segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

São Paulo legou um verdadeiro manual de apostolado, com a gravidade de um testamento espiritual 25 de janeiro

    
     Vamos passar a coisas muito mais altas, muito mais antigas e muito mais transcendentais. Do fundo dos séculos nos vem hoje a voz de São Paulo. Hoje é sua festa e o 413° (hoje 462º) aniversário desta cidade, que se chamou exatamente São Paulo por ter sido fundada no dia 25 de Janeiro. É razoável e justo, portanto, que no comentário do Santo do Dia ouçamos pelo menos trechos de uma epístola de São Paulo a Timóteo: 
Dou graças Àquele que me confortou, a Jesus Cristo, Nosso Senhor, porque me julgou fiel pondo-me no ministério a mim, que fui antes blasfemo e perseguidor e injuriador”. 
     Ele dá graças a Deus por ter sido posto no ministério eclesiástico e levado à excelsa categoria de Apóstolo, embora tenha sido antes um inimigo de Nosso Senhor Jesus Cristo. 
... mas alcancei a misericórdia de Deus porque eu fiz por ignorância, sendo ainda incrédulo”. 
     Quer dizer, muitas coisas ele não sabia, o que lhe servia de atenuante. 
Mas a graça de Nosso Senhor superabundou com a fé e a caridade que há em Jesus Cristo. Palavra fiel e digna de toda aceitação, Jesus Cristo veio a esse mundo salvar os pecadores, dos quais sou o primeiro”. 
     Ele reconhecia que era pecador; que Jesus Cristo veio ao mundo salvar pecadores como ele, então recebeu aquela superabundância de graça que o tornou o Apóstolo das gentes. 
Mas por isso alcancei misericórdia, para que em mim, sendo o primeiro, mostrasse a Jesus Cristo toda a sua paciência, para exemplo dos que hão de crer nele para alcançar a vida eterna”. 
     Sendo ele o Apóstolo das gentes, um caso insigne da Igreja de Jesus Cristo, era bom que se provasse nele a misericórdia de Deus, a Quem tinha ofendido e por misericórdia tinha sido perdoado. E era bom, portanto, que essa misericórdia brilhasse em si.
     Agora vem, então, a parte para nós mais sensível da epístola: 
Tu (Timóteo) persevera no que aprendeste e que te foi confiado, sabendo de quem aprendeste. Conjuro-te, diante de Deus e de Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, pela sua vinda e pelo seu reino, prega a palavra, insiste a tempo e fora de tempo, repreende, suplica, admoesta com toda paciência e doutrina, porque tempo virá em que muitos já não suportarão a sã doutrina, mas desejosos de ouvir coisas agradáveis cercar-se-ão de mestres segundo seus desejos e apartarão os ouvidos da verdade e os aplicarão às fábulas. Tu, porém, vigia sobre todas as coisas, suporta os trabalhos, faz a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério; sê sóbrio; porque quanto a mim estou para ser oferecido em libação e o tempo de minha dissolução se avizinha”. 
     Estou para ser oferecido em libação”: era a vítima que estava para ser oferecida como holocausto; “o tempo de minha dissolução se avizinha”: o tempo em que se há de dissolver o ente dele, separando-se a alma do corpo. 
Combati o bom combate, acabei a minha carreira; guardei a fé, de resto, está-me reservada a coroa de justiça que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia, e não só a mim, mas também a todos aqueles que desejam a sua vida”. 
     Estas palavras, que vamos analisar em seguida, foram pronunciadas por São Paulo no momento precisamente em que se divisava para ele a hora da morte. Essa epístola tem algo da gravidade de um testamento, das últimas palavras de um mestre a um discípulo bem amado, no momento em que esse mestre percebe que vai deixar a terra.
     Quais são os conselhos que dá a esse discípulo?
     Em primeiro lugar, diz ele: “há de vir um tempo em que muitos já não suportarão a doutrina, mas desejosos de ouvir coisas agradáveis cercar-se-ão de mestres segundo seus desejos”. Isso exatamente acontece em nossa época, mais do que em todas as anteriores. As pessoas não querem ouvir os mestres ortodoxos que dizem o que Jesus Cristo ensinou. Mas querem ouvir mestres segundo seus desejos. Ou seja, querem que a moral católica fosse relaxada para assim também levar uma vida relaxada.
     Então, não dar ouvidos aos católicos que ensinam a moral católica como ela é, mas sim conforme diz o mau católico, o sacerdote traficante, que ensina a doutrina católica como ela não é, mas como se gostaria que fosse. Aceita-se qualquer nova heresia porque é agradável de ouvi-la. Esses que assim ensinam são mestres falsos, de acordo com os desejos dos homens. E exatamente em nossa época se dá isso. Muitíssimos não querem mais os mestres verdadeiros, muitíssimos querem mestres falsos segundo os seus desejos. 
E apartarão os ouvidos da verdade”. 
     Quando se procura ensinar a verdade, mostrar qual é a doutrina católica verdadeira, eles desviam os ouvidos. 
E os aplicarão à fábula”. 
     A “fábula” é mentira, imaginação, embuste. Eles não ouvirão a verdade, mas vão ouvir as fábulas, vão ouvir tantos erros que infelizmente circulam dentro da Santa Igreja e que as almas aceitam porque estão de acordo com seus instintos depravados, que facilitam a circulação de seus vícios e nos quais, portanto, eles acreditam.
     Timóteo estava posto, assim, por São Paulo, em face da proximidade de heresias que iam se dar dentro da Igreja daquele tempo.
     De fato, no tempo das catacumbas houve heresias. Mas sobretudo São Paulo previa os nossos tempos e os tempos do Anticristo. Seus conselhos não são apenas para Timóteo, mas para todos que ao longo dos séculos se encontrassem em condições análogas às de Timóteo e que lutariam contra os fautores do erro, e isto (é valido) até o fim do mundo para os que lutarão contra o Anticristo. São, portanto, conselhos diretamente aos que lutamos contra o precursor do Anticristo. E quais são esses conselhos? “Persevera no que aprendeste e que te foi confiado, sabendo de quem aprendeste e que te foi confiado”.
     Quer dizer, antes de tudo, primeira recomendação: persevera na fé, persevera  na fé antiga, persevera na fé tradicional que tu aprendeste, porque sabe quem é que ensinou. Era uma pessoa digna de crédito, digna de confiança, que transmitia verdadeiramente a verdadeira fé. Então, primeira recomendação: atitude de fidelidade, de eco, de docilidade ao ensinamento tradicional da Santa Igreja Católica, Apostólica, Romana.
 
continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário