sexta-feira, 19 de junho de 2015

Beatas Sancha, Teresa e Mafalda, de Portugal

    
     Não era só nos mosteiros e conventos que se refugiava e florescia a santidade da nossa Idade Média. Também, no palácio real, três filhas de D. Sancho I (1154-1211) surgiram como três plantas eleitas de Deus que, bem fidalgamente, souberam ataviar-se com a riqueza e beleza das virtudes cristãs, para ficarem de exemplo aos reis e aos povos. Nascidas e educadas na corte chegaram mesmo, duas delas, a contrair matrimônio, com algum príncipe. Mas ainda assim, tais voltas deu a fortuna que vieram todas três a renunciar depois ao mundo, seus cômodos e enredos, para se consagrarem à perfeição religiosa. Foram elas:
Beata Sancha (1180-1229)
     Nascida em Coimbra, foi educada, como suas irmãs, na piedade e austeridade dos bons tempos. Animada pelo mais alto espírito de fé e zelo do serviço de Deus, logo que assegurou a posse da vila de Alenquer, que seu pai lhe legara, o seu primeiro cuidado foi fundar nas proximidades, na serra de Montejunto, um convento de Dominicanos; e outro de Franciscanos, na mesma vila, tudo pela sua devoção e especial proteção que dispensava às ordens mendicantes.
     Com igual zelo e devoção edificou também a Igreja de Redondo. Para si levanta o convento de Celas, em Coimbra, onde toma o hábito de Cister, para levar, sob aquela regra, uma vida de oração e austeridade até à morte, a 13 de Março de 1229.
 
Beata Teresa (1177-1250)
     Casou com Afonso IX de Leão e teve três filhos (Sancha, Dulce e Fernando), mas o casamento foi considerado nulo por consanguinidade por Celestino III, (1181-1198). D. Afonso casa de novo com Berengária de Castela e tem cinco filhos, mas este casamento é considerado nulo pelo mesmo motivo que o anterior.
     D. Afonso acaba por declarar guerra ao Rei de Portugal sustentado em supostos direitos decorrentes do casamento desfeito e Da. Teresa regressa então a Portugal e recolhe-se no Mosteiro de Lorvão onde existia já um convento beneditino que, no ano de 1200, ela restaura e agregar a si outras companheiras e onde toma o hábito. Esta comunidade chegará a ter mais de trezentas freiras.
     À morte de D. Afonso, em 1230, abre-se a disputa entre os filhos dos seus dois casamentos, até porque D. Afonso havia deserdado o filho primogênito do segundo casamento e legado o Reino às duas filhas de Teresa.
     Da. Teresa intervém nesta disputa e permite que Fernando III de Castela assuma o trono de Leão. Esta não é, aliás, a única querela dinástica em que Teresa tem um papel relevante; vêm afligir-lhe ainda os últimos anos as contendas de seus sobrinhos, D. Sancho II e D. Afonso III. Foi a sua intervenção que pôs um fim nas contendas entre eles. Nada, porém, diminuiu, antes tornou mais meritória a sua piedade com Deus, e contínua caridade com os humildes e desprotegidos.
 
Beata Mafalda (1195-1256)
     Foi também casada neste caso com Henrique I de Castela. Na menoridade dele, cuja morte deixou livre Da. Mafalda, esta, preferindo também a tudo o recolhimento e vida do claustro, adaptou, para a ordem de Cister, o convento beneditino de Arouca, onde se consagrou ao serviço de Deus para todo o resto da sua vida.
     O culto de Deus e da virtude, e a contínua solicitude de bem-fazer são todo o seu empenho e serão o destino de todos os seus bens, cuja distribuição testamentária atinge os mosteiros de Arouca, Tuias, S. Tirso, Paço de Sousa, Vila Boa do Bispo e Alcobaça, mais as ordens do Templo, Hospital e Avis, Dominicanos do Porto e as Sés do Porto e Lamego.
     Com tantas obras de piedade e misericórdia, a sua memória, como a de suas santas irmãs, ficou abençoada pela devoção dos fiéis, com culto desde tempos imemoriais que veio a ser reconhecido por Pio VI (1775-1799) em março de 1792.
     Teresa e Sancha foram Beatificadas pelo Papa Clemente XI (1700-1721), a 13 de dezembro de 1705, pela Bula Sollicitudo Pastoralis Offici, celebrando-as a Igreja nos dias 17 de junho e 11 de abril, respectivamente.
     Mafalda foi Beatificada pelo Papa Pio VI em março de 1792 e a sua festa é no dia 2 de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário