terça-feira, 24 de maio de 2016

Santa Joana, Mulher de Cuza - 24 de maio

    
     O Martirológio Romano põe, em data moderna, a comemoração de Santa Joana, esposa de Cuza, procurador de Herodes.
     Martirológio Romano: Comemoração de Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, que com outras mulheres ajudava Jesus e os Apóstolos com os próprios bens e no dia da Ressurreição do Senhor encontrou a pedra do sepulcro retirada e disto deu notícia aos discípulos.

     Joana é o nome de uma mulher mencionada nos Evangelhos, a qual foi curada por Jesus e que teria depois apoiado os discípulos e Jesus em suas viagens. Ela é mencionada no Evangelho de São Lucas como uma das seguidoras de Jesus. Ela era esposa de Cuza, responsável pela residência de Herodes Antipas, o tetrarca da Galileia. Seu nome significa "Javé foi gracioso", uma variação de "Ana", que significa "graça" ou "favorecimento".
     Não sabemos muita coisa sobre ela, mas São Lucas nos diz que ela foi curada por Jesus de alguma enfermidade física ou espiritual: "... e os doze iam com Ele, e algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e enfermidades... (Lucas 8: 1-3); e Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes" (Lucas 8:1-2). Assim, Joana aparece listada entre as "mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades", juntamente com Maria Madalena e Susana.
     O teólogo Adrian Hastings sugeriu que ela pode ter sido uma das fontes de Lucas para os eventos ocorridos na corte de Herodes. Ela foi testemunha da morte de João, o Batista. Ela viu, diante de si, a cabeça de um homem que morrera por falar a verdade e mostrar o pecado de Herodes que vivia com Herodias, esposa do seu irmão Filipe.
     Depois deste assassinato, ela temeu pela vida de Jesus e de seus seguidores. Mas, mesmo temendo esta perseguição, ela não deixou de segui-Lo, nem de servi-Lo com seus bens. Como esposa de um importante oficial da corte, ela teria os meios necessários para viajar e apoiar Jesus e os discípulos.
     Não sabemos ao certo se ela estava na Crucificação de Jesus, mas sabemos que ela estava sempre ao lado das mulheres que O seguiam. Foi justamente na Ressurreição de Cristo que ela, juntamente com Maria Madalena e Maria, mãe de Tiago, correu para anunciar aos discípulos e apóstolos que o seu Senhor havia ressuscitado.
     Ela é citada em Lucas 24 com “Maria Madalena e Maria, mãe de Tiago; também as outras que estavam com elas, relataram estas coisas aos apóstolos” (Lucas 24:10), as primeiras a relatarem aos onze apóstolos que o túmulo de Jesus estava vazio e que ali estavam “dois varões com vestes resplandecentes” (Lucas 24:4).
     Embora não seja mencionada pelo nome em Atos 1, é muito provável que Joana tenha sido uma das mulheres que se juntaram aos discípulos e Maria, Mãe de Jesus, no cenáculo para rezar. Ela estava entre os 120 que elegeram Matias para preencher a vaga deixada por Judas Iscariotes e também estava presente no Pentecostes.
     Richard J. Bauckham e Ben Witherington III concluíram que Joana, a discípula, é a mesma pessoa que Júnia, mencionada em Romanos 16 (Romanos 16:7). A maioria dos antigos manuscritos gregos lista o nome "Júnia" como feminino, uma opinião que representa o consenso atual sobre o tema.
     Santa Joana foi protagonista de fatos que a deixaram imensamente agradecida a Deus: 1º) ela foi curada por Jesus (Lucas 8:1-3) e viu nesta cura a mão do próprio Deus agindo em sua vida; 2º) ela foi bem aceita por Jesus e pelas pessoas que O seguiam; 3º) ela recebeu o maior e mais desejado presente: fazer parte do grupo de mulheres que foram as primeiras a verem Jesus ressuscitado; 4º) ela pôde ajudar Jesus – não media esforços para isto com seu trabalho e seus bens. Ela amava tanto ajudar Jesus, que depois da Sua morte planejou cuidar dEle preparando especiarias e unguentos juntamente com as outras mulheres.

2 comentários:

  1. Santa Joana, que a sua atitude de serviço continue presente na nossa igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo Salvador !

    ResponderExcluir
  2. Santa Joana, que a sua atitude de serviço continue presente na nossa igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo Salvador !

    ResponderExcluir