segunda-feira, 18 de maio de 2020

19 de maio de 1853: A aparição da Virgem das Dores

     Era a tarde do dia 19 de maio de 1853.
    Veronica, como sempre, está nos campos com a intenção de pastar suas ovelhas. O céu lentamente se torna coberto de nuvens e se torna escuro. Raios e trovões criam uma atmosfera de medo. A menina, na companhia de seu irmão Tista (o irmão mais novo João Batista), empurra as ovelhas em direção a uma cabana onde ela pretende se abrigar. De repente, uma senhora vestida de branco aparece diante de Veronica...
     Na colina, a uma curta distância da Casetta (*), a chuva cai. Tista já reunira as ovelhas e corria com elas para o refúgio, enquanto sua irmã está parada. É estranho que ali, ao lado daquela senhora, não chovia. Por quê? O que é tudo isto?
     Ouçamos a narração do evento sensacional da própria boca da garota:
     “Eu estava no lugar chamado La Casetta, cuidando das ovelhas, eram mais de trinta, e comigo estava meu irmão João Batista de 7 - 8 anos, a quem eu dissera que se abrigasse, como ele fez, em uma cabana próxima, quando começou a cair a chuva, e eu estava direcionando as ovelhas para a cabana acima mencionada, para me refugiar junto com meu irmão e, enquanto isso, para não ficar molhada, cobri minha cabeça com minha própria túnica, dobrando-a. Ao me preparar para ir à cabana, vi uma senhora na minha frente, o topo da minha cabeça chegava na altura do coração dela. A senhora estava virada de costas. Quando me chamou, ela me fez ajoelhar um pouco para trás do lado direito, à uma distância que nos separava, de modo que onde terminava o ombro direito da senhora começa o meu lado esquerdo e via sua bochecha direita e parte do olho: aquela pequena parte do rosto era muito bonita.
     “Ela usava um vestido com um fundo branco polvilhado de florezinhas vermelhas com um pouco menos de um centímetro de espessura, circundado por uma faixa preta cintilante com cerca de dois dedos de largura; ela tinha na cabeça um manto de cor celeste, o qual descia dos rins até a dobra dos joelhos; a testa e uma pequena parte da bochecha estavam descobertas; depois descia sobre os braços e cobria as mãos, que ela havia esticado em uma direção oblíqua, apresentando as palmas das mãos como as senhoras fazem em um ato suplicante. Havia manchas vermelhas de forma circular em sua capa e ela tinha uma coroa de ouro brilhante sobre a cabeça, e no meio uma cruz com cerca de oito dedos de altura. A postura da senhora foi sempre a mesma e ela apenas inclinou o rosto levemente, enquanto me chamava, e ergueu a mão apenas para acenar-me para chegar mais perto. De repente, a senhora apareceu genuflexa e, como me viu, me chamou dizendo:
     - “Verônica, venha aqui perto de mim para não ficar encharcada, se ajoelhe” - apontando com a mão o lugar onde eu deveria ficar; e como ela estava virada em direção à igreja paroquial de Nossa Senhora d’Aquila, eu também me virei naquela direção; então ela acrescentou: - “digamos cinco Credos ao meu Filho” - e juntas recitamos o Credo; então ela continuou – “digamos o protesto” - e juntos recitamos. Até então, eu não havia aprendido bem o tal protesto, que é uma oração que nossa mãe nos fazia rezar: a partir daquele dia eu aprendi bem, e nunca mais a esqueci. A senhora continuou a dizer: - “Ajude-me a chorar” - e, na verdade, vi que as lágrimas corriam do seu olho direito, depois perguntei: por que a senhora está chorando? “Eu choro”, ela respondeu, “por tantos pecadores! Você vê o quanto chove? Os pecados são mais do que as gotas de água que caem. Meu Filho tem as mãos e os pés atados, e tem cinco chagas abertas: se os pecadores não são lamentados, meu Filho quer enviar o fim do mundo. E você está feliz por viver três ou quatro meses a mais, ou por se reduzir ao fim do mundo? - respondi: quero morrer.
     A senhora, sem responder ao pedido de Veronica de querer morrer, continuou assim: “Diga todos os dias sete Pater, Ave Maria e Glória ao sangue derramado (Veronica declarou não saber o que era sangue derramado), cinco Pater, Ave Maria, Glória, às cinco chagas...” E Veronica disse ter visto as 5 chagas em um crucifixo de gesso conservado em sua casa: “e sete Pater, Ave e Gloria para mim, que meu nome é Maria das Dores. Agora, (a senhora concluiu), vá para a cabana, caso contrário você se molhará” - e antes de nos separar, ela me ordenou relatar tudo à minha mãe com as seguintes palavras: - “Você se lembra do que eu lhe disse? Vá para sua casa, conte para sua mãe e diga para todos com quem ela se encontrar que me chamo Maria das Dores” - então eu saí dali, deixando a senhora genuflexa, e fui para a cabana onde estava meu irmãozinho João Batista e pouco depois parou de chover”.

(*) La Casetta era e é uma pequena construção rural, localizada um pouco à esquerda da estrada que sobe da avenida da igreja até o casario de Cerreto. Era a primeira casa da família Nucci, quando deixaram Siena e chegaram a estabelecer-se em Cerreto, para cuidar dos bens grão-ducais.
-.-.-
 
Santuário de Cerreto
     Veronica Nucci era uma jovem pastora, nascida em 1841 na vila de Cerreto, nos arredores de Sorano, então parte do Grão-Ducado da Toscana. Esta garota, que morreu algumas semanas antes dos vinte anos, em 19 de maio de 1853 testemunhou uma aparição mariana. Dois anos após a morte da jovem, em 1864, o santuário foi aberto para culto em memória do evento; desde então tornou-se destino de inúmeras peregrinações.
     Alessandro Basetta reconstrói a história terrena de Verônica: para a menina Nossa Senhora parecia curvada em sua dor, ajoelhada, vestida com um manto azul com manchas vermelhas redondas, como se destacasse as feridas subjacentes "e tivesse acima de sua cabeça uma coroa brilhante de cor como ouro e no meio uma cruz de cerca de oito dedos de altura".
     Nossa Senhora pediu a Verônica para rezarem junto, e então ela fez um pedido estranho: "Ajude-me a chorar". "Por que você está chorando?" Eu choro por tantos pecadores! Vê quanto está chovendo? São mais pecados do que gotas de água que caem. Meu Filho tem as mãos e os pés atados e mantém cinco feridas abertas: se os pecadores não são estremecidos, meu Filho quer enviar o fim do mundo". Então o convite para orar fervorosamente: "Diga 7 Pater Noster, Ave Maria e Glória todos os dias para o sangue derramado, 5 Pater Noster, Ave Maria e Glória para as cinco chagas e 7 Pater Noster, Ave e Glória para mim, que meu nome é Maria das Dores". Veronica seguiu o conselho.
     Em 15 de maio de 1859, após o fim do noviciado, ela tornou-se Irmã Verônica de Maria das Dores. Ela morreu em odor de santidade (o lírio que ela segurava em suas mãos em seu leito de morte depois de mais de um mês ainda estava fresco e intacto); ela tem intercedido e obtido alguns milagres, incluindo a cura de uma doença grave da mãe Maria Stella, que segurou com devoção um punhado de terra tomada no lugar da Aparição.
-.-.-
     Cerreto é uma vila da Toscana, no centro da Itália, administrativamente uma fração da comuna de Sorano, província de Grosseto, no sul de Maremma. Na época do censo de 2001, sua população era de 19 habitantes. Cerreto está a 467 metros acima do nível do mar.
     A pequena vila rural localizada a três km de Sorano é lembrada pelo aparecimento de Nossa Senhora a Verônica Nucci de apenas 12 anos, em 19 de maio de 1853. No local da aparição hoje está o Santuário das Dores de Cerreto destino de muitos peregrinos. Este lugar de veneração vem sendo administrado pelas carmelitas clausuradas por alguns anos.
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário