quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Santa Lumbrosa de Cea, virgem e mártir – 1º de novembro

     Santa Lumbrosa de Cea em León, na província autônoma de Castela, segundo a tradição, foi martirizada pelos muçulmanos no ano de 830, quando Almanzur destruiu o mosteiro de São Facundo.
      Nós não sabemos nada sobre Santa Lumbrosa. Apenas a sua tumba de mármore é preservada na capela de São Mâncio, na igreja do mosteiro de São Facundo, localizado na cidade de Sahagún.
      No decorrer dos séculos, a veneração por essa mártir estava muito viva, de modo que o povo fez um furo em seu sarcófago para roubar as relíquias, e no século XVII só restava a cabeça da mártir.
      Sua festa era celebrada em 1º de novembro e só era lembrada no Martirológio Hispanicum de Tamayo de Salazar.


Ruinas do Mosteiro
Mosteiro Real de São Bento (Sahagún)
     Antigo mosteiro beneditino em Sahagún (província de León, Espanha) foi muito importante durante a Idade Média, chegando suas possessões desde Tierra de Campos até Liébana e Segóvia. Foi o principal foco da reforma dos mosteiros beneditinos quando se introduziu pela primeira vez a regra de Cluny no ano de 1080 na península ibérica.
     A história do mosteiro começa com Afonso III o Magno, quando ele adquire uma igreja existente no lugar onde se venerava as relíquias dos santos mártires Facundo e Primitivo, para doa-la ao abade Alonso que fugia das perseguições aos cristãos decretadas em Córdoba. O primeiro documento escrito sobre o mosteiro data da época, quando no ano de 904 Afonso III doa a vila de Calzada ao abade Afonso.
     No ano 988 Almanzur destruiu a abadia durante uma incursão.
     A época de maior esplendor do mosteiro está associada com a figura de Afonso VI, ao eleger este lugar para tomar o habito e professar nele antes de tornar-se rei. Seu casamento com Constança de Borgonha propiciou a entrada dos monges de Cluny na abadia, pois devido sua ascendência francesa estava interessada em implantar a liturgia romana que se praticava na França.
     Em 1080 Afonso VI nomeou abade o francês D. Bernardo de Aquitânia, e em 1085 concedeu a Sahagún foros que propiciaram o crescimento da vila, sob o poder da abadia.
     Afonso VI faleceu em 1109 e foi enterrado no mosteiro, como também suas esposas. Este costume de utilizar o mosteiro como panteão funerário foi seguido por outros nobres.
     A decadência do mosteiro começou no século XV coincidindo com a fundação do mosteiro de São Bento de Valladolid e a reforma implantada no mesmo. O desaparecimento do mosteiro foi fruto também da continua luta com a cidade de Sahagún pelo poder sobre a população, que provocou que o mesmo fosse incendiado várias vezes.
     Em 1755 o Terremoto de Lisboa afetou a estrutura do cruzeiro da basílica, foi preciso realizar uma série de reformas profundas para evitar a ruina do mosteiro.
     No ano 1820 o decreto de supressão das ordens monacais realizadas durante o Triênio Liberal provocou a exclaustração do mosteiro. Em 1837, com a desamortização de Mendizabal os edifícios que conformavam o mosteiro passaram a ser propriedade pública.

https://es.m.wikipedia.org/wiki/Monasterio_Real_de_San_Benito_(Sahagún)

Nenhum comentário:

Postar um comentário