quinta-feira, 5 de maio de 2016

Santas Teutéria e Tosca, Virgens eremitas - 5 de maio

     De acordo com uma história do século XVI, escrita pelo bispo de Verona, Agostinho Valier, Teutéria nasceu de uma nobre família anglo-saxônica entre os séculos VII e VIII, se converteu ao Cristianismo, cresceu significativamente no caminho da santidade, quando um rei pagão, Osvaldo, começou a assediá-la. Teutéria foi então forçada a fugir para a Itália para escapar dele.
     Indo para Verona, escondeu-se junto à irmã de Prócolo, bispo, a virgem Tusca (Tosca), para escapar das buscas do rei. Tosca ou Tusca, nome original, era uma virgem que levava vida de eremita em Verona e gozava da devoção à sua espiritualidade pelos fieis. Teutéria decidiu viver em comunhão com Tosca até a morte, considerando-a sua dirigente espiritual.
     O culto a Teutéria está documentado desde o sec. VIII. Em 750, o bispo Hanno fez a dedicação de uma igreja em sua honra; em 1161 o bispo Ognibene autorizou um reconhecimento de suas relíquias para colocá-las na nova basílica consagrada em 14 de setembro de 1161.
    Antigamente a Igreja de Verona comemorava as duas eremitas santas em datas diferentes em seus livros litúrgicos: 5 de maio Teutéria e 10 de julho Tosca; posteriormente unificaram o culto destas virgens eremitas no dia 5 de maio.
     O nome Tosca ou Tusca vem do latim ‘Tuscus’ e significa ‘etrusco’ e, por extensão, a “toscano”.
     Mais utilizado em Emília Romagna, na Toscana e em Verona, teve um retorno popular após a representação da ópera "Tosca" de Giacomo Puccini.


Capela das Santas Teutéria e Tosca em Verona, Itália

Nenhum comentário:

Postar um comentário