terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Santa Cesira de Arles, Abadessa - 12 de janeiro

    
Sta. Cesira e São Cesário
     Cesira (ou Cesária) nasceu nos arredores de Chalon-sur-Saone por volta de 465. Ela viveu por algum tempo no único mosteiro que havia na Gália, próximo de Marselha, para ali ser educada, pois sendo destinada pelo Senhor para conduzir e governar outras pessoas, ela devia aprender desde muito jovem o que ela iria ensinar. Seu irmão, São Cesário, eleito bispo de Arles em 502, pensava em fazê-la superiora da comunidade monástica feminina que tinha intenção de introduzir na cidade.
     O primeiro mosteiro de religiosas, entretanto, construído nas proximidades de Arles ainda não estava concluído quando foi destruído na guerra entre francos e borgonheses (508). Cesário não esmoreceu e após as lutas terminarem, mandou construir um segundo edifício no mesmo local do primeiro. Dedicado a São João, o mosteiro compreendia uma igreja, um claustro e celas para as monjas, e foi inaugurado em 26 de agosto de 512 e a sua direção foi confiada a Cesira, chamada de Marselha. A jovem se instalou ali inicialmente com duas ou três monjas.
     Logo grande quantidade de virgens atraídas por seu exemplo se juntam a ela, abandonando voluntariamente seus bens e seus pais, dizendo corajosamente adeus aos prazeres do mundo. Elas se colocaram sob a direção de São Cesário e de Santa Cesira, seu pai e sua mãe segundo a graça.
     Oração, penitência e trabalho; celebrar a glória de Deus por meio dos Salmos, dos hinos e dos cânticos; fazer leituras piedosas, eis suas atividades diárias feitas na alegria. Elas aprendiam também a escrever e copiavam os livros sagrados.
     São Cesário escreveu uma regra excelente para esta comunidade, cujos pontos principais são a renúncia a toda propriedade pessoal, a clausura perpétua, a imunidade episcopal, a obediência à superiora, chamada de mãe.
     Cesira conseguiu muitas discípulas e governou a comunidade por 10 anos. Santa Cesira faleceu, de fato, pouco tempo depois da dedicação da Basílica de Santa Maria (524), ou seja, em 12 de janeiro de 525, e foi sepultada perto do túmulo que seu irmão se tinha reservado.
     Sua santidade foi reconhecida por toda parte e de seu mosteiro saíram numerosas famílias de virgens que obedeciam a Regra de Santa Cesira. Honrada como santa já no tempo de Venâncio Fortunato, que associa seu nome ao de Inês, Cesira é recordada no Martirológio Romano no dia 12 de janeiro.
 
Etimologia: Cesira, do grego Koisyra: “pomposa”. Cesária (o), do latim Caesarius: “cabelos compridos”.
Martirológio Romano: Em Arles, na Provença, França, Santa Cesira, abadessa, irmã do santo bispo Cesário, que escreveu uma regra das santas virgens para ela mesma e suas coirmãs.
* * *
Mosteiro de São João de Arles depois chamado de Abadia de Saint-Césaire
     Em 567, uma esposa do rei da Borgonha, Gontran, provavelmente Marcatrude ou Teutéchilde, segundo São Gregório de Tours, ingressou no Mosteiro de São João. O brilho do mosteiro e de suas primeiras abadessas permitiu que a Regra de São Cesário se difundisse largamente no reino dos Francos, a começar pelo mosteiro criado em Poitiers por Santa Radegunda, a antiga esposa do rei Clotário, que fez uma estada em Arles e a este mosteiro por volta de 570.
     A Vida de Rustícula, texto consagrado à quarta abadessa deste mosteiro, assinala a existência de muitas igrejas no interior do convento: uma igreja dedicada à Santa Cruz, depois ao Arcanjo São Miguel e outra maior edificada para receber em melhores condições as relíquias da Santa Cruz. A presença destas relíquias em Arles está provavelmente relacionada a passagem da Rainha Radegunda nos anos 570. Este documento descreve uma basílica São Pedro que existia ainda no século X. Em 12 de agosto de 632, o arcebispo de Arles, Teodósio, participa dos funerais desta abadessa considerada como santa.
     O mosteiro parece ter cessado de existir do VII ao IX séculos. Por volta do fim dos anos 860, o arcebispo de Arles, Rotland, consegue a autoridade sobre o mosteiro junto ao imperador Luís II.
     O historiador Jean-Pierre Poly, por sua vez, precisa e faz remontar esta propriedade ao ano 869. Em 883, o arcebispo Rostand, sucessor de Rotland, restaura o túmulo de Santa Cesira violado pouco tempo antes durante o ataque dos sarracenos à cidade.
     Em 887, este mesmo Rostand, em seu testamento, faz uma nova doação à abadia. Saint-Césaire possuía naquela época três grupos de domínio A abadia teve em seguida um período de sujeição ao arcebispo e de independência.
 
Ruínas do Mosteiro de São João de Arles
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário