quinta-feira, 12 de maio de 2016

Beata Madalena Albrici, Virgem Agostiniana - 13 de maio

          Madalena pertencia à nobreza italiana. Nasceu em Como, cidade da Lombardia ao norte de Milão, em 1415. Após a morte de seus pais, Madalena decidiu se retirar no Convento de Santa Margarida da mesma cidade, próximo do famoso Lago de Como, onde eram recebidas as filhas dos nobres.
     Por inspiração de Deus, no entanto, dirigiu-se sem vacilar a uma casa religiosa que, fora dos muros da cidade, tinha sido construída num lugar chamado Brunate e adotara a Regra de Santo Agostinho. O convento estava quase vazio, mas o número de religiosas aumentou consideravelmente após a entrada de Madalena, que foi eleita superiora. A comunidade tendo crescido paulatinamente com o ingresso de várias jovens, se converteu em mosteiro com o título de Santo André e sob a mesma Regra.
     Em 1455, a comunidade foi acolhida sob a jurisdição da Ordem das Irmãs Eremitas de Santo Agostinho da Lombardia, a qual foi definitivamente aprovada pelo Papa Pio II em 16 de Julho de 1459.
     Madalena considerava como uma de suas maiores satisfações pertencer à Ordem Agostiniana e estar sob sua jurisdição. Uniu muitas consagradas, que faziam vida comum em suas casas, à Ordem. Assim se acrescentou à família agostiniana um considerável número de mosteiros.
     A Beata foi uma admirável propagadora da espiritualidade agostiniana. Uniu muitas jovens consagradas que viviam isoladas em suas casas à vida comum sob a Regra de Santo Agostinho. Madalena fundou outro convento na cidade de Como, mas ela permaneceu em Brunate. Também se lhe atribui a fundação de uma fraternidade de agostinianos seculares em Como.
     Ela se destacou por um espírito de penitência, de contemplação e de caridade com todos. Exortava as religiosas sob sua responsabilidade à comunhão frequente e as incitava a uma maior perfeição nas virtudes, preferindo sempre obedecer a mandar, ser súdita a ser superiora, e a colocar primeiro o serviço.
     Sobressaindo na pureza de vida e na caridade com todos, morreu em maio de 1465, após uma longa e dolorosa doença.
     São Pio X confirmou seu culto no dia 10 de dezembro de 1907. Suas relíquias são veneradas com devoção na igreja de Brunate. Na Diocese de Como ela é celebrada no dia 15 de maio.

Martirológio Romano: Em Como, da Lombardia, Beata Madalena Albrici, Abadessa da Ordem de Santo Agostinho, que reavivou extraordinariamente o fervor de suas irmãs em religião (1834).

Etimologicamente: Madalena (outrora Magdalena), de origem hebraica, maghdal = “Torre de Deus”. Também se relaciona com o lugar de origem de Maria de Mágdala ou Maria Magdalena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário