O
Santuário de Quercioli está localizado a cem metros da estação de Massa Carrara-Pontremoli,
na Toscana, Itália, e é dedicado a "Maria, Auxílio dos Cristãos". Ali
é venerado um afresco antigo que representa a Virgem Mãe com o Menino e Santo Antônio
de Pádua em oração. A pintura data de meados do século XVIII. Domenico Nocchi
tinha mandado pintá-la na parede de sua casa em 1754. Por ocasião de sua morte,
a casa foi vendida e mais tarde foi completamente abandonada, e a imagem
sagrada foi coberto de sarças.
Em 19 de setembro de 1831, três mulheres
foram dar um passeio naquela localidade, e ficaram impressionadas com aquela
bela imagem sorridente e, nos primeiros dias de março do ano seguinte, uma das
três mulheres levou àquele local uma sobrinha muito doente que, após a oração,
foi repentinamente curada. O culto à imagem começou na segunda-feira de Páscoa
de 1832, quando a notícia do milagre se propagou. Imediatamente se pensou em
erguer uma igreja no local, a qual foi concluída no ano seguinte.
Em
25 de maio de 1835, houve um outro milagre: José Bertozzi, soldado do exército
ducal, cego, recuperou a visão depois de ter rezado a Nossa Senhora de
Quercioli.
Em 1909, o santuário foi entregue à
direção dos Frades Capuchinhos da Província religiosa de Lucca, que ainda
prestam o serviço religioso no Santuário. Em 1932, quando era Reitor do
Santuário o padre capuchinho Dionísio Cantarelli, o templo foi ampliado.
Em 1946, o Santuário foi elevado à
paróquia e a imagem foi solenemente coroada no dia 6 de junho de 1948. Em 1973
grandes restaurações foram iniciadas.
A primeira igreja tinha o formato de uma
cruz grega, com uma cúpula majestosa projetada pelo arquiteto José Marchelli de
Modena; um século mais tarde, a igreja foi transformada em cruz latina. O
milagre do soldado, pintado no arco principal, foi executado em 1932 pelo
pintor Oreste Bontemps, de Massa. É a versão de uma pequena pintura a óleo feita
em madeira deixada no Santuário de Quercioli em memória do milagre. Há no
santuário uma pintura em têmpera, realizada por um artista desconhecido,
descrevendo Nossa Senhora com os emblemas da Imaculada Conceição, Santa Maria
Madalena, Santa Catarina virgem e mártir, e alguns anjos. Este quadro foi trazido
do convento dos frades capuchinhos de Massa e deve ter sido feito por volta no
final do século XVI e início do século XVII.
O edifício harmônico mantém alguns
paramentos sagrados e um estrado de madeira do século XVI, representando o Pai
Eterno com anjos, atribuído à escola de Ghirlandaio.
Fonte: www.santuariodeiquercioli.it
Interior do Santuário |
Nenhum comentário:
Postar um comentário