, mas foi só por um instante: assaltada por um descontentamento, jogou o avental vistoso no chão dizendo: “Sou feia, feia irremediavelmente e Deus não pode gostar de mim!”
     Finalmente, Lutgarda se associou às beguinas de Oberwolfach. Depois de vinte anos de vida pobre e mortificada, por inspiração divina Lutgarda ergueu um convento de trinta e quatro religiosas segundo a Regra de São Francisco, para cuja fundação ela mesma recolheu os fundos necessários mendigando. Logo a instituição abrigou setenta membros.
     Após o incêndio do mosteiro em 1327, Lutgarda começou a trabalhar para reconstruí-lo pedindo donativos também na Alsácia, na Suíça, e à Inês da Hungria, em Königsfelden. Em 1332, em Avinhão, ela obteve a confirmação de sua Ordem Terceira Regular, que depois foi transformada (1376) no mosteiro de Clarissas e secularizada em 1803.
     Lutgarda se distinguiu na meditação da Vida e Paixão do Senhor e na oração pela Igreja, acompanhando os contrastes dos papas de Avignon com Luis o Bávaro e se oferecendo como vítima de expiação pela Igreja que passava por uma crise.
     Devotíssima do Sagrado Coração de Jesus e zelosa pelo alívio das almas do purgatório, Lutgarda recomendava essas práticas religiosas às suas irmãs. "Assídua na oração pela conversão dos pecadores, um dia ela viu a imagem do Crucifixo do qual escorria sangue de todas as feridas e depois muita gente se refugiando no Coração dEle".
     Na extrema pobreza do convento, Lutgarda e suas irmãs gosavam de uma alegria sobrenatural.
     Ela morreu em 1348, foi sepultado na igreja, já então conventual, hoje paróquia de Wittichen. Ainda hoje muitos peregrinos visitam seu túmulo, em especial no dia 16 de outubro, o dia de sua festa. O seu culto não foi confirmado.
 
 
Etimologia: Lutgarda, ou Leodegária, germânico, alemão Luitgar, Leodegar, Liudger = “lança (gar) do povo (leode)”. Em francês Léger (Saint).

Nenhum comentário:

Postar um comentário