sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Beata Maria Teresa do Sagrado Coração (Haze) Fundadora - 7 de janeiro

      O seu nome de batismo era Ioanna, ou seja, Joana, e foi uma das filhas da numerosa família Haze. Ela nasceu na cidade de Liège em 27 de fevereiro de 1782. Desde o berço apresentou uma inteligência precoce, aos quatro anos sabia ler e escrever corretamente, porque seu pai, professor de Letras, dedicava o seu tempo livre para ensinar os seus sete filhos. A sua família era rica e importante, plena de religiosidade, pois o pai era secretário do Príncipe-bispo de Hoensbroech.
     A família conviveu com os perigos da Revolução Francesa, pois a Bélgica foi ocupada até 1815, e teve de fugir para o exterior em consequência do avanço do exército revolucionário. Foi nesta circunstância que em 1795 seu pai veio a falecer em Düsseldorf. Depois, algumas de suas irmãs se casaram. Joana e a irmã Fernanda, ao invés do matrimônio, animavam o desejo de seguirem a vida religiosa, coisa impossível, por causa das leis anticlericais da época.
     Entretanto, permaneceram em casa levando uma vida religiosa missionária, dedicadas ao trabalho e as orações; alfabetizavam, catequizavam e atendiam os pobres, doentes e cuidavam da mãe, que morreu em 1820.
     Quatro anos depois, foi oferecida para elas uma escola paroquial em Liège, tolerada pelo governo holandês, ao qual estava submetida à população belga. A escola de bordado anexa a escola paroquial era frequentada pelas mulheres pobres da região.
     Em 1830, quando a Bélgica adquiriu sua independência, Joana decidiu fundar uma nova congregação religiosa, a qual recebeu o nome de "Filhas da Santa Cruz de Liège".
     Com a ajuda e supervisão do deão da Igreja de São Bartolomeu de Liège, Jean Guillaume Habets, redigiu as primeiras constituições. As atividades iniciaram em agosto de 1832, com a finalidade de organizar as escolas privadas, prestar assistência aos presos, aos hospitais dos carentes e dar atendimento às missões.
     Em 1833, na igreja de Potay, Joana e Fernanda fazem seus votos perpétuos. Joana tinha mais de 50 anos de idade e foi preciso uma autorização especial da Santa Sé para realizar sua vestição. Tomou o nome de Maria Teresa do Sagrado Coração e administrou a sua Obra até a idade bem avançada e com muita lucidez. Uma de suas motivações espirituais, que a acompanhou por toda vida, foi: "O Senhor apresenta a Cruz com uma mão e a consolação com a outra". A palavra de ordem de Joana era: “Ide aos pobres com um coração de pobre”.
     O arcebispo reconheceu oficialmente a Congregação em 1845 e aprovou as constituições em 1851.
     A nova Congregação tinha como prioridade a educação das jovens, mas também se dedicava aos doentes em suas casas, às mulheres prisioneiras, à catequese, aos idosos, à confecção de bordados, à ocupar as crianças durante o dia e os adultos nas noites. As religiosas começaram a ser conhecidas na cidade: elas tinham o encargo da prisão das mulheres, de uma casa para reabilitação de prostitutas, de uma casa de acolhimento para os mendigos.
     Logo foram abertas outras casas na Alemanha (1849), na Índia (1861), na Inglaterra (1863), chegando a 50 comunidades e cerca de mil religiosas.
     No dia 7 de janeiro de 1876, Maria Teresa do Sagrado Coração Haze faleceu em Liège e foi sepultada no cemitério de Chénée, na Bélgica. Cinquenta anos mais parte seu corpo foi exumado e estava incorrupto.
     A Congregação conta hoje com mais de 103 comunidades espalhadas em quatro continentes. O processo de sua beatificação se iniciou em 1911, pelos vários milagres atribuídos à sua intercessão. Foi aprovado pela Igreja em janeiro de 1991, sendo beatificada pelo papa João Paulo II em abril de 1991.
     Provavelmente a Beata Maria Teresa do Sagrado Coração, Ioanna Haze, tenha se tornado a beata mais idosa da história da Igreja Católica, pois morreu com noventa e quatro anos, em plena atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário